A imagem com o registro verbal do rei Juan Carlos está no El País, maior jornal da Espanha:
"O chamamento do Rei soou quase como uma súplica. "O mundo é muito diferente hoje do que era quando começamos a Ibero pouco mais de duas décadas. [...] A América Latina está crescendo. O continente cresce, reduzindo os níveis de pobreza e com uma maior coesão social", disse Juan Carlos para os outros 16 chefes de Estado e de Governo reunidos em Cádiz. Em vez disso, ele admitiu, "deste lado do Atlântico, vimos surgir situações difíceis causadas pela crise financeira e econômica. Nossos olhos se voltam para vocês. Necessitamos de mais Iberoamerica."
"A Espanha pede uma tábua de salvação a América Latina"
"O Rei se mudou para tentar garantir o sucesso do conclave"
"Passou o tempo em que a Espanha foi apresentado como um modelo de transição democrática e milagre econômico, quando se permitia inclusive dar conselhos. Agora olha com inveja para uma América Latina que cresce 3% ao ano e procura as receitas do que está sendo aplicado para superar sua própria crise "uma experiência que podemos compartilhar", nas palavras do rei."
Mais detalhes leia aqui.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Professor Roberto,
Vivemos atualmente em uma época fantástica:
Quem diria, o país que outrora conquistou, matou e pilhou copiosamente a América Latina, hoje, pede por socorro.
Sem mais comentários...
Agora ele pede ajuda. Até pouco tempo estavam barrando e constrangendo boa parte dos brasileiros que chegavam lá.
A palavra de ordem agora deve ser:
R-E-C-I-P-R-O-C-I-D-A-D-E!
Que entrem apenas engenheiros, doutores, técnicos e cientistas! A escumalha espanhola pode ficar por lá mesmo!
Parece brincadeira isso em? Tanto que a Europa já usurpou dos nossos recursos de graça, torraram tudo e agora querem que nós ajudem eles? Eles querem que abrirmos as portas para os imigrantes deles mais capacitados que nós, tirando assim a mão de obra dos países pobres e que apesar de todo o avanço ainda continua pobre. Afinal dá para entender se o governo corta os juros dos bancos, como os bancos continuam batendo recordes de lucro.
Nós nem começamos a fazer o dever de casa, trabalhamos a metade do ano para sustentar todo esse governo corrupto e agora vem a europa pedir ajuda!!!! Fala sério viu! o-O
Essa raça num vale é nada, aqui já tem muito desempregado, e quando o Brasil estava por baixo esse povo ajudou, são os mesmos piratas de sempre... Chega de ser bonzinho.
Caro Roberto
Sobre seu post:
Rei da Espanha pede socorro à América Latina
Não estaria na hora do Hugo Chaves responder:
"Por que não te calas, Juan?"
Sds
JRonaldo
... que se fuedam los espanhois
vagabuendos e cruéis...
Não me espanta este tipo de comportamento. Faz parte deste modelo que individualiza os ganhos e socializa os prejuízos.
Postar um comentário