A parceria é para construir e montar duas plataformas para o consórcio integrado pela Petrobras, BG Group e Petrogal Brasil. Um projeto com cronograma de 60 meses. Pelo contrato com a OSX, a Mendes Jr. vai construir parte dos módulos e montar dois FPSO nas plataformas P-67 e P-70.
A meta da Mendes Junior é de definir o local do futuro estaleiro até 2013. A empresa disse avaliar áreas em um dos quatro estados: RJ, PE, ES e RS. A empresa informou ainda necessitar de uma área de entre 350 e 400 mil m², onde prevê investimentos de R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão. A empresa tem interesse em avançar em projetos ligados ao setor de petróleo e ao pré-sal.
Comentário do Blog: A informação acima é do Valor. Com o acordo o grupo EBX se aproxima das demandas da Petrobras, o que pretendia desde que a presidenta Dilma esteve aqui, no Complexo do Açu no dia 18 de junho de 2012.
É oportuno relembrar que na carteira de clientes da OSX só há, até agora, a construção e montagens de plataformas e FPSO para a empresa de petróleo e gás do grupo, a OGX.
Interessante ainda observar que a grande empresa mineira Mendes Junior ainda não teria definido a localização do seu estaleiro, o que significa que não usará as bases que a OSX está construindo no Complexo do Açu.
Desta forma, seria interessante conhecer em que bases e com qual interesse a Mendes Junior se associa à OSX para a execução deste contrato.
O mais provável é que o acordo seja para utilização de área junto ao terminal TX-2, onde outras empresas de base de apoio offshore já firmaram acordo de aluguel de área e, também onde está sendo instalado o estaleiro da OSX.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Roberto, como campista que deseja uma cidade decente para seus filhos peço que divulgue o site que está recolhendo assinaturas contra este aumento de 60% que os vereadores de Campos lançaram para si para o ano que vem.
A petição sugere que o reajuste seja o mesmo concedido aos servidores municiapis de Campos, ou seja, cerca de 5%.
Nada mais justo que recebam de reajuste o mesmo que os servidores concursados não acha!?
Em apenas dois dias já tem mais de 1300 assinaturas.
Mendes Junior, OSX, isso é batata, já tá fechado!
Postar um comentário