Para estudiosos e pesquisadores a iniciativa é uma grande notícia. A Biblioteca Nacional lançou há poucos dias a Hemeroteca Digital Brasileira.
Trata-se de um portal que proporciona a consulta de cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros – jornais, revistas, anuários e boletins, entre outros-, alguns raros ou extintos.
Com o portal, pesquisadores e internautas terão acesso a títulos que incluem desde os primeiros jornais criados no país – como o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro, ambos fundados em 1808 – a jornais extintos mais recentemente, ou que não circulam mais na forma impressa, como é o caso do Jornal do Brasil.
Vale a sua conferida e a guarda nos favoritos para consultas com mais tempo, para um uso mais educativo da internet. O blogueiro já fez uma primeira e rápida pesquisa. Não localizou o Monitor Campista, mas, identificou a Aurora Fluminense e outras publicações e documentos sobre a região. Para não restar dúvidas sobre o link: http://memoria.bn.br/hdb/periodicos.aspx.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Um comentário:
Parabéns pela pesquisa Roberto! [[]].
Postar um comentário