O blog já fez vários comentários sobre este assunto das alterações na área urbana do município. É interessante observar como uma cidade vai se modificando, se reorganizando, independente, na maioria doas vezes, até do poder público.
Há cerca de uma década o blogueiro realizou um estudo sobre a verticalização e o adensamento do bairro da Pelinca. Nele, avaliava desde o surgimento do bairro da origem do nome, consequência do prestígio de um padre português, que morou em uma chácara na região, até o surgimento da primeira loja da Parati e de calçados da Zazá, da construção do Pelincão e do desdobramento da construção de prédios na e ao redor da avenida.
De lá para cá este proceso só vem se ampliando, não apenas com o surgimento de mais prédios de moradia e novos comércios, mas também com a vinda de atividades de serviços com escritórios, consultórios e clínicas.
Não precisava ser urbanista para vislumbrar a formação de corredores de comércio interligando o bairro a outros pontos. Na época se falou no corredor ligando o primeiro shoppping do bairro, o Parquecentro, ao outro mais recente, o Avenida 28, através das ruas Voluntários da Pátria e Manoel Teodoro, onde se amplia a alocação de casas que se transformam em pontos de negócio e não apenas comércio.
Entre estas duas ruas , um grande prédio de escritórios com 15 andares e 3 níveis de garagens terminou sua construção e certamente ampliará o fluxo de pessoas e carros neste corredor entre as avendias Pelinca e 28 de Março.
Um outro corredor, na verdade, o que motivou esta postagem já grande, é o que liga a Pelinca à Rodoviária Roberto Silveira e ao centro mais antigo e tradicional da cidade. É impressionant eo fluxo de pessoas por ali, o dia inteiro. Alguns comércios que começaram desbravando aquele ponto estão faturando, outros chegando.
A instalação de loja de varejos de fora da cidade junto ao Palácio da Cultura, foi mais um chamariz para este grande aumento de fluxo que tende a aumentar.
O blog cita o quadro para chamar a atenção do poder público para cuidar das calçadas, assim como, identificar outras medidas para facilitar esta movimentação da população. Há pouco tempo um colaborador do blog chamou a atenção aqui para as calçadas da rua Alvarenga Filho, prolongamento da rua Saladanha Marinho que é onde se situa mais este corredor na área urbana de Campos.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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