O blog não vai usar a desgraça do acidente com o ônibus ontem para ampliar os questionamentos que há tempos faz sobre a Auto Viação 1001.
Porém, ao mesmo tempo, seria covardia omitir neste momento, os questionamentos que chegam ao blog, sobre o pouco caso da empresa com a operação das linhas chamadas também de carreiras.
O fato pode se tornar ainda mais relevante com a divulgação da forte suspeita de que problema o sistema de freio, pode ter sido o principal causador do acidente ocorrido ontem, na serra de Petrópolis-Teresópolis, com o ônibus que saiu de Itaperuna com destino ao Rio e que levou à trágica consequência de 13 mortes e inúmeros feridos.
A hipótese que é levantada é que a empresa com o crescimento econômico do estado e o consequente aumento do fluxo de passageiros nas linhas regulares, tem tido dificuldades em conciliar esta demanda, com a grande procura por fretes fixos de transporte de passageiros, entre municípios onde moram os trabalhadores e os que sediam obras e grandes empresas.
Estas diferentes e crescentes demandas aliadas ao fato de que dezenas de novos ônibus adquiridos ainda não foram entregues. O fato levaria ao uso de ônibus mais velhos e com mais problemas de manutenção como tem sido noticiado (aqui mesmo neste blog) com frequência bastante grande, especialmente na linha Campos-Rio-Campos.
A questão pode ser uma suposição, mas, pode também ser uma pista importante a ser investigada pelos peritos. Para isto, seria importante, buscar as informações sobre atrasos e trocas de ônibus da mesma empresa e também a quantidade de contratos recentes para fretes para empresas ou grupo de trabalhadores em todo o nosso estado.
Como sempre faz, o blog abre espaço, para que a empresa possa se manifestar sobre o assunto, assim como, os usuários dos ônibus desta empresa, tanto nas linhas de carreira, quanto nas linhas fretadas.
Há que se lamentar e solidarizar com as vítimas, seus parentes e amigos. Porém, há que usar o caso para planejar e prevenir situações semelhantes no presente e no futuro imediato. Mais que coragem para fazer esta solicitação de apuração, há que se desejar um presente e um futuro diverso deste lamentável acidente.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
Entra govenador sai governador ninguem da jeito no monopolio, voce não tem Opção, alias tem mais pertence a 1001 tambem.
A falha na manutenção e a baixa qualidade dos ônibus utilizados é flagrante.
Basta fazer um levantamento das quantidades de viagens interrompidas por defeitos nos ônibus.
Quem faz a viagem Campos/Rio/Campos vivencia essas falhas com frequência, muito além do razoável.
Os autores de novela da Rede Globo sempre fizeram personagens caricatos de padres, católicos carolas e falsos moralistas. Agora que os evangélicos já tem presença maior na sociedade brasileira ficam dando "piti" quando são retratados na ficção da mesma forma! A Record que trate de colocar a minissérie bíblica que quiser no mesmo horário da novela "Salve Jorge" e vá brigar pela audiência! Eu e meu controle remoto é que vai decidir o que quero assistir. Também é muita tosquisse crer que uma autora novelista que tem simpatia ou fé pelo Espirismo kardecista não possa colocar e abordar como tema as suas crenças no folletim que a Globo considere render uma boa audiência e, como empresa privada que é, obter lucros. É justo a Record querer investir no público evangélico com seus follhetins bíblicos tanto como a Globo optar por produzir ficção baseado em outros credos. Que os evangélicos boicotem com sua audiência o canal de TV que quiserem desde que não me obrique a assistir o que eles querem e não pautem totalmente a grade de todas as emissoras de TV! Viva o pluralismo e direito de escolha...
