terça-feira, dezembro 18, 2012

Reclamação contra a rede de supermercado SuperBom em Campos

O blog recebeu a reclamação que divulga abaixo abrindo espaço para que a rede possa se explicar e oferecer a sua versão. O blog só não aceita que os problemas sejam colocados nas costas dos funcionários já muito sobrecarregado pela ampliação do movimento com reduzida ampliação do número de empregados:

"Prof. se você puder abrir um post sobre essa reclamação contra o Super Bom, ficarei grato. Acredito que deva ser a angústia de muitos clientes. A principal rede de supermercados de Campos, a rede Super Bom, oferece um péssimo atendimento aos clientes. Não dá para entender como persiste neste rede vários problemas que causam tantos aborrecimentos aos seus clientes. Irei listar vários problemas:

1º O horário de fechamento das lojas são às 23 horas. Porém, 20 minutos antes, quase todos os caixas fecham para o balanço. As filas ficam longas, e ao lado das filas, vários caixas estão contando notas e fechando o turno. E ao contrário do que se pensa, o fluxo de clientes neste horário é alto, pois muitos clientes são trabalhadores e estudantes das universidades que acabaram de terminar o dia letivo. Sem contar, que nos 15 minutos antes do fechamento, não consegue-se comprar itens no setor de frios e de carnes, pois os atendentes já limparam os instrumentos e as máquinas. No Super Bom da rua Treze, 15 minutos antes das 23 horas as portas já estão fechadas. No Super Bom do Parque Tarcísio Miranda (antiga FIAT), no mesmo horário, o portão do estacionamento já está fechado para entrada de clientes! Até dá pra entender a angústia deste trabalhadores pra irem embora, visto que é um trabalho fordista e mal remunerado. Mas, o horário de fechamento não é as 23 horas? Muitos clientes só podem comprar nesse horário em virtude do turno de trabalho!!

2º As frutas e hortaliças são pesados no caixa e isso torna-se um martírio! Primeiro que os funcionários que trabalham no caixa demoram vários minutos pra procurar o código de uma fruta, pois eles possuem uma lista com dezenas de códigos, imagina uma compra com dezenas de hortaliças e frutas? Perde-se muito tempo!! O pior é que temos que ficar vigiando os caixas pra ver se acertam o código correto da fruta, pois muitos erram. Quantas vezes comprei a maçã de 2,99 o kg e o caixa passa a maçã de 5,99? Sempre há aborrecimentos com vários clientes em virtude deste fato.

3º São raríssimos os empacotadores nos caixas. Outro martírio, tanto pro funcionário quanto pro cliente. O funcionário faz duas funções: trabalha no caixa e concomitantemente embala os produtos.

4º No Super Bom do Tarcísio de Miranda (antiga FIAT), acontece algo que não dá pra entender. O guarda fornece pra todo motorista que entra no estacionamento um pedaço de papelão com um número. Parece que é pra “controlar” o número de carros que entra no estacionamento. Mas como? Não há controle nenhum, só é fornecido um pedaço de papelão com um número pro cliente, no qual nenhuma anotação de entrada e saída é feita. Ele dá o papelão na entrada e na saída pro cliente, sem controle nenhum! Isso só serve pra aborrecer o cliente, pois existe o risco de perder esse pedaço de papelão e ocorrer estresse com algo que não serve pra nada! Que algo “inteligente” do Super Bom! Isso é um papelão mesmo!"

31 comentários:

Leticia Veltmann disse...

Não gosto de criticar, mas sim sugerir oportunidades de melhoria para a Superbom. No meu caso é o Superbom na 28 de Março:
Sugero que o supermercado resolve o mal cheiro que tem na area de carne, frutas e hortaliças. Parte do mal cheiro vem dos toilettes, onde tem falta total de hygiene. Parte vem de frutas podres, que são removidas em ultima instancia. Tambem os peixes e salchixas causam um mal cheiro.

Em seguida sugero que o Superbom dá treinamento adequado ao pessoal, como manusear carne com hygiene, como fazer a limpeza das gondolas etc. È dificil achar uma cesta limpa para colocar as mercadorias por exemplo. Os vidros dos freezers sempre são sujos.

Com frequencia anotamos que os laticinios estão com um problema de qualidade provavelmente por falta de congelamento ou controle.
È muito chato para um cliente ter que voltar para o supermercado e reclamar sobre o produto.

