domingo, outubro 07, 2012

É impossível a identificação do seu voto!

Pode parecer que não, mas, é ainda muito grande o número de pessoas que pensam que há como o mesário, ou mesmo algum candidato, ou fiscal identificar o seu voto dado na urna eletrônica, por conta da apresentação do título e daquela autorização dada pelo mesário para você iniciar a sua votação.

O fato está ligado às informações que chegam às pessoas sobre o "big-brother" dos tempos atuais, do controle dos bancos sobre suas contas, dos riscos da vulnerabilidade de suas contas, etc.

É baseado nesta percepção que muito(a)s eleitore(a)s acabam cedendo a tentações e pressões (de toda a $orte) digitando na urna os números de candidatos que não gostariam, ou não escolheram, com receio de represálias.

Se duvidam disto que o blog está falando, indaguem a algumas pessoas que te cercam sobre a inviolabilidade do voto e dos riscos desta possibilidades. Tenho certeza que se espantarão. Observem que o fato não se dá, apenas com pessoas de menor escolaridade.

Pois bem, esta postagem tem a função de reforçar aos leitore(a)s/eleitore(a)s que esta possibilidade de se identificar o seu voto é impossível.

2 comentários:

Anônimo disse...

PROFESSOR E SE O CANDIDATO FOR CONFERIR NO FINAL DA ELEIÇAO QUANDO O TSE DIVULGA Q NA ZONA "X" E NA SEÇÃO "Y" O CANDIDATO TEVE TANTOS VOTOS?O CANDIDATO ENTAO PODE COBRAR DO ELEITOR DA QUAL ELE COMPROU O VOTO Q NA SUA ZONA "X" E NA SEÇÃO "Y" NÃO HAVIA O VOTO COMPRADO?SUPONDO Q O CANDIDATO TINHA O CADASTRO DAQUELE ELEITO SOMENTO PARA AQUELA ZONA E SEÇAO.ME ESCLAREÇA ESSA QESTÃO POR FAVOR.GIAN

Roberto Moraes disse...

Oh, meu amigo Gian,

Nesta caso as desculpas são grandes, erro na máquina, como alguns dizem comprar sempre muitos votos em cada seção, não terá como saber quem não cumpriu.

Só assim para se livrar destes sabidos que usam o dinheiro do povo que obtêm de forma ilegal, porque do próprio bolso não fariam isto.

Sds.