sexta-feira, outubro 05, 2012

Catação & ônibus

Já de volta à nossa Planície, ouço dizer que candidatos sem chances de eleição para vereador, que distribuíram alguns poucas placas, pelos bairros mais afastados, da área urbana, e também nos distritos, estão sendo "catados" pelo que disputam voto a voto uma vaga em suas coligações ou partidos.

Catação é o nome que publicitários e pessoal experiente em campanhas eleitorais usa para expressar o ato de buscar eleitores identificados pelas placas de divulgação de campanha, seja para pesquisa para identificar a razão da opção de voto, mas, também para tentar "convencer" o eleitor a mudar sua opção de voto.

A catação neste último caso, não é feita com exposição de argumentos, mas de outras ofertas. Os eleitores, que já não são bobos, sabem quem tem ou não chances de se eleger.

Daí que as ofertas tentadoras de quem efetivamente disputa vaga ou, um dos primeiros lugares, que irá lhe conferir status e prestígio na máquina pública.

Segundo informações o índice de sucesso da catação tende a ser grande. Assim obtêm guarida e a "tarrafada" acaba indo bem para além de um único voto e se expande para toda a família e, eventualmente para vizinhos e amigos.

Na linha que explicaria o "modus operandi" de todo este processo, está o transporte do dinheiro de convencimento. Para evitar desconfianças, está sendo usado o transporte em ônibus, assim, imaginariam burlar o controle da fiscalização e possíveis acusadores.

O blogueiro não tem como apurar a informação, mas, entende que a postagem desta possível irregularidade, ajudaria a inibir tal prática, assim como chamar a tenção da fiscalização para este processo difícil de ser identificado, mas não impossível de ser interceptado por eleitores que sejam abordados.

É bom lembrar que o TRE-RJ recebe denúncias via telefone Pelo telefone: (21) 2524-0404  através de preenchimento de formulário que pode ser obtido clicando aqui onde você pode descrever o problema e até enviar fotos.

Nenhum comentário: