quarta-feira, julho 11, 2012

Lei proíbe venda de canetas a laser para crianças

A venda de canetas que emitem raios de laser passou a partir de hoje a ter regras determinadas pela  legislação estadual. As regras estão na lei 6.293/12, publicada no Diário Oficial do Executivo de hoje. A nova norma estabelece, entre suas determinações, o limite etário para a compra do equipamento: o produto não poderá ser vendido a menores de 18 anos. 
 
Espera-se que com esta proibição se reduza o uso irresponsável deste recurso. O texto determina que as canetas ou ponteiras laser sejam usadas exclusivamente para “exibir, mostrar ou apontar em aulas ou palestras expositivas” e tenham no máximo 1 miliwatt (mW) de potência. Caso seja desobedecida, a lei sujeita o estabelecimento infrator à multa no valor de 3 mil Ufir's. 

Além dos riscos com a perda de visão e do conhecido uso para atrapalhar goleiros em partidas de futebol, já se fala em uso para atrapalhar pilotos de avião.

Na verdade, mais que proibir vendas das canetas para as crianças o necessário é educar os adultos sobre a irresponsabilidade destes usos por quem quer que seja. Há grande chances da intenção não se concretizar e a lei se transformar em mais uma destas que não pega.
Fonte: Ascom da Alerj.
PS.: Atualizado às 19:12. Corrigindo a unidade informada erradamente pelo release da Alerj e alertada pelo Beethovem em comentário desta nota.

4 comentários:

Anônimo disse...

Roberto, por favor atualize sua postagem. No lugar de 1 Megawatt, para 1 Watt ou 1.000 miliWatts. Hoje em dia, é impossível uma caneta laser ter 1 Megawatt. Depois, se tivesse, seria possível essa canetinha parecer aquelas espadas de filme e poder cortar uma pessoa ao meio (rsrsr). Abraços Fraternais do Beethoven.'.

Anônimo disse...

Roberto. Agora a potência está tão pequena ( 1 miliWatt) que o laser nem poderia ser visto. Como eu disse, a potência correta é de 1 Watt ou 1.000 (um mil) MiliWatts.
Corrija aí, Beethoven.'.

Jane Amaral disse...

Já estava na hora de alguém tomar uma iniciativa. Eu já atuei na área da saúde e foram diversos os casos que presenciei de pessoas apresentando inflamações oculares, retinas totalmente danificadas pq alguém, por brincadeira, apontou a canetinha diretamente nos olhos. Boa notícia, caro Roberto.
Abraços

Anônimo disse...

http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=14466 OLHE ESSA MATÉRIA ROBERTO,ESSES DIAS VOCÊ POSTOU AS DÍVIDAS DAS EMPRESAS COM O FUNDECAM..ISSO N FOI LAVAGEM DE DINHEIRO?38