terça-feira, julho 10, 2012

“Contêiner a turbina da globalização”

O blog não sabe de quem é a afirmação, mas tem lido documentos que mostram como o comércio internacional deslanchou, a partir da utilização do contêiner que se transformou em símbolo da internacionalização da economia, antes fixada na imaterialidade dos fluxos de capitais circulantes nas redes de comunicação.

Em meio a análise destas questões sobre logística que o blogueiro vem se debruçando, ele se espantou com a informação que uma parte do crescimento significativo da movimentação de cargas, no porto de Santos, o maior do Brasil, este ano, em relação ao anterior, se deveu ao transporte de cargas que antes eram exclusivas de navios graneleiros, como o milho e o açúcar, que já estão sendo transportados por navios chamados de contêineros mais utilizados para produtos industrializados.  Hoje, mais de 70% das cargas gerais transportadas pelo mundo já acontece pela forma conteinerizadas.

O fato só vem reforçar que ainda estamos vivendo em meio a profundas mudanças, não apenas dos setores produtivos com a flexibilidade e automação da produção e das comunicações em tempo real, mas, também sobre as formas e os custos da logística nos transportes que alteram profundamente os custos finais dos produtos e serviços nas relações comerciais entre países e blocos de nações.

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