Esta produção de 300 mil barris por dia foi alcançada num período de sete anos, considerando que a primeira descoberta de petróleo na camada pré-sal aconteceu em 2006.
O gerente executivo do Pré-Sal na área de Exploração e Produção da Petrobrás, Carlos Tadeu da Costa Fraga comparou recentemente esta marca atingida com o tempo que se levou, em outras regiões do mundo, para que este patamar de produção fosse alcançado.
No caso do Mar do Norte foram necessários nove anos, a Bacia de Campos precisou de 11 anos para produzir em torno de 300 mil barris/dia, enquanto, o Golfo do México só atingiu esta marca após 17 anos do início da produção.
O gerente executivo do Pré-Sal na área de Exploração e Produção da Petrobrás, Carlos Tadeu da Costa Fraga comparou recentemente esta marca atingida com o tempo que se levou, em outras regiões do mundo, para que este patamar de produção fosse alcançado.
No caso do Mar do Norte foram necessários nove anos, a Bacia de Campos precisou de 11 anos para produzir em torno de 300 mil barris/dia, enquanto, o Golfo do México só atingiu esta marca após 17 anos do início da produção.
Em meio a vários problemas e muitos desafios, há que se reconhecer os passos que veem sendo dados pela estatal brasileira de petróleo, uma das maiores empresas do mundo.
É oportuno ainda recordar algo que comentei aqui há alguns dias: sem os últimos governos não teríamos e não estaríamos comemorando o pré-sal.
27 comentários:
Não se pode esquecer que quem, sem querer, ajudou o Brasil na descoberta de petróleo no mar foram os Estados Unidos.
Foi noticiado na semana passada que em 1968 a Marinha do Brasil apreendeu um navio americano que estava fazendo estudos sísmicos no litoral brasileiro. No navio americano existiam várias cartas e estudos que foram repassados para a Petrobras.
O que existia nesses estudos e cartas? Só a Petrobras pode dizer.
Seus comentários passados não convenceram.
Sugiro que coloque um link aí, com os comentários a respeito, para que todos possam ver, analisar e chegar a uma conclusão.
O que proporcionou o pré-sal foi a Lei do Petróleo, de 1997!
Com a contribuição, sem querer, dos Estados Unidos em 1968, quando foi apreendido um navio americano com vários estudos sendo feitos clandestinamente na costa brasileira, que foram repassados à Petrobras.
A Petrobras só veio a descobrir o Petróleo na Bacia de Campos em 1974.
Portanto, querer atribuir somente aos Governos do PT a descoberta do pré-sal, decididamente, não convence!
A quem pensa que engana? Quem queria privatizar a Petrobras, transformando em Petrobrax agora fala em reestatizar.
O mesmo tucano que não falou em povo em seu discurso e foi repreendido pelo senador Lindberg, agora, fugiu do debate no Senado, e mais uma vez desmascarado.
http://www.viomundo.com.br/politica/jorge-viana-tucanos-previam-privatizacao-da-empresa-e-agora-falam-em-reestatizacao.html
Pena que a PETROBRAS, esteja sendo usada para fins políticos, por esse grupo político de Brasilia. Enfim, por isso, hoje, ela(petrobras) valha tão pouco, apenas a metade de seu real valor de mercado.
Política tem que priorizar,e cuidar bem, da Saúde e Educação, de seu povo, e, não é o que o IDH/2012, medido por um órgão da ONU, está refletindo sobre Brasil. Estamos muito pior que muitos países da America latina, tudo porque ainda não temos uma política séria para essas duas áreas.
Um governo que disse ter pago a DIVIDA, e que segundo o orçamento de 2013, vai pagar mais de 900 BILHÕES DE REAIS, em pagamento da dívida, incluindo-se JUROS e amortizações, não me parece tão sério assim. Ora quem está pagando juros, está devendo, concordam. Na verdade, o governo atual, pegou dinheiro emprestado, com uns, para pagar a outros e enganosamente disse ter pago a dívida, para o povo brasileiro.
Enquanto isso vai gastar somente 50(CINQUENTA) bilhões DE REAIS, em EDUCAÇÃO. Esse é um governo sério ?
Por isso a educação está uma lastima.
O nível de contestação tem estado abaixo da crítica.
É por isto que às vezes eu imagino que o nosso governo vacila, e em alguns casos avança pouco.
Não temos contraponto decente.
Assim é igual uma timaço jogando com o Ibis. O nível fica ruim, acomoda!
Alguns deliram com teses de espionagem...outros resumem a exploração, pesquisa e todos os planos estratégicos e de investimento de uma empresa como a Petrobrás a uma lei, justamente a que colocou em risco a propriedade das nossas reservas, que compunha uma estratégia chamada de "mingau quente", ou seja, o governo ffhhcc sem apoio e base social para vender de vez a empresa, queria "comê-la pelas beiradas"
O outro confunde dívida externa soberana com dívida pública.