Por final sugero que tem um controle melhor sobre que o preço indicado nas gondolas é o mesmo que é cobrado na caixa.

Anônimo disse...

SugIro aprender português.

Anônimo disse...

Sem contar aquele som alto entrecortado por umm locutor que ninguem merece!
Campos precisa sair da era dos monopólios.Empresários, Campos precisa de mais supermercados.

Anônimo disse...

Também na loja da 28 de março com rua dos goytacazes. Fiquei nervoso noite dessas, motivo número reduzido de caixas. Entrei em várias filas até ser atendido, péssimo atendimento. Procurei pelo gerente da loja para reclamar, uma atendente disse não ter gerente. Deveria reclamar pelo 0800 que não atende celular e sim de telefone fixo quando atende não resolve. Voce se stressa na loja e tem que carregar o problema para casa para ligar de telefone fixo. PURA FALTA DE RESPEITO AOS CLIENTES. É o monopólio só existe eles em CAMPOS abusam dos clientes.
João do Centro.

Anônimo disse...

Roberto , embora nutra maior admiração pela Ong Orquestrando a Vida e tenha vibrado com a aquisição, via governo Estadual , de sua nova sede, não posso deixar de expor aqui meu protesto ao verificar que neste exato instante uma festa com som alto acontece nesta referida nova sede.
Inconcebível que não percebam que faz parte da formação cidadã o respeito ao vizinho.

Anônimo disse...

Prof., estive agora a noite no SuperBom e as 22:30, ou seja, 30 minutos antes de fechar o supermercado, muitos caixas se recusavam a atender os clientes, pois segundo eles iriam fechar pra balanço. Mas 30 minutos antes?

Anônimo disse...

Na realidade o problema todo é falta de visão gerencial estratégica e operacional.
- Funcionários tem que ser treinados e orientados;
- O estacionamento que tem controle por papel que de nada servem, assim como os seguranças que lá ficam parados;
- A limpeza da gondola de carne não existe.
- Plano ocupacional de caixas para atender a demanda devem desconhecer.
- Quando tem que cancelar algum item no caixa, toque a campainha e espere a boa vontade.
- Organização passa longe, em cima da estante de laticinios, coloca-se panetones, eles podem ficar naquele temperatura?! Ou em outras época ficam com outros produtos de enfeites.
Parece que cliente faz favor...lamentável!

Anônimo disse...

Será irrelevante o respeito ao sono Sr Roberto Moraes?
Já que o sr não postou às 10:30h , quem sabe à 00:37h de uma madrugada impossivel de dormir por conta da Ong Orquestrando a Vida e seu funk?

Anônimo disse...

SUGIRO QUE COLOQUE AS FRUTAS E VERDURAS MAIS LIMPARA PARA SER VENDIDAS, UMA VERDADEIRA PORQUICE.

Anônimo disse...

Frequento o SuperBom da BR, não tenho o que reclamar, a não ser dos preços. Acho melhor que o Wal Mart, onde quase não tem caixas para atender.

Anônimo disse...

Meu irmão já trabalhou na parte de trás onde fica armazenado Carnes e Etc. E me deu um alerta!!! Nunca Compra uma bandeja "pronta" por eles intitulada "Ingredientes para Feijoada" é tudo resto lá de trás!!!

Rahan disse...

Apesar de nunca ter trabalhado nesse setor vou pensar um pouco no lado do superbom fazer estas coisas.

*O primeiro caso:
Acho que aí entra a questão segurança, acho que um assaltante ou um grupo deles teria uma taxa maior de sucesso caso esse balanço do caixa fosse feito quando a loja estivesse fazia e so com os funcionarios nele, Um assaltante poderia força uma entrada pela lateral ou area de serviço e poderia fazer alguem de refem, acho que os seguranças armadas do superbom não iriam colocar a vida em risco de um colega... não é? Deve ser um por isso que eles fazem o balanço na ultima hora antes de fechar. OS clientes e as portas abertas meio que inibem bastante esse tipo de cituação.

