65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Um comentário:
Roberto,
No PAC - 2 de Mobilidade Urbana em Cidade Médias do Ministério das Cidades , no Estado do Rio só (6) seis cidades poderiam apresentar projetos, pois possuem população entre 250.000 e 700.000 habitantes.A presidente Dilma disponibilizou 7,5 bilhões para esse projeto a fundo perdido com contra -partida dos municípios de 5%.
Niterói;
Belford Roxo;
Campos dos Goitacazes;
São João do Meriti ;
Petrópolis e
Volta Redonda
Houve uma pré -seleção entre 16 de setembro e 19 de outubro .
Em seguida, haverá reuniões presenciais com os técnicos das cidades pré -aprovadas com entrevistas e análise final até o dia 29 de novembro de 2012.
A divulgação das cidades selecionadas está prevista para o dia 30 de novembro.
Em conversa, hoje, dia 26 de outubro ,pela manhã ,com o Engº Fernando MacDowell no Clube de Engenharia por ocasião da comemoração do Dia Nacional do Metroviário, fui informado que o projeto apresentado pelo Professor do IME e Doutor para a Cidade de Campos dos Goitacazes foi pré -selecionado pelo Ministério das Cidades.A solução apresentada pelo escritório do Fernando Mac Dowell para a cidade de Campos dos Goitacazes é o Aeromóvel..
Trata-se de um meio de transporte urbano automatizado em via elevada de concepção inteiramente brasileira e que utiliza um singular sistema de propulsão pneumática, inventado por Oskar H.W. Coester.
O nome Aeromovel deriva de Aerodynamic Movement Elevated.
As estações em estrutura metálica foram desenvolvidas pelo Escritório de Arquitetura de Ado Azevedo e Obino Souza Pinto Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre também responsável pela concepção arquitetônica da via elevada.
Os veículos se deslocam pela movimentação de ar, insuflado por dutos dispostos no interior das vigas que são parte do traçado do elevado. O ar injetado impulsiona aletas na parte inferior do aeromóvel, movimentando-o.
O pai do aeromóvel é Oskar Coester, empresário que há quase meio século pesquisa soluções para o transporte urbano. Sua primeira versão do veículo foi igualmente implantada na capital gaúcha
Abçs
Renato Teixeira
Postar um comentário