"Professor e leitores, não seria uma solução provisória de baixo custo e alto impacto dotar a rodovia de divisórias como essas já usadas nos trechos críticos, liberando o trânsito pelo acostamento, onde couber?"
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, fevereiro 19, 2013
Paliativos para trechos da BR-101 enquanto a duplicação se arrasta
A sugestão veio do colaborador Evandro:
"Professor e leitores, não seria uma solução provisória de baixo custo e alto impacto dotar a rodovia de divisórias como essas já usadas nos trechos críticos, liberando o trânsito pelo acostamento, onde couber?"
"Professor e leitores, não seria uma solução provisória de baixo custo e alto impacto dotar a rodovia de divisórias como essas já usadas nos trechos críticos, liberando o trânsito pelo acostamento, onde couber?"
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3 comentários:
o que precisa é um controle rígido da velocidade praticada pelos motoristas. antigamente era comum os PRFs embaixo de moitas de bambú após uma curva longa com um radar móvel para multar os apreçadinhos, hoje eles ficam escondidos nos postos geladinhos aguardando acabar o serviço para ir embora.E a auto pista não está usando os radares nem na ponte rio niteroi parece que querem mesmo que os motoristas andem a 140 Km ou mais para o fluxo ser melhor. as câmeras de monitoração seriam para multar as ultrapassagens ilegais e cadê? A duplicação é falha pois o trecho mais perigoso com maior índice deacidentes já é duplicado e com pistas largas(rio manilha). E aí???????
Concordo plenamente com o amigo Evandro, visto que temos um exemplo bem perto da gente , que é a VIA LAGOS, quase que em toda sua extensão não existe acostamento. Este caso poderia ser usado também na BR 101, principalmente nos trechos de muitas curvas, subidas e descidas, onde perde-se muito tempo atras de carretas enormes, os chamados bi-trens,( pois do jeito que a coisa anda não demorará muito para vermos circulando em nossas rodovias também os tri-trens ) podendo-se construir baias para refúgio de veículos avariados ou com defeitos, como é o caso da ponte Rio- Niterói. Outro fato relevante que ajudaria nessa possibilidade, é que a BR 101 já está praticamento toda monitorada por câmeras, o que facilitaria no socorro a esses veículos em trechos de maior risco. Acredito que seria uma ideia a ser levado adiante.
www.edisonrocha.blogspot.com.
Esta AUTO PISTA está ganhando fa´bula em pedágio.Não temos que ter medidas paliativas.
Temos que cobrar e cobrar para que tenhamos a duplicação o quanto antes. Srs deputados representantes da região, a camara e o Congresso não existem para se comer merenda!
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