sexta-feira, julho 13, 2012

“Empoeiramento diário”

O blog recebeu do Alexandre Ribeiro a reclamação:

“Empoeiramento diário”
Caro professor Roberto,
Como leitor assíduo do seu blog, e sabendo do enorme publico que o lê, venho pedir a sua ajuda na divulgação de uma situação que chamo de absurda e inadmissível, pois bem:

Toda indústria em nossa região é bem vinda, principalmente aquelas que estão aqui há anos.

Porém me parece que os “novos donos” posso assim dizer da USINA COAGRO em Goitacazes poderiam olhar com mais respeito e responsabilidade o que ocorre diariamente na entrada da usina as margens da RJ 216, caminhões andando no acostamento para entrar na usina, a enorme quantidade de poeira devido as péssimas condições de acesso na usina onde para piorar desde o ano passado os caminhões estão trafegando por um estacionamento ao lado da entrada onde é enorme a quantidade de poeira, o comércio e as residências das margens da rodovia sofrem diariamente devido a quantidade de poeira que invade seus lares e comércio.

O que me deixa curioso é que as vezes quando o vento muda de direção, o que é raro, eles jogam água para reduzir a poeira que vai para o lado da usina, ora pois, a poeira só pode arder nos olhos dos outros?

Espero que os diretores tenham mais respeito à sociedade a sua volta e tenha o mínimo de bom senso e molhe diariamente o acesso à usina para reduzir o que eles não querem para eles mesmos, poeira em excesso!

Ia me esquecendo de um pequeno detalhe: a nossa prefeitura de Campos joga litros e mais litros de agua para molhar os jardins de nossa prefeita por toda cidade, será que é pedir demais para prefeitura cobrar ou ajudar a COAGRO em uma solução para acabar com essa poeira diária?
Obrigado professor!”

13 comentários:

Anônimo disse...

O que o Sr. Alexandre não mencionou é que alguns caminhões andam no acostamento pela contramão para acessar a usina, não querem esperar no acostamento da mão correta, há alguns dias quase colidi meu carro com um caminhão que atravessou a pista e foi pro acostamento levantando poeira para entrar na usina.

Eduardo.

Anônimo disse...

Sou dona de casa e moradora da região quando começa a moagem inicia o nosso sofrimento diario devido à poeira e a foligem emitidas pela usina COAGRO . O poder publico e a propria Coagro poderiam tomar uma atitude para a resoluçao desse problema . A prefeitura esta molhando diariamente o gramado da Nova praça de Sao gonçalo em Goitacazes, porque não molham a entada da usina diariamente evitando que á poeira invada as nossas residencias . Indignada e aguardando solução , Jurema .

Anônimo disse...

Sou dona de casa e moradora da região quando começa a moagem inicia o nosso sofrimento diario devido à poeira e a foligem emitidas pela usina COAGRO . O poder publico e a propria Coagro poderiam tomar uma atitude para a resoluçao desse problema . A prefeitura esta molhando diariamente o gramado da Nova praça de Sao gonçalo em Goitacazes, porque não molham a entada da usina diariamente evitando que á poeira invada as nossas residencias . Indignada e aguardando solução , Jurema .

Anônimo disse...

NAO É ADMISSIVEL EM PLENO ANO DE 2012 UMA CIDADE QUE ESTÁ DESENVOLVENDO A LARGOS PASSOS, COM O FLUXO DE VEICULOS, PESSOAS, FUNCIONARIOS DE OUTRAS EMPRESAS, ESTRANGEIROS QUE UTILIZAM A RJ 216 PARA EMBARQUE NAS PLATAFORMAS DA BACIA CAMPOS QUE AO PASSAR NA LOCALIDADE DE GOITACAZES DEPARA-SE COM O ESTADO DE ABANDONO E DESCASO COM A SITUAÇÃO DA SUJEIRA E POEIRA PROXIMO A USINA SAO JOSE, OUTRO FATOR É O CHEIRO INSUPORTAVEL DE VINHOTO É PRECISO RESPEITO COM QUEM RESIDE NA LACALIDADE E COM AS PESSOAS QUE PASSAM POR ALI DIARIAMENTE. TENHO PENA DE QUEM MORA NESSA LOCALIDADE.

SOUZA.

Anônimo disse...

Eu, cidadão morador da região e pagador de impostos, tenho direitos e deveres. Não posso interditar a minha calçada com tijolos, areia, etc... atrapalhando o movimento das pessoas, pois logo em seguida vem o poder publico (prefeitura)e interdita a minha obra.
A COAGRO polui, suja, interdita, congestiona e tudo mais que tem direito a sua PEQUENA CALÇADA e não é cobrada pela Prefeitura a seguir as leis e respeitar a sociedade.
Antonio Felipe.

Anônimo disse...

Uma reportagem interessante a se fazer pela impressa local, mas será que os interesses escondidos permitiria se mostrar a verdade?

Campos sempre foi terra sem lei em relação a usinas, haja visto as denuncias recentes da falida Usina Cambayba servindo de crematorio para aqueles que eram contrario ao regime militar durante a ditadura.

Hoje o que se vê é a ditadura da poeira, da fuligem das queimadas de cana que foram prorrogadas até 2000 e sei lá quando!

Gerar emprego sim, porém respeitando o meio ambiente e as pessoas é um dever.

Urbano.

Anônimo disse...

Culpa da PRÉ-FEITURA campistense.
Com mais de 3 milhões de reais/dia em royalties, não há problema que não tenha uma solução.

Anônimo disse...

Essa maldita cultura canavieira...

Depois de séculos queimando os canaviais e depauperando o solo e o meio ambiente esse fascínoras continuam vivos, poluindo e degradando até o ano de 2024.
Essa maldita "metodologia" passa, hereditariamente, de pai pra filho.E muitos "filhos" são inclusive formados em cursos de agronomia. Agronomia de quê ? De bosta ?

Parem de queimar, parem de poluir, os danos causados ao meio ambiente são imensamente superiores ao lucro com a venda de açúcar e álcool.

Anônimo disse...

QUE O PRESIDENTE DA COAGRO NÃO ESPERE PELOS ORGÃOS PUBLICOS E FAÇA A LIMPEZA EM SEU QUINTAL.

AQUELE ESTACIONAMENTO AO LADO DA ENTRADA DA USINA AGORA VIROU PISTA COM PASSAGEM DE CAMINHÕES, O PATIO DA USINA DEVE TER UNS 20CM DE POEIRA, NIGUEM SUPORTA ESSA COVARDIA COM MORADORES E O COMERCIO, POR FAVOR NOS RESPEITEM!

JÁ BASTA MEUS IMPOSTOS QUE SÃO PAGOS PARA PREFEITURA FICAR LIMPANDO O CANAVIAL QUE CAI DIARIAMENTE PELAS RUAS.

OS CAMINHOES NÃO TEM PROTEÇÃO SUJAM TUDO! TENHAM BOM SENSO!

Anônimo disse...

Que o presidente da COAGRO faça valer com ações efetivas e respeito a sociedade O certificado de “Empresa Compromissada” entregue pela Presidente da Republica.

Não cabe mais a tamanha sujeira nas imediações da usina, Sr. Frederico Paes, acabe com essa poeira no acesso a usina, aquele estacionamento ao lado é uma covardia com que utiliza a rj 216 e principalmente para quem reside próximo.

Anônimo disse...

Como disse o sr. Alexandre a "a poeira só arde nos olhos dos outros", sou vizinha da Usina Coagro e me sinto indignada ao ter que viver em meio a sujeira e aos transtornos causados por ela, será que a lei não vale para todos? Temos deveres e somos cobrados a todo momento: são taxas de iluminação, IPTU,etc., que se não são pagos são cobrados então porque não o direito de cobrar uma solução para este problema que nos aflige tanto aqui em Goytacazes???? Claudia

Anônimo disse...

Moro próximo a Usina Coagro e não aguento mais ter que socorrer os meus filhos com crise alergica toda època EM QUE A MOAGEM começa. Sei que muitos empregos são gerados por ela mas isso não justifica os transtornos causados pela falta de compromisso e respeito com a população que mora ao seu redor.So queremos ter o direito de respirarmos um ar mais puro, vivermos em casas mais limpas e por consequencia vermos nossos filhos com mais saúde...Aguardamos uma solução.

Anônimo disse...

Infelizmente muitas pessoas gostariam de reclamar da sujeira diaria da COAGRO,porém existe a pressão pra que os funcionários que residem próximo não assinem abaixo-assinado, pois são ameaçados de demissão.

Os filtros só foram instalados depois de muita pressão da população, o problema é que nos finais de semana por baixa demanda de agua eles "desligam" e diminuem a eficiência dos filtros nas chaminés.

Nunca demitirão pois não querem parar de lucrar a qualquer custo e sujeira.

Acho que está chegando a hora da população que é afetada fazer um multirão de limpeza nas ruas, em suas residências e jogar na mesa do Sr. Frederico Paes,só assim ele vera o sofrimento que passamos com fuligem, poeira, cheiro terrível de vinhoto e etc...

Paciêcia tem limite!Respeito ao vizinho é obrigação!Produzir sim, sujeira não!