Pode-se discordar dela. Pode-se concordar. Há outras tantas na grande rede. O que mais me chamou a atenção é que o seu autor, o jornalista Paulo Moreira Leite é um colunista da revista Época.
O artigo está aqui em seu blog linkado na revista do Sistema Globo. Logo, acima dos questionamentos, normalmente feitos à revista Carta Capital e outros veículos do gênero, incluindo os blogs.
Mais do que o seu conteúdo, que concordo em grande parte, é que ela é ampla, corajosa e certamente polêmica.
O autor, de certa forma, chama par ao centro do ring (assim?) os debatedores, ao provocar analistas de "sorriso amarelos" e o tempo que ainda levarão para concluir o que para ele parece óbvio.
Para facilitar o trabalho do leitor vou republicar o texto abaixo:
"O vencedor foi Lula"
08:42, 8/10/2012 PAULO MOREIRA LEITE POLÍTICA, ELEIÇÕES
"Eu pergunto quando tempo nossos analistas de plantão vão levar para reconhecer o grande vitorioso do primeiro turno da eleição municipal.
Não, não foi Eduardo Campos, embora o PSB tenha obtido vitorias importantes no Recife e em Belo Horizonte.
Também não foi o PDT, ainda que a vitória de José Fortunatti em Porto Alegre tenha sido consagradora. Terá sido o PSOL? Os “novos partidos”?
O grande vitorioso de domingo foi Luiz Inácio Lula da Silva e é por isso que os coveiros de sua força política passaram o dia de ontem trocando sorrisos amarelos.
Nem sempre é fácil reconhecer o óbvio ululante. É mais fácil lembrar a derrota do PT no Piauí, ou em São Luís.
Nosso leitor Roberto Locatelli lembra: o PT passou o PMDB e foi o partido que mais acumulou votos na eleição. Tinha 550 prefeituras. Agora tem mais de 612.
Vamos combinar: a principal aposta de Lula em 2012 foi Fernando Haddad que, superando as profecias do início da campanha, não só passou para o segundo turno mas entra nessa fase da disputa em posição bastante favorável. Em São Paulo se travou a mãe de todas as batalhas.
Imagino as frases prontas e as previsões sombrias sobre o futuro de Lula e do PT se Haddad tivesse ficado de fora…
A disputa no segundo turno está apenas no início e é cedo para qualquer previsão.
Mas é bom notar que as pesquisas indicam que Haddad é a segunda opção da maioria dos eleitores de Celso Russomano. Uma pesquisa disse até que Haddad poderia chegar em segundo no primeiro turno, mas tinha boas chances de vencer Serra, no segundo. Qual o valor disso agora? Não sei. Mas é bom raciocinar com todas as informações.
Quem assistiu a pelo menos 30 minutos dos debates presidenciais sabe que Gabriel Chalita já tem lado definido desde o início – como adversário de José Serra. O que vai acontecer? Ninguém sabe.
O próprio Serra tem uma imensa taxa de rejeição, que limita, por si só, seu potencial de crescimento.
O apoio de Russomano tem um peso relativo. Se ele não conseguia controlar aliados quando era favorito e podia dar emprego para todo mundo, inclusive para uma peladona de biquini cor de rosa descrita como assessora, imagine agora como terá dificuldades para manter a, digamos, fidelidade partidária…
O mais provável é que seu eleitorado se divida em partes mais ou menos iguais.
Não vejo hipótese da Igreja Universal ficar ao lado de José Serra. Nem Silas Malafaia com Haddad.
A votação de Haddad confirma a liderança de Lula e a disposição dos eleitores em defender o que ele representa. Mostra que o ambiente político de 2010, que levou a eleição de Dilma Rousseff, não foi revertido. Isso não definiu o resultado em cada cidade mas ajudou a compor a situação no país inteiro.
Os 40% de votos que Patrus Ananias obteve em Belo Horizonte mostram um desempenho bem razoável, considerando que o tamanho do condomínio adversário.
Quem define a boa vitória de Lacerda como uma vitória de Aécio sobre Dilma incide no pecado da ejaculação precoce.
O grande derrotado do primeiro turno, que mede a força original de cada partido, não aquilo que se pode conquistar com alianças da segunda fase, foi o PSDB.
O desempenho tucano sequer qualifica o partido como oponente nacional do PT. Perdeu eleição em Curitiba, onde seu concorrente tinha apoio do governador de Estado, desapareceu em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, terra do vice de José Serra em 2010 – que não é tucano, por sinal. Se a principal vitória do PSDB foi com um candidato do PSB é porque alguma coisa está errada, concorda?
