Abaixo um a informação de um leitor-colaborador do blog:
"Professor Roberto
Um amigo trabalhou como mesário em SJB. Ele me disse que foi muito alto o índice de justificativas de voto, ou seja, pessoas de outras regiões que estão trabalhando em SJB e que não puderam votar. Ele falou comigo que além das muitas pessoas que justificavam o voto era acompanhada pelas famílias que também são de fora e provavelmente estão morando aqui na região, achei interessante a observação dele. Onde posso obter mais informações em números sobre esse fato?
att.
Jose Gustavo."
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Acredito que este fato relatado pelo seu leitor Roberto de certa forma está em conflito com as informações prévias de que em São João da Barra teríamos "a grosso modo" mais eleitores do que moradores e, que gerou até uma ação não foi isto?
Abraços
Gianna Barcelos
Olá Gianna,
Entendo que não.
São dois fatos distintos.
Um pode ser a inscrição de eleitores sem morar lá, ou registrando um endereço de veraneio, ou em casa de parentes, o que faz aumentar o número de eleitores, praticamente no número de moradores registrados pelo censo.
O outro fato é a presença de trabalhadores de fora, que não registraram seu domicílio em SJB, mesmo que temporário, para trabalhar e que buscaram as seções eleitorais para justificar a não presença nas seções eleitorais em outras cidades, ou estados.
Abs.
trabalhei na eleiçao naquele municipio como fiscal de partido, oque observei foi uma grande massa de pessoas justificando votos muita gente da Bahia e tambem do Maranhao.
A eleição em sjb foi uma eleição fraudulenta,compra de voto em toda esquina pareciam bucha do tráfico,na seção que trabalhei,pessoas usando camisa de campanha,eleitores votando sem identidade,estava realmente una zona eleitoral,os fiscais do tre que vc chamava para resolver uma situação fazia vista grossa,nuca vi tanta gente sendo corrompida em sjb,não esperava que os funcionários do tre agiram dessa maneira,comemoravam ao fim da votação,a eleição em sjb pertencia mesmo a uma Quadrilha bem organizada como disse a operação machadada.
Postar um comentário