A fábrica de semicondutores (SIX) do empresário Eike Batista no município de Ribeirão das Neves, na área metropolitana de Belo Horizonte, já começou a ser construída (conforme o blog comentou aqui neste espaço em 17 de setembro de 2012) terá três investidores além do grupo EBX: o BNDES, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BMDG) do governo estadual e a Matec Investimentos e Tecnologia Infinita WS-Intecs, do ex-presidente da Volkswagem do Brasil, Wolfang Sauer.
A fábrica tem previsão de ficar pronta em outubro do ano que vem e iniciar as operações em 2015 e terá 18 mil m². A produção de chips no país influencia diversas outras indústrias ligadas à área de eletrônica e que hoje dependem dos chips importados. O chip é a peça que dá vida, alma e inovação nos equipamentos como televisão, celular, controle de combustão de carros, etc.
A produção dos chips na SIX não será totalmente autônoma nacionalmente, pois precisará do silício e gases especiais que precisam ser importados. O processo de produção terá a participação da IBM.
Fonte: Valor Online.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
é um grande avanço!
parabens a esses empresários
Postar um comentário