E depois fala mal do governo de esquerda, quando sabemos que os juros extorsivos são o resultado de anos da cafetinagem promovida pelos juros altos do mercado CAPITALISTA, que alimentou o consenso conservador de Washington desde 1980 até 2008.
Agora a cantilena do IDH. Como comparar um país do tamanho do Uruguai, ou da Suíça com um país como a Índia, China ou Brasil?
Mas ainda que aceitemos que nosso IDH está ainda longe do que deveria, fica a pergunta: são 10 anos de governo que farão a reversão de 500 anos de exploração e exclusão?
Precisamos de gente que ultrapasse este estado vegetativo e de indigência intelectual para debater este país.
Com este nível aí, vamos ficar mais 40 anos no poder, acomodados.
Não há pensamento de oposição à vista, e isto é ruim para a Democracia.
Acho que a gente é que vai ter que criticar o governo...rsrsr
DEZ ANOS!!! São dez anos!!!
E continua o IDG baixo.
O PT é incompetente sim!
E ficam os petistas aí, se sugerindo superior.
E os escândalos mil?!
Erenice, Dilma declarando que tinha R$ 113.00,00 guardados em casa (alguém acredita nisso? Talvez o petista Douglas ...), Agencias Regulatórias que não regulam nada, só armação para se ganhar mais dinheiro... E a Rosemary? Tudo bem próximo, juntinho à presidência da república. Não é, inteligentezinho?
Diz o ditado: "nunca desça ao nível dos idiotas, porque lá eles têm mas chance de te ganhar, por experiência acumulada".
Mas eu vou tentar responder aqui de cima.
Pelo jeito, na ausência de argumentos sobre as asneiras que disse, o comentarista decidiu voltar ao terreno do denuncismo que os moralóides adoram:
Caso Erenice: Arquivado pelo MPF, embora a retratação da mídia!
Eu não conheço ninguém que declare algo a Receita que pudesse lhe incriminar, mas enfim...
Quanto ao debate do IDH e o peso relativo do que foi feito pelo atual governo em um tempo histórico considerado pequeno, nem é bom continuar o debate...periga eu continuar a falar sozinho...
Com um oposição destas, como eu disse, mais 40 ou 50 anos de poder, mole, mole...
PS: Agências regulatórias foram uma invenção dos "jênios" tucanos, para encaixar a privataria tucana.
Agora só resta esperar o fim dos contratos para alterar as regras, senão midiotas, como o comentarista, diriam que estamos a mexer em contratos em vigor.
As agências são um herança dos seus heróis, os demotucanalhas...
Putz, o cara ouviu o galo cantar e nem sabe onde...tsk, tsk, tsk...
Acho que Roberto publica estes troços só para expor ao ridículo estes pobres coitados...só pode ser...
A maioria dos governos de um partido só, tiveram, tão somente 08 anos, para resolver os sérios problemas do país e um deles, pelo menos conseguiu domar a inflação. Entretanto esse grupo que aí está, com quase 12 anos de mandato entre o barbudo e sua criatura Dilma, vivem a alimentar somente a compra de voto, através, do assistencialismo político, mantendo a educação e a saúde em níveis, deprimentes, apesar da altíssima carga tributária, imposta ao seu povo trabalhador.
Países sérios, tem carga tributária semelhantes ao do Brasil, porém, os serviços ofertados à toda população, tais como : Saúde e educação,incentivam sua população a continuar pagando tais impostos.
É Xacal,
Os caras ficaram 500 anos manando na teta e querem que que num passe de mágica viremos uma Suíça, mesmo com um tamanho continental e quase 20 vezes mais habitantes que o país central da Europa, tsk, tsk...
Chamam a inclusão social de assistencialismo e pretendem reduzir a desigualdade social reduzindo imposto, tsk, tsk...
Douglas e Xacal têm razão com estes demotucanos, só haverá troca de poder se a situação ajudar a oposição.
O professor Roberto fica levantando estas bolas e... medalha no peito, na cara...
Tsk, tsk...
Pedro Paulo, permita-me:
Inflação em 2002, qunado ffhhcc entregou o governo: 12% ao ano.
Reservas internacionais: 17 bi de dólares.
Juros: 15% reais.
Relação dívida interna X PIB: 63%
Dólar em disparada: 3.97 real por dólar.
Desemprego: em alta> 12%
Investimento social per capita, 1.800 reais frente aos mais de 5000 de hoje.
Relação da carga tributária X PIB 53%, hoje é de 34%.
Pedro, vá estudar, olhar os dados, estão todos aí...por aí, também não dá.
Agora, pedro, vamos ao números Dilma/Lula:
Inflação: 6% ao ano.
Reservas: 300 bi.
Relação dívida X PIB: 32%
Dólar: 2 reais
Desemprego: 4.4%
Onde e em qualquer número que você quiser, eu aposto 100 reais com você que não dá para o período ffhhcc.
Quauquaquaqua, este pessoal da classe mé(r)dia é ótimo:
Bolsa família e outros benefícios, per capita não chegam a 200 reais/mês, ou seja 2400 ano/per capita.
Enquanto isto o governo federal dá a classe mé(r)dia o bolsa abatimento no IRPF:
3000 por dependente: governo paga aos classe mé(r)dia para ter filho.
Mais outros tantos mil para gastos com educação, acho que é quase 3000 também.
E despesas com saúde sem limite de gastos para abatimento.
Putz, e depois falam em assistencialismo, rsrsrsr...são uns idiotas...
E claro, os melhores serviços são sempre dedicados aos "chorões", os melhores bairros, bilhões de reais para fazer ruas e estradas para o "papai" passear com a "mamãe" e as "crias", enquanto os pobres se apertam nas lixeiras com rodas, ou morrem as penas atropelados pelo
"papai-mamãe-filhinho(a)" em seus possantes.
Os melhores colégios públicos idem: Liceu, IFF, tudo arrumadinho para servir ao príncipe e as princesas.
E quando chega no Hospital Público, quer prioridade, embora o governo subsidie seu plano de saúde pelo Imposto de Renda!!!!
Embora sejam os pobres, pretos e favelados que morram às pencas por ano, cerca de 50 mil, reclamam que a segurança é uma bosta...
E se não bastasse tudo isto, tem sempre um jeitinho de dar um "migué" no imposto, com um recibinho de dentista ali, ou emplacando o carrão no ES...
Já o pobre, que paga seus impostos na comida, na luz, no telefone, só se f...de!!!
Salve, salve nossa classe mé(r)dia, tão sacrificada...fácil mesmo é ser pobre...
Mas eu me pergunto, porque será que toda vez que se sente empobrecida, estes panguás desandam a reclamar???
Dólar em disparada? 3,97?Isso é verdade, pois o Lula tinha sido eleito.
Se deu bem, com a ameaça do apedeuta ser eleito, o dólar disparou, o que depois gerou aumento das exportações.
ou seja, pura cagada!
Cambada de aproveitadores!
Foi no governo FHC que ele tentou vender a empresa, dividiu a Petrobras em 40 pedaços e afundou uma plataforma – a P-36, aliás hoje completa 12 anos desta tragédia patrocinada por Reichsul e FHC.
Caso único no mundo da história da exploração de petróleo: afundar uma plataforma.
Falam de aparelhamento do PT.
A presidente Graça Foster é do quadro de carreira da empresa.
Na FHC, quem era o presidente? Francisco Gros, que é do mundo financeiro.
Foi depois o Reichstul, também um empresário do mundo financeiro.
Sabe para quê? Para fatiar e vender o patrimônio nacional.
Douglas tem razão, com oposição assim, não precisa fazer muita força.
Depois desse FEBEAPA todo, é até dificil achar o comentario mais insano, me sinto nos anos 60! A neura em torno do FHC continua mesmo 10 anos depois...a eterna busca do culpado e incapacidade de olhar pra frente. Comparar LULA com FHC além de ser um tema batido, é incoerente e BURRO, pois um governo pegou o brasil quebrado, organizou e o outro seguiu em frente. Sei que não é simples assim, mas essas comparações são tão ridiculas quanto.
Agora quanto aos comentarios...graças a deus a economia nacional não esta nas mãos desses genios, vamos a uma grande perola:
"Agências regulatórias foram uma invenção dos "jênios" tucanos, para encaixar a privataria tucana.
Agora só resta esperar o fim dos contratos para alterar as regras, senão midiotas, como o comentarista, diriam que estamos a mexer em contratos em vigor."
Ora, a lei do petroleo, que era tratada como verdadeiro fim do brasil na epoca pelos esquerdistas, flexibilizou e permitiu a petrobras chegar onde chegou, gerou empregos na industria, impostos, enfim moveu o brasil, mas, novamente, a ideologia morta tem que vir a tona: tudo isso não foi suficiente, enfim, dane-se os empregos e tudo mais, o que importa é que são porcos capitalistas entreguistas. Assim fica dificil discutir...
E quanto ao fim das agencias regulatorias, fique tranquilo, o governo atual ja está fazendo isso destruindo a credibilidade e imparcialidade que estas deveriam ter, haja visto que NENHUMA agencia regula ou multa as empresas. Quem tem Oi, TIM, VIVO, LIght, Ampla, 1001, etc, sabe disso. Parabens, não será preciso esperar o fim dos contratos, voces ja tornaram nossa vida um inferno antes.
Dantas, ou anta?
Tem um problema na sua versão da história.
ffhhcc não pegou o país quebrado. Pegou o país em pleno vapor, com o plano real em vigor, e só foi por isto que ele se elegeu.
E porque Itamar não pode se reeleger, porque reeleição só teve depois, com a dinheirama que ffhhcc despejou para alterar a CRFB de 88.
Você deve ter esquecido.
Ele pegou o país com uma inflação quase zerada e entregou a em 2002 com mais de 12% ao ano, e um país quebrado.
Desafio você de novo: Não se trata de comparar apenas Lula e ffhhcc, mas comparar modelos políticos e sim, ideológicos, ou você acha que você vir aqui defender os absurdos que defende não é uma tarefa ideológica?
Pago 100 reas para cada indicador que você apontar onde ffhhcc foi melhor que o atual governo: indicadores sociais, investimento externo privado, câmbio, inflação, emprego, renda per capita, participação dos salários na renda, relação dívida versus PIB e tributos versus PIB, reservas internacionais, rating ou nível de risco, etc, etc, etc.
Bom, em relação as agências e ao enfrentamento necessário, embora qualquer boçal saiba que o modelo de agências reguladoras legado por ffhhhc foi o da raposa dentro do galinheiro, é preciso dizer:
Foi no atual governo que pela primeira vez as empresas de telefonia e de planos de saúde foram impedidas de contratar novos clientes.
Foi neste governo que houve imposição de queda nas tarifas de energia.
E esta semana, a presidenta baixou mais um pacote de medidas para enquadrar as empresas fornecedoras de serviços.
Eu sou meio cético em relação as possibilidades com agências (não deu certo em lugar algum, e já são um "modelo" que enfrenta um sério questionamento inclusive nos EEUU, seu berço), mas questionar a proatividade deste governo na defesa dos interesses do consumidor, é dose...
Mas o discípulo de ffhhcc não deveria reclamar, afinal, a virtude não é privada? Não foi a privatização a solução de todos nossos males.
Eu não acredito que estes honestos, probos, super-eficientes e abnegados empresários e CEOs, com suas apertadíssimas margens, e seus subatômicos bônus anuais estejam a frustrar suas expectativas sobre a eficiência do mundo corporativo privado...tsk,tsk,tsk...tadinho...
rsrsrs, só começando rindo mesmo, e obrigado pelo Anta. Vindo de um fofo existencialista que acredita que o mundo seria fofo e que as pessoas são legais, e que o capitalismo é que faz o mundo ser assim, e que assim que o comunismo ganhar vamos todos dar as mãos e cantar musicas pacifistas (utilizando ipods, claro). Bem, vindo de alguem assim, é um elogio.
"ffhhcc não pegou o país quebrado. Pegou o país em pleno vapor, com o plano real em vigor, e só foi por isto que ele se elegeu."
Tenho que perguntar: em qual planeta voce vivia no fim dos anos 80 e inicio dos 90? Certamente não foi o mesmo que o resto dos brasileiros. A raivinha é tamanha que o cara é incapaz de admitir que o plano real foi criação da equipe do FHC no governo Itamar! Meu deus, alguem lembra do que era o Brasil antes? Alguem realmente lembra como era o Brasil nos anos 90, os anos de ajuste?? E o mundo?? E as crises que ocorreram?? Alguem ai lembra, por exemplo, dos tigres asiaticos??Deus, é muita ignorancia e cegueira.
Outra coisa, nao sou discipulo do FHC, votei em Lula 2 vezes por acreditar que era o momento e por achar que o modelo proposto pelo PSDB estava desgastado. Comparar o Brasil de FHC com o de Lula é de uma burrice sem tamanho. Lula somente foi enfrentar uma crise mundial em 2007, e isso é só um exemplo das diferenças no mundo. Se formos pegar item a item, vamos ver que varias das melhorias sociais do governo Lula começaram la atras, no governo FHC. Só não encherga isso um cego. Ou um "fofo existencialista".
A incapacidade de ver os erros proprios leva o governo atual e os defensores a atuarem como torcida de futebol, não importa os erros, vamos comparar com FHC e pronto: ganhamos mais uma. A simplificação dos problemas brasileiros, mas que faz a esquerda e os esquerdofrenicos terem orgasmos.
esse negócio de dizer que votou e faz crítica já e conhecida aqui e em outros blogs pela turma paga pela prefeitura para percorrer os blogs...
E o PT votou contra o Plano Real!
Se esqueceu disso, "fofo existencialista"?
Perfeita a resposta do Dantas, às 8:12 hs.
Realmente, Dantas. Só rindo mesmo. