Os colaboradores e comentaristas das notas do blog solicitaram e retiramos da programação do mesmo a exigência de que os comentaristas tenham que digitar letras (palavras) e/ ou números para que o comentários seja enviado para ser publicado.
Fizemos isto e durante um mês, mais ou menos, vimos que foi aumentando gradativamente, o número de comentários feitos por "robôs", localizados em computadores de diferentes países do mundo, que postavam em tudo em que é língua, comentários com o simples propósito de estimular o acesso a links que chegam nos conteúdos destes comentários.
De início imaginamos que seria algo administrável, mas, foi um engano.
Além disto, outros leitores-colaboradores começaram a reclamar que o acesso à página do blog estava muito mais lento.
Bom, juntando tudo isto, o blog teve que decidir por retomar a exigência da identificação de letras/números.
Esta exigência evita que os chamados "robôs" que buscam páginas e blogs muito acessados pela identificação das estatísticas do próprio Google, proprietária da plataforma "Blogger", que administra o espaço do "Blogspot", façam de forma automática comentários em qualquer nota destes blogs.
Porém, com a intenção de ajudar, os nossos leitores-colaboradores-comentaristas, o blog informa, que as dificuldades em identificar as letras, se origina no fato que nas imagens que a Blogger agora oferece, além das letras, aparecem números ou letras, numa segunda imagem, que são exigidas que sejam digitadas junto do conjunto de letras da mesma imagem. Quem relatou estas dificuldades saberá do que o blog está se referindo.
Entendo que a explicação acima não é simples. Para isto o blog posta ao lado um imagem de exemplo. Veja além da sequência de letras à esquerda (nveALe - observem as minúsculas e maiúsculas) há uma dezena (64 - nem sempre são muito legíveis) no lado direito que deve também ser digitada para que o comentário seja encaminhado para moderação.
O blog agradece a compreensão, a sugestão e a participação de todas e todos. Sigamos em frente!
PS.: Atualizado às 15:02 para acrescentar a imagem e, assim, tentar facilitar a compreensão dos comentaristas.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
xxxx
Roberto, já tinha desistido de acessar o seu blog, e fazer comentário.
Postar um comentário