Respeitado por ter chegado em primeiro lugar em São Paulo, Serra já teve desempenhos melhores.
As cenas finais da campanha foram os votos do julgamento do mensalão, transmitidos em horário nobre durante um mês inteiro. Tinham muito mais audiência do que os programas do horário político.
Menino pobre e preto, Joaquim Barbosa já vai sendo apresentado como um contraponto a Lula…
Antes que analistas preconceituosos voltem a dizer que a população de renda mais baixa tem uma postura menos apegada a princípios éticos – suposição que jamais foi confirmada por pesquisadores sérios — talvez seja prudente recordar que o eleitor é muito mais astuto do que muitos gostariam.
Sabe separar as coisas.
Aprendeu a decodificar o discurso moralista, severo com uns, benigno com outros, como a turma do mensalão do PSDB-MG, os empresários que jamais foram denunciados na hora devida…
Anunciava-se, até agora, que a eleição seria nacionalizada e levaria a um julgamento de Lula.
Não foi. O pleito mostra que o eleitor não mudou de opinião.
O eleitor mostrou, mais uma vez, que adora rir por último."
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 comentários:
Roberto,
Essa capa da "Òia" ou Veja do Mino Carta com o Ministro da Suprema Corte e futuro Presidente do Supremo Tribunal Federal "Menino pobre e preto " tenta incutir no consciente coletivo da minoria que é seu assinante que nasceu o "novo Lula".
Menino pobre é ....
O OUTRO.
Abçs
Renato Teixeira
Eu Oiei com semelhantes leitura.
Ao invés de informar, mesmo que com suas convicções, eles tentam agir como se partidos fossem, influenciando o jogo, através da confecção de tabelas, na escalação dos jogadores (como no caso) e na escolha dos árbitros, no caso o próprio, sem querer consultar a torcida, que espera que apenas bata palmas.
Sei que vão reclamar desta minha mania parcialmente absorvida daquele que sabe simplificar o que nunca devia ser complexo.
Abs.
Na verdade, o Lula não fez diferença alguma.
O Russomano não se sustentou porque ele tem um limite de votos.
Os 30% do Serra e do Hadda apenas mostrou que o eleitor não está decidido.
Não tem nada a ver com o que o Lula pensa ou faz.
Lula não transmite voto. O voto só serve para ele mesmo.
Para mim não tem nada a ver com transmissão de votos.
A escolha de um nome novo para reformar o quadro, o discurso, no berço do partido, era crucial e este acerto é do Lula. Olhe não foi apenas na capital.
Foi também em Campinas, com todos aqueles problemas deixado pelo Dr. Hélio do PDT e por um vice do PT. Lá o Porchmann, outro quadro, técnico foi experimentado e acabou indo par ao 2º tuno depois de ficar três meses com menos de 10% nas pesquisas.
O PT ao fazer isto na frente do PSDB deixou ao segundo a pecha de ser contra a renovação.
o índice de rejeição de 45% é histórico.
A campanha lá no 2º turno tende a ser mortal, só quem perde tudo numa eventual derrota é o Serra, o candidato do PT está em início de carreira, com a população majoritariamente contra o burocrático mandato do Kassab. A população almeja experimentar alternativas para complexos problemas da metrópole, ou, como alguns já chamam da macrometropole que avançaria conurbada em direção à Baixada Santista, a região metropolitana de Campinas e em direção à região do Vale do Paraíba Paulista.
Apontar este caminho faz do Lula uma liderança maior que antes é isto que o artigo do Leite enxergou, contrariando, a repetição daquilo que outros repetem, quase como mantra.
PROCESSO DA PREFEITA DE CAMPOS TEVE MOVIMENTO HOJE NO TSE
(Por e-mail)
Acompanhamento Processual.
Sr(a). Usuário(a),
Seu processo Classe RESPE Nº 30609 teve a seguinte movimentação:
08/10/2012 11:20:58 -Entrega em carga/vista (Ministério Público Eleitoral: ) - CPADI - COORDENADORIA DE REGISTROS PARTIDÁRIOS, AUTUAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Para maiores informações clique no link a seguir:
http://www.tse.gov.br/sadJudSadpPush/ExibirDadosProcesso.do?&nprot=217092012&comboTribunal=tse
Justiça Eleitoral.
de: ADEMIR ALVES(BX.GRANDE)
para:FERNANDO LEITE
Cá comigo: como se vê, o processo da prefeita de Campos , foi entregue, hoje, 8, às 11:20:58, em carga/vista a Coordenadoria de Registros Partidários, autuação e distribuição.
http://blogfernandoleite.blogspot.com.br/2012/10/processo-da-prefeita-teve-movimento.html
Roberto,
Some-se ao texto a vitória em Osasco, do substituto de João Paulo Cunha, Jorge Plaga, que ficou em primeiro, e só aguarda o julgamento de um recurso do adversário para consagrar-se campeão no 1º turno.
