Esta previsão sobre o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, se baseia nos números e totais até novembro que o blog Aeroporto de Campos acaba de informar.
A estimativa para fechamento dos números de 2012, ainda não foi fechada pela Infraero, que administra atualmente o aeroporto, que o blog faz é de cerca de 12 mil pousos e decolagens e 75 mil passageiros.
O movimento de pousos e decolagens entre janeiro e novembro de 2012 foi de 11.541 aeronaves. Enquanto isto, o número de passageiros, neste mesmo período, foi de 67.354 passageiros.
Em todo o ano de 2011, esta mesma estatística foi de 6.236 aeronaves e 17.469 passageiros. Logo, é possível perceber que a movimentação de aeronaves praticamente dobrou (de 6 mil para 12 mil), enquanto o de passageiros mais que quadruplicou (de 17 mil para 75 mil).
A ampliação do movimento se deveu à relativa regularização dos vôos de aviões ligação entre Campos, Rio e Vitória, agora, pela Trip (Azul) e, principalmente, ao início das operações da Líder Táxi Aéreo, a partir do segundo semestre do ano passado.
É por tudo isto, que a PMCG pensa em privatizar o Aeroporto Bartolomeu Lisandro hoje administrado pela Infraero. Quais as vantagens? Quem ganhará com isto?
PS.: Foto do blog Aeroporto de Campos.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
O VAGALUME: SOBRE O AERÓDROMO DE ITAPERUNA
blogovagalume.blogspot.com
Com Dilma, reforma agrária cai em 2011 e tem a pior marca desde FH
Governo assentou 22 mil famílias no ano retrasado; MST enfrenta dificuldade de mobilização.
O governo Dilma é o que menos desapropriou imóveis rurais para fazer reforma agrária nos últimos 20 anos.
Na primeira metade do mandato, 86 unidades foram destinadas a assentamentos.
Comparado ao mesmo período das administrações anteriores desde o governo Sarney (1985-90), o número supera só o de Fernando Collor (1990-92), que desapropriou 28 imóveis em 30 meses.
É verdade professor.
Creio que que o aeroporto fechará ainda com mais aeronaves, pois a média mensal tem sido de 1.500 movimentos. Sendo assim, deverá fechar o ano com cerca de 13.000 vôos!A média mensal (depois do início das operações da Líder) ficam em 10.000 passageiros/mês. Com bases nesse números (sem contar com o aumento do movimento previsto), calculo que no ano de 2013 deveremos ter 18.000 vôos e 120.000 passageiros!
Só falta transformar o terminal num local digno deste nome.
Precisa também informar e ajudar os taxitas que operam por lá para que eles se estruturem e possam aceitar cartões de crédito. Algumas vezes precisei e nenhum aceita...
Postar um comentário