*Segundo caso, o caso das frutas.
Olha! Se você não esta gostanto das frutas do superbom vai então num local especializado nesse tipo de alimento tipo um hortfruit. Infelizmente esse é o preço que se paga pela "conveniência" das grande redes, nem tudo sai perfeito né rsrsrs. Fui naquele "green e esqueci o resto do nome" rsrsrs , Aquele hortfruit entre uma academia e um posto de combustivel ali na 28 logo depois da "Pontual" sentido centro... em termos de qualidade e arrumação dos produtos dá de 10 a 0 em qualquer Superbom.
Agora quanto a questão da balança, aconteceu a mesma coisa no "green" fui comprar as preças umas frutas dai comprei banana maçã so que quando cheguei no caixa tinha esquecido qual foi mesmo o tipo de banana que tinha comprado, o caixa e eu estavamos em duvida se era mação ou "banana prata" devido a semelhança das duas rsrssr.

Acho que se colocassem algum tipo de etiqueta com codigo de barras para fixar nos plasticos onde se coloca a mercadoria o caixa iria passar o saco de fruta no laiser, o programa em seguida identificaria que tipo de fruta é e iria logo de imediato pedir o peso para fazer o calculo do valor. Isso dispensaria "tabelas" e agilizaria o processo não acham?

*Terceiro caso, poucos funcionario:

É verdade. Na entrada do Superbom ali do Jockey tem um cartaz bem gritante de "Contrata-se Funcionarios". E um fato que me surpreendeu hoje foi a noticia de dados do IBGE que 49% da população acima dos 25 anos não possui ensino fundamental completo. Então resumindo, a pessoa faz um desses curzinhos profissionalizantes que não precise de segundo grau e ja esta empregada numa dessas firmas do porto terceirizadas. Diploma de primeiro grau??? Ou faz uma prova rapida do governo e tira ou compra ali na esquina. Quem vai querer ir pro suberbom para ganhar pouco e tarbalhar mais rsrsrs.

Quarto caso, o estacionamento

Nisso concordo totalmente com você apesar de ter carteira e nunca ter possuido um carro rsrsrsrs. Isso ja é o velho "jeitinho barsileiro" de nunca fazer a coisa certa e de maneira organizada.

Anônimo disse...

Não entendo como pode as pessoas dizerem q o SuperBom é monopólio em Campos. Existem vários outros supermercados grandes e médios espalhados por toda a cidade. E locais pra comprar frutas e verduras tb! Se não está satisfeito, anda um pouco mais e compra em outro lugar.

Anônimo disse...

E olha que o SuperBom colocou catraca eletronica no estacionamento do Tarcisio Miranda, mas so fica de enfeite. Preferem usar esse papelao

Anônimo disse...

Quem trabalha no açougue,deveria usar luvas.

Anônimo disse...

ACHO QUE TODO CAMPISTA DE VERDADE DEVERIA DE SE ORGULHAR DE UMA EMPRESA 100 % CAMPISTA QUE TANTO EMPREGA EM NOSSA CIDADE E REGIAO

Anônimo disse...

hehehe oque me irrita no super bom ja reclamei por email e por telefone com a firma..as operadoras de caixa quando pegam uma nota acima de 10 reais , olham a nota para ver se é falsa de maneira vexatoria e constrangedora ao cliente, acho que existem maneiras de ver se uma nota é falsa ou nao por outros meios sem causar constrangimento ao cliente...elas levantam a nota la no alto contra a luz.. todos da fila olham vc como um bandido

Anônimo disse...

o super bom da treinamento aos seus funcionarios... kkk parece ate piada quanto se trata de higiene.. pois os funcionarios que manejam os frios ficam deitados na ciclovia (jardim carioca) como mendigos na pausa do lanche , com aquelas roupas brancas e depois do descanço vai cortar nosso queijo presunto e preparar nosssa torta

Anônimo disse...

No geral, o funcionamento de um supermercado depende tanto dos superiores, quanto dos funcionários e de seus usuários.

Ao longo da gravides de minha adoravel esposa, fatos no super bom da 13 de maio ocorreram por erro dos 3 itens citados acima, superiores, funcionários e usuários.

Em corredor do setor de limpeza havia detergente derramado no chão, minha esposa gravida de 8 meses na epoca escorregou e se apoiou em mim e na prateleira, por sorte nada aconteceu, se a mesma estivesse sozinha certamente teriamos muitos problemas podendo ate causar a perda do bebe.

Ja outro fato, sao usuários ignorantes. Existem pessoas com necessidades especiais como idosos, deficientes e gestantes ou com crianças de colo. Ao ir em um dos caixas perguntar sobre a fila da prioridade nada sabe informar, quando entao decido ir com minha esposa gravida a uma fila qualquer como prioridade contamos com a ignorancia de usuários reclamando da necessidade, neste caso o supermercado nada faz.

