O equipamento veio rebocado do Porto do Forno em Arraial do Cabo até o Açu.
O equipamento Kugira tem a função de produzir blocos de concreto flutuantes (caixões) que serão utilizados na instalação do quebra-mar no porto do Açu.
O equipamento é da empresa espanhola, Acciona que já está instalada há algum tempo no Porto do Açu. Em Arraial do Cabo foram produzidos os primeiros seis blocos.
O Kugira tem 74 metros de comprimento, 49m de largura e 58 de altura, incluídas as torres metálicas e fabrica peças de até 33.500 toneladas.
Cada bloco produzido para o quebra-mar tem 66,85 metros de comprimento, 24 metros de largura e 18 metros de altura. Segundo a Acciona o Kugira, seria o maior dique flutuante da Europa que pela primeira vez foi trazido para o Brasil.
No Açu, o equipamento produzirá os 36 blocos restantes para a instalação do quebra-mar do TX, de um total de 42 blocos que serão utilizados. A previsão é que a produção e instalação de blocos sejam concluídas em 2014.
O quebra-mar será composto pelos 42 blocos de concreto e por pedras e terá comprimento de 1.466 metros (sentido Norte) e 2.363 metros (sentido Sul), para permitir a entrada e saída de navios do canal onshore do TX2.
4 comentários:
kkkkkkkkk ku.gira
É o país da piada pronta como diz o Zé Simão... Ku_gira. ahahah
Procurem saber os danos em arraial .
Que TETA maravilhosa!
Postar um comentário