O blog recebeu por e-mail a reclamação contra a Ampla:
"Prezado Roberto Moraes
Como leitor de seu blog estou lhe enviando esse email para dar ciência ao seu publico e se porventura já aconteceu isso com algum de seus leitores, sobre a arbitrariedade da concessionaria de energia Ampla vem praticando em nossa cidade, meu medidor de energia literalmente "derreteu" fui a loja da Ampla no centro de Campos comuniquei o fato as atendentes que solicitaram uma equipe para trocar meu medidor (eles vieram na minha residencia a meu pedido, não foi uma inspeção de rotina). O medidor foi trocado e o medidor queimado colocado em um envelope plastico e lacrado na minha presença, na ata que assinei sobre a troca do medidor estava dizendo que " em 10 dias eu seria comunicado sobre a pericia no medidor retirado" até ai tudo bem. Essa semana chegou uma carta para mim dizendo que o medidor foi retirado em uma vistoria técnica e que a pericia será feita em São Gonçalo, informando ainda que eu poderei acompanhar a referida pericia , no LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELETRICAS DA CAM - BRASIL, procurando no google sobre este órgão não achei nenhuma informação sobre esse laboratório que vai fazer a pericia, muito menos que ele seja vinculado à órgãos de segurança publica (leia se IPEM OU INMETRO) como diz o artigo 72 da resolução 456 da ANEEL. seque link:
http://www.aneel.gov.br/cedoc/res2000456.pdf
As minhas duvidas são as sequintes ; será que é válida uma pericia unilateral feita por órgãos que não sejam vinculados aos órgãos de segurança publica (IPEM OU INMETRO) ? O medidor de energia que foi colocado na rua é de minha responsabilidade qualquer dano nele existente?
att."
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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7 comentários:
A AMPLA É UMA EMPRESA INIDÔNEA, SEM ESCRÚPULO, VAMPIRA DO POVO FROUXO QUE RECLAMA MAS NÃO PASSA DISSO.
ESSA EMPRESA NOS TRATA COMO "GADO", NÃO DÁ A MÍNIMA PARA SEUS CLIENTES E JÁ ME FOI FALADO POR VÁRIOS EX-FUNCIONÁRIOS QUE NENHUM DESSES RELÓGIOS SÃO HONESTOS,,,,,TODOS SÃO REGULADOS PARA AUMENTAR O CONSUMO EM TORNO DE 30% A MAIS.
Roberto,
Boa Noite!
Acredito que provavelmente você tem como estabelecer contato com este leitor e peço que o oriente.
Aconteceu algo bem parecido com meu filho. Simplesmente o medidor de energia dele explodiu e, chamou o serviço de emergência da AMPLA que foi até a casa dele e, por ser tarde da noite acabaram fazendo uma ligação direta e, o informaram que viria outra equipe técnica substituir o medidor.
A outra equipe compareceu ao local e fez todos os procedimentos, retirando o medidor queimado e colocando-o em invólucro próprio, com lacre e dando a ele uma cópia do lacre, SEM INFORMÁ-LO QUE TERIA PERÍCIA TÉCNICA OU ALGO DO GÊNERO. Ele, pelo inusitado da situação acreditava que era apenas um procedimento de rotina.
Eis que recebeu uma correspondência na segunda feira para comparecer na sexta à São Gonçalo.
Pelo exposto você pode observar que os problemas são mais ou menos similares, e a carta é idêntica a que ele recebeu.
Observei que ele te enviou a Resolução 456/2000 da Aneel, entretanto esta foi alterada pela Resolusão 414/2010 - artigo 129.
http://www.aneel.gov.br/cedoc/ren2010414.pdf
Porém o caso dele, conforme relatado NÃO É UMA VISTORIA DE ROTINA.