Anônimo disse...

Para dar mais um exemplo de mal atendimento por parte dos supermercados, digo o seguinte: Aqui na cidade do Rio de Janeiro, mas precisamente do Bairro da Taquara, conjunto Bandeirantes (Merck), existe um mercado com o nome de Rede Carioca, que é dirigido pela proprietária de nome Lucia. Eles fazem o serviço com menores, que além de serem fracos físicamente, pois chegam nos prédios de 4 lances de escadas, e estes se negam a levar as compras para os andares acima, pois dizem que não aguentam, e também não querem fazer isso pois não tem carteira assinada pela empresa que trabalham. A maioria do empregados já maiores, também alegam que não tem carteira assinada. A proprietária já abriu ao lado um salão de beleza nas mesmas condições. Perguntei a um empregado o porque de trabalharem nestas condições, eles alegam que a proprietária compra a ficalização com propinas oferecidas. A empresa consta também na internet respondendo a um processo impetrato pela Light sobre colação de gato no sistema de fornecimento de energia.

Anônimo disse...

Realmente o atendimento no Supermercado SuperBom é péssimo. Pedi a embaladora que retirasse o presunto que ela colocou junto aos pães e ela perguntou qual era o problema e ficou olhando pra mim. Eu disse que o presunto iria molhar os pães. Ela retrucou dizendo:"Só me faltava essa!" Nessa hora não há gerente e nem ninguém para que o consumidor leve a sua reclamação. Fiquei indignada!

Anônimo disse...

bom eu não estou aqui pra criticar ninguém ,mas já fui funcionaria dessa empresa e nunca vi tanta falta de respeito ,o salario e baixo não paga hora extra passa do horário de saída dos funcionários sem contar a comida que eles oferecem para os funcionários se alimentar e uma bagunça parece que os funcionários são cachorros graças a deus jesus me tirou de la.

ROBSON MACIEL disse...

SOU CLIENTE DA REDE SUPERBOM HÁ MAIS DE QUINZE ANOS, ENTRETANTO VEJO A DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DE ATENDIMENTO CADA VEZ MAIS ACENTUADA, HOJE FIQUEI QUASE UMA HORA NA FILA DO SB GOURMET DO SHOPPING BOULEVARD, O SISTEMA CAIU E O CARTÃO NÃO PASSAVA, MANDARAM AGUARDAR E DEPOIS DE MUITA ESPERA DESCOBRIRAM QUE EMBAIXO DO BALCÃO HAVIA MÁQUINAS MANUAIS PARA RECEBER A CONTA. BRINCADEIRA DE MAU GOSTO OU INCOMPETÊNCIA DA GERÊNCIA E DAS FUNCIONÁRIAS?

Anônimo disse...

O super bom nao paga um salario. justo oa funcionario e a maioria faz mais de uma função posso falar isso pq trabalho la botam a gente para repor mercadorias e ao mesmo tempo descarregar caminhão atender clientes.e encher o caminhão vazio de papelão e ainda botam encarregados no seu pé a isso tudo ganhando 830,00 reais apenas isso e uma vergonha e falta de respeito com o funcionario!!!!!!pois pelo menoa deveriam pagar um salario digno isso mereeçia q a justiça intervisse para ver o trabalho escravo q fazem com o funcionario ta ai o pq do mal atendimento funcionarios mal remunerados e sobre carregados como querem q o funcionario esteja feliz com essa esse escravidão!!!!!:/

Anônimo disse...

O atendimento é péssimo falta de pessoas capacitadas, entregas de suas compras depois de cinco horas.

Anônimo disse...

Fui no superbom da 28 ontem e fui muito mal recepcionado pela caixa q fez um comentario grosso sobre um outro cliente. Fiquei imaginando se falaria de mim tambem. Observei o nome dela no cracha e vou abrir uma reclanacao no sac. Isso nao pode acontecer falta de etica.

Anônimo disse...

Trabalho no superbom e sei que muitas vezes somos sobrecarregados e ficamos estressados, mais existem alguns clientes que nos tratam,(funcionários), como cachorros e/ou escravos,pois jogam ou deixam os produtos caírem no chão e simplismente chutam para abaixo da gondola e ainda saem dizendo"deixa ai tem gente pra pegar ai,pois eu pago o salário dele(a)"maior falta de respeito com o ser Humano,pois a Educação,o respeito e a compreensão,são a base da sociedade.
Eu lhe pergunto: se fosse o seu filho em meu lugar você lhe trataria feito um cachorro/escravo?
Tente ser diferente pois é com exemplo que se ensina não com ignorância.
Não digo isso a todos pois é uma menoria que agem desta forma.

