A previsão é do Ministério das Comunicações e causa espanto. Até o final do ano se estima em 50% o número de domicílios com a TV paga. Hoje, 14,5 milhões de domicílios são atendidos pela TV com assinatura, o que equivale a aproximadamente 25% da população, considerando a média de três habitantes por domicílio.
Este avanço deve ser decorrente da redução dos preços e do aumento da concorrência, embora, os pacotes mais básicos, não sejam muito diferentes da TV aberta, a não ser pela possibilidade de acesso à transmissão, ao vivo, de futebol, o que viabiliza o show de faturamento e explica os valores pagos aos maiores clubes.
Estes números se confirmados vão alterar e muito as verbas de publicidade na tv aberta e aumentarão em muito os comerciais na tv fechada (a cabo). Na prática, se estes números se conformarem, por linhas transversas, a televisão passará a ser quase exclusiva, de acesso pago, ficando apenas, uma espécie de lixo na tv aberta.
De positivo, se é que se pode falar disto, apenas, a obrigação do aumento paulatino da veiculação de programação local em todos os canais a cabo. A conferir!
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
a 6 meses eu assinei a vertv, e sinceramente nao me imagino sem a tv paga na minha vida!!rsrs
pus o pacote intermediario, e me ajudou a sossegar em casa um pouco!!
Eu, ao contrário tive TV paga por quase dez anos e desisti de ter por "falta de uso", definitivamente não vejo tv quase nunca. O meu filho também não porque baixa as séries que gosta na internet, os telespectadores que restam na casa assistem a aberta e via meu dinheiro ir pelo ralo. Não consigo viver sem internet banda larga.
Postar um comentário