Apenas uma coincidência nada mais: depois que o Iphone 5 passou a ser comercializado no Brasil pelo estratosférico valor de R$ 3 mil, a Apple, anuncia que voltará a produzir nos EUA.
O Iphone 5 é produzido pela Foxconn na China e agora em alguns outros pontos do mundo.
A Apple depois de buscar produção de baixo custo pelo mundo diz que voltará a produzir nos EUA e para isto diz que vai investir US$ 100 milhões. Desta forma, a empresa cede às pressões do governo e da sociedade americana para que as empresas criem mais postos de trabalho no próprio EUA.
Interessante avaliar este retorno, quando se sabe que os ganhos dos empregos com as montagens de computadores, são relativamente pequenos e com baixas remunerações, rejeitadas pelos trabalhadores americanos.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário