O percentual é equivalente a 86,9 mil domicílios com computador, sendo 38,1 mil com acesso à internet e 48,8 mil com microcomputador, mas sem acesso à grande rede.
Se, junto desta informação do Censo 2010 do IBGE, considerarmos que muitas pessoas usam computador e acessam a internet do trabalho ou da escola/universidade; se aliarmos ao fato, a outra informação, que em média são quatro pessoas por domicílio, pode-se estimar que, atualmente, em torno de 150 mil campistas (30%) estão, de alguma forma, conectados.
O fato reforça cada vez mais a internet como meio de comunicação também em Campos. Goste ou não goste, queira ou não queira. Com mais, alguns, adendos:
1) Ao contrário do rádio, o espaço da internet aumento o tempo (pereniza) da informação;
2) Permite a interlocução, o diálogo, momentânea ou não;
3) Também oferece a possibilidade de juntar as outras mídias como textos (artigos, livros), o rádio (com áudio), fotos, a televisão (com imagens, vídeos, clips e filmes) com acesso, trocas e debates, a qualquer hora do dia ou da noite;
4) Por último, e mais importante, sem precisar ficar preso às mesmas fontes de informação de outrora.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Roberto, mas há um desafio que não foi vencido pelo computador e a internet, dentro se suas múltiplas possibilidades e convergências:
O internauta tem que se isolar para utilizar a plataforma de comunicação, ou seja, parar o que faz para se dedicar a conexão.
Já a TV e o rádio, principalmente, o rádio, embora não possibilitem interatividade, permitem que o usuário interaja com o mundo ao redor sem se isolar para receber informação, inclusive em espaços públicos.
É verdade Douglas,
Mas a tendência com o barateamento dos smartphones e a ampliação dos acessos wi-fi é disto também se modificar.
Na verdade esta mobilidade maior só o rádio, mas, este peca pela sua baixa perenidade.
O que foi falado, foi. A não ser que seja repetido você não acessa mais aquela informação.
É por isto que a conjugação delas será cada vez mais forte.
Abs.
No ar a Urna eletrônica Virtual em:
http://saibaemquemvotar.com.br/simulador-da-urna.htm
Interessante é que se colocar 22 dá nulo e 12 passa..
Roberto Manhães.
__________________________________
A autor do mini site (Regis Araújo,regis.puc@gmail.com) da Urna Eletrônica Virtual explica:
O simulador do TSE é uma dr*** feita em applet com informações macabras de gente morta... o TSE não ajuda e fornece dados tabulados para planilhas e não para eleitores. Daí fiz um mini-site pra simularmos o voto na urna e analisarmos com informações sobre eles que talvez nem conhecíamos; tudo pra ajudar a decidir sobre o candidato sem os truques da maquiagem eleitoral pois ele contém os dados oficiais (compilados diariamente) e todos os municípios do Brasil. Neste site é possível conhecer os seguintes dados dos candidatos:
- Signo, idade, escolaridade, estado civil, profissão...
- Visualização dos doadores de campanha dos candidatos
- 3 primeiras negativas criminais do candidato
- Situação do CNPJ da candidatura
- Relatório do TSE em PDF
- Evolução patrimonial (gráfica e descritiva)
Com:
- 14 maiores cidades do Brasil pra clique rápido no mapa da busca
- imagens baixadas do TSE (pra carga + rápida da foto do candidato no nosso servidor)
- otimização das imagens baixadas pra visualização adequada na urna
- uso do teclado para facilitar e digitar na urna
- mosaico com a foto de todos os candidatos a prefeitos de cada cidade
E tem todos os municípios do Brasil!
Não tenho intenção nenhuma de vender a vocês. O motivador partiu de um desejo em promover o voto consciente e a liberdade de escolha. Se é pra por um rótulo, chame de ciberativismo. A mensagem dele é: não jogue fora o seu voto!
Ainda sua simulação não é gravada, controlada ou contabilizada. É apenas uma sinalização da urna para você. Não é o objetivo deste projeto favorecer quaisquer correntes ou candidatos.
Se consideram relevante eu ficaria envaidecido se colocarem um link na sessão de vocês do especial sobre eleições.
Acessem: http://saibaemquemvotar.com.br
Postar um comentário