Unknown disse...

Sou Cliente do Super Bom da Tarcísio Miranda e gostaria de enfatizar os seguintes pontos, dos quais alguns já foram mencionados neste espaço:
#É uma grande rede de nossa região e emprega várias mãos de obra local.
#Já passaram vários supermercados de grandes redes nacional e todas elas fecharam a porta.
#Mau atendimento às vezes ocorre, pois é difícil lidar e controlar seres humanos, mas compare com o da Rua Felipe Web e verá que o Super Bom não é o pior.
#São os únicos Supermercados de Campos que dão oportunidades a pessoas que possuem necessidades especiais a trabalharem e ganhar seus dinheirinhos de uma forma digna e se sentirem úteis (empacotadores, etc), aliás este é um dos motivos que faço questão de dar preferência a esta rede.
# Observo a troca de turno dos funcionários, principalmente os caixas e embaladores e eles vão em todos os caixas cumprimentarem seus colegas. Isso eu nunca vi em nenhum supermercado local e acho isso de um valor sem tamanho e é digno de admiração e elogio.
# Por favor, não entendam como uma grosseria, mas não está satisfeito com o Super Bom? Faça uma experiência e vá para a concorrência por uns 3 meses: Já viu alguém destinado a embalar suas compras lá? Se tiver dúvidas quanto a algum produto, vc encontra alguém no salão para tirar sua dúvida?
# Se achamos que tem coisas que possam melhorar, vamos dar sugestões, pois às vezes funcionam mais que críticas.
# E lembrem também de ser afáveis, corteses e educados com os funcionários, pois eles tb são seres humanos tentando seu ganha pão honestamente e merecem todo nosso respeito e admiração.Vamos tratá-los da mesma forma que gostaríamos que fôssemos tratados ou que tratassem um filho nosso se estivesse trabalhando em seu lugar.
# Só para esclarecer: Não conheço, não sou parente e nem amigo do dono desta rede de supermercados, apenas estou expressando meu ponto de vista da maneira mais sincera possível.

Anônimo disse...

Lembrando que. Se você for ao Rio de Janeiro, São Paulo enfim, em nenhum dos super mercados desses lugares você encontra empacotadores. Essa profissão já esta extinta. E vocês reclamam do super bom? Vao comprar em outro lugar seus bandos de riquinhos mimados!!! O super bom é a única rede de super mercados que admite pessoas com deficiência física e mental. É o segundo maior empregador da cidade, só perde para a prefeitura. Hoje o super bom tem mais de três mil funcionários. E é responsável pela sobrevivência de mais de dez mil pessoas. Podem ate não ter um salário bom, mais em vista da situação do nosso pais de merda. Quem esta no super bom esta seguro. Eles pagam em dia e dao oportunidade de crescimento. Então, antes de falar do Super Bom lavem suas bocas seus BOSTAS!!!

Anônimo disse...

SOU CLIENTE SUPERBOM; MAS, A PARTIR DO MOMENTO QUE ESTÃO COBRANDO N0 ESTACIONAMENTO, CR$10,00 PARA CLIENTES QUE FIZEREM COMPRAS ABAIXO DE CR40,00; VOU DEIXAR DE FAZER COMPRAS NESSE SUPERMERCADO, E VOU PROCURAR A CONNCORRÊNCIA; E AINDA POSTAR EM TODAS AS REDES SOCIAIS, CONVOCANDO OS USUÁRIOS À FAZER O MESMO. ASSIM COM ESSE MOVIMENTO ESPERO QUE ELES MUDEM DE ATITUDE.

Anônimo disse...

Vejo aqui pessoas reclamando que o supermercado começa a fechar 20 ou 30 minutos antes. Mas ninguém sabe como deve ser exaustivo pra esse pessoal que trabalha nessa rede entre outras até tarde da noite! Se reclamam por fila grande,seria melhor fazer suas compras mais cedo! Os funcionários também são seres humanos e não máquina de trabalho! Não trabalho em supermercados mas vejo como o comércio é explorativo na cidade