Para quem não lembra, João Paulo foi a primeira vitima do linchamento jurídico do STF.
No chamado cinturão vermelho, cidades de porte médio no entorno da capital e no ABCD, o PT manteve seu desempenho e ampliou seu poderio.
Para onde quer que se olhe, quanto mais apanhou, mais o PT cresceu...
URURAU:
Arnaldo fez 31.436 votos para Prefeito e Mocaiber 539 para vereador
acredita que Claudecir teve 1282 agora, professor? eu falei...
A análise é verdadeira. O lula fez e faz a diferença nas eleições dos candidatos do pt. Até aqui em Campos se querem saber.
Isso não tem a ver com mensalão (que os petistas preferem nominar "Ação 470") ou outras questões que conferem ao partido dos trabalhadores uma conduta próxima dos outros partidos políticos. O pt é o menos pior, ou o menos fisiológico. O que já é muito, pois não há partidos e ou pessoas perfeitas. Assim como nós o pt faz das suas...
No momento quem detém o melhor capital político e o carismático e brasileiríssimo luis inácio. PT.
Chupa PIG, chupa pigentos!!!!!!!
Desde a eleicao de 2006, tenho um distanciamento crítico em relacao ao PT, embora sempre votando no partido.
Mas, na hora H, diante da campanha vale tudo desesperada da mídia, nao há dúvida. Cada vitória do PT contra a opiniao publicada é uma ejaculacao, nao uma ejaculacao precoce, uma ejaculacao, digamos, "bem trabalhada".
PT é o menos fisiológico?
Muito pelo contrário. Tem demonstrado ser o mais fisiológico, ou melhor, igual ao PMDB.
Os métodos são até piores, com compra em dinheiro de apoio parlamentar.
Ou vocês acham que a sistemática parou com o mensalão?
O mensalão foi o que se descobriu, porque o Roberto Jefferson denunciou.
O PT é o partido mais corrupto do Brasil.
E tem mais. Sua militância também é comprada. Comprada com cargos nos governos (pela janela), onde o seu detentor tem que pagar um percentual do salário ao PT.
E essa compra não é só no dia da eleição. É durante os governos do PT, uma compra permanente, enquanto o cargo é ocupado pelo "militante".
É o Partido da boquinha.
Isso é que no Brasil, infelizmente,prevalece nas eleições.
O povo, em grande maioria vota interessada em algo. É não é só o "Zé Povinho". É a classe empresarial e a classe média também. Não há voto ideológico, há voto interessado em ganhar algo em troca.
Quem paga mais, ganha a eleição.
Bom dia, caros Douglas e professor Roberto. O PT sempre tentando convencer o leitor que o PT ainda é o baluarte da ética, o que pra mim é uma piada. O mensalão provou que o partido de ético não tem nada, assim como os miltantes do PR em relação a Rosinha aqui em campos, é natural que ajam cegamente e não enxergam os defeitos do partido o que é óbvio. Ainda mais um partido que defende ditaduras comunistas que cerceiam as liberdades individuais, de expressão e de imprensa.A Morte de Hosbsbawn foi o encerramento de um ícone de uma ideologia que é morta em si mesmo, em todos os paises em que o comunismo governou não foi a frente. É claro que vcs não percebem, o que é lógico e mais uma vez óbvio. Quanto a Osasco e outros lugares há um paralelo com Campos, há sempre uma forma de impor medo, satanizar adversários, se fingir de oprimidos, a questão das bolsas assistencialistas, não há diferença com Campos dos Goytacazes. É claro que para o PT é uma questão de honra governar São Paulo, mas Haddad é um péssimo gestor, geriu mal a pasta da educação, todas a edições do Enem com ele a frente do ministério foi um Fracasso é natural e mais uma vez óbvio que os miltantes petistas não enxerguem isso, fazer o quê?Fora a insistência dele em implantar o que se chama de Kit Gay, uma falta de respeito a algo que as pessoas não querem. E não me chame de homofóbico. Eu só estou convidando para que desçam a Terra, pois há muitos equívocos no discurso dos dois.
Talvez valha a pena divulgar Roberto.
http://www.viomundo.com.br/politica/joaquim-barbosa-a-imprensa-brasileira-e-toda-ela-branca-e-conservadora.html
Caro Leniéverson,
embora nao tenha me citado, quero me referir ao seu post.
Com todo respeito, mas quem precisa descer à Terra é voce e os anti petistas.
O pt nao diz mais ser baluarte da ética. Nesse quesito é um partido normal, com corruptos e nao corruptos, como em outros. Se for o caso de comparar, o psdb é o partido com mais ficha suja.
Mas o isso é bobagem. O eleitor sabe disso e esta interessado em outras coisas que o discurso moralista seletivo que nao renden NADA nesse pleito. O eleitor confirma a nível local o que ja confirmou a nivel nacional. O PT e o partido mais sintonizado com os interesses da maioria do povo brasileiro. Meu caro, preste atencao. Isso é um FATO demonstrado nas urnas.
Enquanto nossa oposicao fingir que o povo é enganado e nao reconhecer esse fato nao tera chances. M;uita raiva concentrada, espalhada na mídia todo dia, pastor, padre, mentira e o cacete, nao aidanta. .... vao perder sempre desse jeito.
Meu caro, nao se vai a guerra sem conhecer o adversário. Enquanto persistir essa confusao mental - que acha que tudo o que de esquerda tem a ver com o fracasso da experiência comunista - voces estao fora. O povo é mais inteligente do que isso.
O povo é inteligente?
Não, é burro.
Burro porque é imediatista, vende o voto, vota por interesses, pensa que está levando vantagem, mais na realidade vai perder e perde muito com os políticos que ele elege.
Se fosse inteligente, não votaria por interesses. O povo tem realmente os governantes (quadrilhas)que merece.
Pilatos mandou o povo escolher: Jesus ou Barrabás?
O povo escolheu Barrabás!
Misturou tudo novamente...
Eu quero saber só uma coisa: E O MALUF?
So pra nao sair do eixo paulistano, ele atrapalhou ou ajudou o Hadadd?
É dureza...
O quadradismo e a generalização do comentarista Leniéverson chegam a ser ridículos.
Vejamos:
“O PT sempre tentando convencer o leitor que o PT ainda é o baluarte da ética”
Aonde foi que ele identificou isso?, acho que ele passou os últimos oito anos em coma, acordou e resolveu escrever esse comentário. Talvez tenha batido a cabeça no piso do banheiro, quando levantou foi logo escrevendo esse comentário.
“O mensalão provou que o partido de ético não tem nada”
Num horizonte de milhares de filiados do PT, ele concluiu que o envolvimento de um mínimo de petistas num processo que tem trinta ou mais réus de diversos partidos políticos foi o suficiente para provar que o partido todo não tem ética.
Será que o PSDB com a quantidade de fichas sujas que abriga tem ética?
Será que a Igreja Católica com suas dezenas de padres pedófilos tem ética?
Qual o partido político que tem a tal ética?
Será que a mesma Igreja Católica mesmo tendo matado tantos nos tribunais de inquisição tem ética?
O apedeuta fala em apoio a países comunistas, liberdade de imprensa e liberdades individuais.
Acho que ele está fazendo uma crítica indireta à visita do Papa João Paulo e Bento XVI a Cuba.
A redação raivosa dele continua de forma tão genérica que é impossível se contestar na concisão necessária aos objetivos do blog.
Mas resumindo podemos afirmar sem medo de errar: nenhum partido político brasileiro matou tanto ou conseguiu acumular tantas riquezas como a Igreja Católica.
Mas cuidado, a Universal vem aí, não mata não, mas em matéria de riquezas...
Caro Leniéverson, você sem escrever poderá até se passar por sábio, portanto aprenda mais sobre a bíblia e a história de sua Igreja, talvez nessa seara você logre algum sucesso e tenha mais clareza para entender as coisas boas e ruins do nosso mundo.
Faça um trabalho contra a homofobia entre cristãos, pela aceitação da pílula anticoncepcional pela Igreja Católica, etc...
Abraço
Oliveira Jr
na maioria das vezes o povo escolhe "Barrabás".
E pensa que está levando vantagem. Ganha R$ 100,00 reais no dia da eleição, fica satisfeito, mas depois fica quatro anos sendo ludibriado e roubado.
Sai barato, muito barato para os políticos desonestos
Postar um comentário