segunda-feira, março 04, 2013

PMCG informa no edital que o transporte coletivo movimenta R$ 10,3 milhões/mês (R$ 124 milhões/ano) em Campos

É o que se deduz do item 4.1 do Edital. No item 4.1 foi estimada a movimentação de 3,77 milhões de passageiros por mês. Por esta estimativa é possível também fazer a estimativa de um faturamento de R$ 10,3 milhões mensais, considerando a tarifa média de R$ 2,75. Ou, de R$ 124 milhões anuais. Em 25 anos a receita estimada seria de R$ 3,1 bilhões. A tarifa básica da linha urbana é de R$ 1,60 e nas linhas distritais de R$ 1,60 a R$ 11,75.

Se os subsídios continuarem para tudo que é acima de R$1, eles totalizariam cerca de R$ 6,6 milhões por mês, ou R$ 79,3 milhões por ano. Como receita de ISS para a PMCG, considerado a alíquota de 5% para estes serviços, elas totalizariam R$ 6,2 milhões anuais.

Se já não bastasse a importância desta concorrência para a vida cotidiana dos campistas, que influencia diretamente a sua qualidade de vida, o tempo gasto nos deslocamentos (consequentemente seu tempo livre, para lazer e descanso), os valores gastos com as tarifas, o volume de recursos que o setor movimenta, e que a imensa maioria da população desconhece, ela demonstra para todos nós, de forma categórica e insofismável, pelo volume de recursos movimentados diariamente pelo setor, em dinheiro vivo e em recursos públicos garantidos com os subsídios do intitulado "cartão cidadão", a importância do presente certame licitatório.

Veja mais detalhes aqui no edital postado na íntegra abaixo.

A título de ilustração o blog traz uma linha urbana e outra distrital que conta de um dos anexos do edital.
A linha urbana apresentada abaixo Centro - Fundão. A linha distrital apresentada abaixo é Rodoviária-Travessão (Via São Diogo).

Seria interessante que os leitores do blog, moradores dos bairros da área urbana e dos distritos de Campos, pudessem observar o que está previsto como linhas em seus destinos: casa-trabalho-estudo e pudessem se manifestar. O interessante é que esta possibilidade pudessem ter ido aberta antes para manifestação e aperfeiçoamento das propostas de linhas que constam do edital.

As linhas urbanas estão da página 142 até a página 213. As linhas distritais estão da página 214 até a página 282.

O edital faz previsão de 5 (cinco terminais) e articulação intermodal: Eldorado; 15 de Novembro; Horto; Santo Amaro e Bela Vista. Veja no mapa abaixo:





































8 comentários:

Jornalista de Passagem disse...

1001 "benefícios"

Imagine só: se o transporte local movimenta essa "bagatela", faça ideia de quanto a Dona 1001 nao leva POR DIA cobrando até 100 reais por uma passagem pro Rio, tendo até 40 horários Diários diretos e indiretos para o trajeto - em cada sentido - e quase sempre todos com mais de 80% de ocupação.

Vale ressaltar que a empresa, "pensando no consumidor" agora divide em até 10x seus valores cobrados. SEM PARCELA MÍNIMA.

Pra que nao sabe, as operadoras de cartão de crédito cobram altas taxas para gerar esta facilidade de financiamento (nao ao consumidor, mas à empresa que oferece), podendo variar de 8 a 12% do valor cobrado.

Ou seja: mais uma prova de que a gordura é goooooorda na pujança do monopólio Campos-Rio.

Roberto Moraes disse...

Aguardem a 1001 também nas ruas de Campos, diretamente e subcontratando as atuais empresas em linhas específicas.

Jornalista Su-1001 disse...

Invejo o lema de Cingapura:

"Pais desenvolvido nao é aquele que até pobre tem carro.

É aquele que até rico usa transporte público".



A unica coisa q parece unir rico e pobre em Campos é a dengue.

Novo apelido pra empresa: MIL-e-UM-nária.

douglas da mata disse...

Licitação para ver quem é que vai ganhar dinheiro público.

Anônimo disse...

Moradores de Travessão,Vila Nova,Conselheiro, Murundum, terão que descer no terminal Eldorado e apanhar outro veículo? Do Farol desceram no terminal Bela Vista e apanhar outro veículo? De Ibitioca, Serinha, Dores de Macabu dentre outras desceram no Shopping Estrada e terão que apanhar outro veículo?

Rachel Bruno Siqueira disse...

Li rapidamente, não sou de Campos, só estive aí um final de semana há muito tempo e de carro e não tenho conhecimento para avaliar o que vc, Roberto, pede.

Mas posso dar um palpite pelo que já vivenciei e observei em meus 32 anos de residência em Niterói e agora quase 2 anos em Juiz de Fora.

Sou totalmente a favor do transporte via ônibus, trem - metrô, mas de qualidade, com preços acessíveis a todos; para evacuar nossos Centros Urbanos, que estão intransitáveis, gastando se muito tempo para ir ao trabalho, escola etc....e perdendo Qualidade de Vida.

Porém, em minha observação, o problema é muito Cultural. Pode observar no trânsito, Ponte Rio - Niterói,principalmente, pois o trânsito pára, como existem mais carros com um passageiro somente: o motorista. Aqui em Juiz de Fora, em 2 anos, como cresceram os engarrafamentos e vejo um passageiro ou no máximo 2 em cada carro!

E outra observação: Não há estacionamento para tanto carro e as pessoas não percebem que acabam deixando este mais longe do que se estivessem indo de outro transporte. Até de táxi, dividindo com outros que vão para locais próximos! Aqui em JF a tarifa é barata.

Confesso que aprendi isto também quando roubaram meu carro em Niterói e passei a usar ônibus. Nunca deixei carro fora de estacionamento e rodava procurando e de ônibus acabei descobrindo que parava mais perto e não me cansava tanto no trânsito com a perna na embrenagem...

Só acho que nossas Fiscalizações urbana, estadual e federal são péssimas com os veículos que estão rodando tanto nas Cidades quanto nas Estradas. Não temos Segurança alguma e tem Lei ESTADUAL mandando mais que Lei Federal; como a de Minas Gerais: Qualquer ônibus Intermunicipal ( por mais de 120, 150 Km de distância ), passando pela BR116 ( Federal ), pode carregar passageiros em PÉ.

Dito e escrito a mim pelo DER-MG.

E o uso obrigatório do CINTO DE SEGURANÇA ( Lei Federal )e de Proteção à Vida, à minha Vida? Quem arcará com as responsabilidades da minha Vida, que sou consciente e quero o Cinto de Segurança e não fui avisada de que iria em pé? Comprei a passagem no guichê da Empresa na Rodoviária de Leopoldina.

É a Previdência FEDERAL, não? Por que se calam diante desta Lei? Mandei e-mail para todo lado e até agora ninguém assumiu a " paternidade da criança " e quer tomar providências.

Roberto, temos muita luta e incoerências pela frente. Falei muiiiito, " né "? Mas aqui é um espaço que você permitiu darmos opinião e tenho vivência diferenciadas: motorista e passageira, então vejo muita incoerência e proteção com Empresas, realmente, e medidas diferenciadas para o cidadão que cumpre seus deveres e é Consciente Culturalmente também.

Abraços,
Rachel Bruno

Rahan disse...

"Pais desenvolvido nao é aquele que até pobre tem carro.

É aquele que até rico usa transporte público".

Concordo com vc e assino em baixo!

Quando voce ve um CEO dessas megas empresas ir de bicicleta pro trabalho la na Alemanha e ve uns desse DAS de prefeitura desfilar com seu carrões dai começa a se entender o porque de nos sermos subdesenvolvidos e os primeiros não.

So me vem a memoria uma charge que vi num blog ou jornal(não me lembro ao certo) a tempos atras "Os Novos Ricos" de uma mulher com roupas dos seculo 19 e de leque na mão rindo com os tendes parecendo dentição de algum jumento ou cavalo. rsrsrssr. Essa imagem ficou na minha cabeça e sempre me lembro dela quando vejo algum abastado da sociedade Brasileira fazer "M" com os recurso que Deus lhe deu nessa vida.

Anônimo disse...

25 anos é um absurdo de tempo para concessão. É muito.
A média das cidades do nosso porte é de 15 anos.