Com 272.497 votos válidos na eleições proporcionais em Campos, o quociente eleitoral para o preenchimento das 25 cadeiras da Câmara Municipal de Campos foi de 10.900 votos. Número mínimo para um partido ou coligação fazer um vereador.
Este número bateu com as estimativas que apontavam para 11 mil com folga.
Ele pode ser alterado, se os candidatos a vereador que tiveram os votos considerados nulos, por problema de indeferimento de registros e que estão com recursos, que são os casos de Claudeci e Mocaiber (o blog ainda não apurou se há outros), tiverem seus quadros alterados.
Resta saber com a possível alteração do quociente eleitoral e com o partido (caso do PSB de Mocaiber) ou coligação (caso do PSL de Claudeci que estava coligado ao PT) o que muda em termos de sobras e da posição dentro desta legenda e coligações.
A questão não altera a eleição de Marcão pelo PT que está garantida, a não ser que Claudeci tenha mais votos que ele (que alcançou 1.852 votos) e que este aumento de quantitativos dentro da coligação não gere uma sobra que o inclua, hipótese possível, mas pouco provável.
O fato também não dificilmente geraria oportunidade para Odisseia, a próxima colocada na coligação, a não ser que Claudeci tiver tido menos votos que ela (que alcançou 1.547 votos) porque, se os votos forem contados poderia alterar as sobras. Resta saber, se os votos de Claudeci forem contados, quantos seriam.
Difícil entender estas possibilidades que o blogueiro está aqui tentando explicar, não?
Tentando explicar o quadro. Se tentarmos identificar a votação dos dois, poderíamos ver a diferença entre brancos e nulos que costumam se próximos. Como na eleição de vereadores, votos brancos foram 7,6 mil e os brancos de 10,4 mil, pode-se supor que os dois podem ter tido somado, algo em torno de 3 mil votos, o novo quociente eleitoral iria arrendondar para 11 mil votos.
Bom, a tentativa de buscar esta nova estimativa não ajudou muito. Quem já andou fazendo alguma destas contas diz que se os votos de Mocaiber forem contados sairia Da. Penha para entrar Altamir Bárbara, mantendo, a relação entre "novos" vereadores e reeleitos (19 x 6). Já a votação de Claudeci não lhe daria uma vaga e assim, não teria porque insistir no registro.
Enfim, mais um dos imbróglios jurídicos pela frente, tão conhecidos e comuns em nossa planície. O leitor deve se recordar que nas eleições de 2008, a pendência que resultou das urnas foi entre Ederval Venâncio e Ilsan Vianna, onde o primeiro foi diplomado e exerceu o mandato por um período e depois Ilsan que teve mais votos conseguiu resgatar o seu registro de candidatura e termina o mandato no próximo dia 31 de dezembro. A conferir!
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Gostaria de saber com quantos votos Nelson Nahim seria eleito.
Alberto.
Roberto o deputado estadual Miguel Jeovani do PR venceu em Araruama, com isso o Pudim será deputado estadual.
Será preciso fazer estas contas mais devagar.
A não eleição de Nahim está relacionada ao fato de sua coligação PDT/PPS e PPL, este último seu partido, fez apenas um vereador, Rafael Diniz pelo PPS que teve cerca de 1,3 mil votos a mais que Nahim.
Assim, uma das formas era ter mais votos que Diniz.
A outra cuja diferença deve ser menor é fazer as contas de quanto esta coligação precisaria para fazer mais um vereador na sobra.
Para isto tem que ver qual o partido ou coligação precisou de menos votos de sobras para eleger mais um vereador.
Fica mais fácil quando se coloca os números de votos de todos os partidos e/ou coligações comparado com o quociente eleitoral.
Espero que tenha compreendido.
Tendo mais tempo traremos aqui os dados.
Sds.
Roberto,
É bom destacar que ha grande diferenca entre "quociente eleitoral" e "consciente eleitoral" aqui em Campos. Vide resultado para a prefeitura.
ONDE ENCONTRO AS INFORMAÇÕES DE COEFICIENTE ELEITORAL DO MEU ESTADO VASCULHEI O SITE DO TSE E NÃO ENCONTREI NADA.
Vá em resultado das eleições. Procure a cidade que deseja. Depois vá no resultado das eleições de vereador.
Veja a quantidade de votos válidos lá divulgada e divida pelo número de cadeiras que tem aquela Câmara Municipal. Aí terá o chamado quociente eleitoral:
Votos válidos para vereador / pelo número de cadeiras deste legislativo.
Sds.
Postar um comentário