Bom dia Roberto,
Peço desculpas de estar usando a postagem que nada tem a ver com a minha denúncia, mas de qualquer forma rogo que a publique porque não é mais suportável conviver, em pleno centro da cidade, precisamente na Rua Carlos Lacerda, que é uma rua muito estreita, com esses caminhões velhos da coleta de lixo, verdadeiras sucatas ambulantes. São veículos em péssimo estado de conservação, barulhentos e que quando freiam provocam um barulho insuportável, e cujos ocupantes, desorientados, em plena madrugada, só fazem gritar em meio ao silêncio da noite, acordando a todos e provocando um verdadeiro TERROR, agredindo mesmo a dignidade humana. Gostaria de deixar bem claro que as pessoas que trabalham nessa atividade são tão importantes quanto aquelas que naquele horário da madrugada necessitam dormir para, no dia seguinte, também trabalhar. Por isso, solicito muito que publique a presente reclamação para que as autoridades competentes, LEMBRANDO DAQUELES QUE PAGAM SEUS IMPOSTOS, EM ESPECIAL, O IPTU, promovam as correções necessárias à solução desta gravíssima agressão ao cidadão campista. Abç.
Nunca vi caminhão de lixo silencioso.
Acho que para isso não tem outra forma. É recolher o lixo com o caminhão barulhento ou ficar sem recolher.
Eu prefiro que o lixo seja recolhido.
O que mais falta acontecer para que seja movida uma Denúncia ou Ação no Ministério Público contra essa Empresa?
Márcio Soares
O que mais falta acontecer para que seja feita uma denúncia ou movida uma ação no Ministério Público contra essa empresa?
Márcio Soares
Sei lá, problemas sempre irão acontecer, mas aqui na nossa cidade o que mais se faz é reclamar!!
Qualquer ocorrência sempre aparecerão peritos em trânsito com a solução!!!
Na internet, tem muito anônimo de blá blá blá e pouca gente tentando fazer alguma coisa pra melhorar!!!
Tem que acabar com o monopolio da 1001.
A 1001 colova os seus onibus mais novos nas linhas Rio/Sao Paulo porque nessa linha existem outras empresas concorrentes.
Depois de rodar muito lá é que os onibus sao colocaddos na Campos/Rio
Além de ter que encarar a BR 101, a rodovia da morte, cuja duplicação não acaba nunca, ainda temos que nos sujeitar aos abusos da 1001.
Cada viagem é um suplício!
Os ônibus estão quebrando muito! Principalmente os chamados "duble class".
O que que o Governo do Estado está fazendo? Nada! Exija ônibus novos! Para que existe o DETRO?!
Em matéria de transporte esse Governo do Estado está causando muitas mortes. O acidente com bondinho de Santa Tereza também foi causado por falha na manutenção, falta de fiscalização do Estado do Rio
Eduardo Braga, hein?O que uma coisa tem a ver com a outra?
Acho até que o DETRO faz a parte deles, inspeciona, interdita e multa por várias vezes a 1001. O que acontece é que a demanda de transportes da empresa 1001 é muito grande e eles precisam ampliar e contratar mais profissionais de mecânica e manutenção dos veículos que as vezes são liberados sem os devidos reparos por serem muitos veículos necessitando de manutenção. O que não acontece em relação as outras empresas que rodam por aí sem as mesmas autuações e punições dadas a 1001, por exemplo a Empresa Brasil que roda pelo estado sem as condições mais básicas de uso, quebrando constantemente, poltronas rasgadas e quebrados, sem ar e motoristas ignorantes e despreparados. Porque com a Brasil ninguém mexe, ninguém faz nada hein DETRO.
A ANTT e o DETRO deveriam exigir da 1001 a renovação constante da frota.
No cálculo dos preços das passagens está incluida a depreciação dos ônibus justamente para viabilizar a compra de novos onibus. Está faltando que os orgaos fiscalizadores cumpram a sua parte
A questão é Leniérverson o que meu comentário referente a outro tópico está fazendo aqui!!! KKKKKKKKkkk
Solicito que o Roberto Moraes o apague por favor! Vou reescreve-lo no tópico correto!
Postar um comentário