O dado é do Censo 2010 do IBGE e está publicado numa matéria neste domingo de O Globo que mostra mais de mil municípos vivem o chamado pleno emprego com taxas de desemprego inferior a 3,5%. A média nacional de desenrego é de 7,6%. Em Campos o percentual de desemprego é de 10,4%. Com este percentual o município é o 24º colocado entre as 92 cidades fluminenses.
Em SJB é de 7,6% com 1.186 desempregados; em SFI de 10,2% com 1.804 desempregados. Em Macaé o percentual de desemprego é de 7,5% com 8,838 desempregados. O município da região com maior percentual de desemprego é Carapebus com 12,1%.
Surpreendentemente o município do Norte Fluminense com o menor percentual de desempregados é São Fidélis com 5,1%. É oportuno recordar que este percentual é calaculado sobre a PEA (População Economicamente Ativa).
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Um comentário:
O mais lamentável é que essas cidades são as que recebem maior parte dos royalties do petróleo e também registram um dos maiores PIBs do interior.
A fiscalização é omissa e os governantes fazem o que querem!
Postar um comentário