Quanto ao questionamento que ele te fez sobre o laboratório, informo que CAM é marca/modelo aprovado pelo INMETRO: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/pam/pdf/PAM005116.pdf
-> § 7o Na hipótese do § 6o, a distribuidora deve comunicar ao consumidor, por escrito, mediante comprovação, com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência, o local, data e hora da realização da avaliação técnica, para que ele possa, caso deseje, acompanhá-la pessoalmente ou por meio de representante nomeado. (ESTE PRAZO DE DEZ DIAS ESTÁ SENDO RESPEITADO?)
Observe que o endereço do fabricante e o endereço do laboratório a que ele teria que comparecer é o mesmo que consta no relatório do INMETRO.
Providências que meu filho tomou: Não adianta reclamar com a AMPLA eles agem com arbitrariedade e, sequer querem ouvir o cliente, mas de qualquer forma peça para ele ligar para o 08002800120, com a conta de luz em mãos, anotar o nome do atendente e número do protocolo e relatar que NÃO HOUVE PROCEDIMENTO DE ROTINA, QUE FOI UM PEDIDO DELE PARA SUBSTITUIÇÃO FACE AO QUE OCORREU etc e tal.
Guardar este número de protocolo, ou então fazer a mesma reclamação no site da ANEEL. Porque este procedimento visa a uma recuperação de consumo (MULTA) que na verdade, conforme o relatado pelo seu leitor não houve.
Outra alternativa é abrir uma reclamação no site www.reclameaqui.com.br (esta surtiu mais efeito do que qualquer outra que meu filho fez).
Acho estas informações que eu tenho a lhe passar são o bastante para que o leitor possa ver sanado um problema em que ele não ensejou causa, sem ter que arcar com despesas de locomoção daqui a São Gonçalo.
QQ coisa estou ao dispor.
Saudações
Só para adicionar mais um fato, as novas instalações dos medidores da Ampla estão sendo feitas com cabos de aluminio sendo q a maioria das instalações prediais são feitas com cabos de cobre. Pois bem, cobre e aluminio não combinam em instalações elétricas, necessitam de um conector específico. A ampla aparentemente,como medida de cortar custos não instala este conector, só o fazendo quando ocorre problema na casa do cliente. No meu caso ocorreu um "curto" na caixa de passagem depois do medidor derretendo boa parte dos fios, fique 16 horas sem energia e fui obrigado a fazer uma "gambiarra" até achegada da equipe da Ampla. Provavelmente muitos problemas em medidores podem ter ocorrido pela falta de um simples conector.
Também fui vítima da Ampla num caso bem parecido. Ducumentei tudo; não dei bola para a "perícia" feita por uma empresa que é CONTRATADA deles, esperei a multa chegar, entrei na justiça e consegui o cancelamento da mesma, e R$ 1200,00 por danos morais.
É sempre bom lembrar que a CAM Brasil é uma das empresas do mesmo grupo da AMPLA, tendo sido criada dentro da mesma, funciona onde foi uma das instalações da antiga CERJ, hoje AMPLA, em São Gonçalo e sempre prestou serviços à AMPLA que não podem ser executadas pela mesma por força de Lei.
Tudo isto é uma grande irresponsabilidade até hoje não apurada ou investigada pelas autoridades competentes.
A CAM não faz parte do grupo da Ampla, e nem funciona nas antigas instalações da CERJ. Através de uma pesquisa rápida na internet e no site do Inmetro, percebe-se que trata-se de um laboratório acreditado pelo Inmetro. Por Lei, permiti-se o acompanhamento da emissão de laudo pericial, o qual todos vocês, clientes que tiveram problemas em seus medidores, foram convidados a presenciar.
O Ministério Público e a Polícia Federal deveriam investigar porque os medidores são abertos e manuseados na Ampla após saírem do Inmetro. Por incrível que pareça, não há fiscalização alguma...
Ou você já presenciou algum órgão aferindo o que está sendo medido e cobrado?
Aqui em casa por exemplo veio um representante dessa Ampla com um questionário para saber todos os aparelhos do imóvel e pasmem, a conta que era em torno de 300 reais foi para mais de 700.
Tá na cara que passaram a cobrar por estimativa própria levando em conta os aparelhos, sem se preocupar se eram ou não usados...
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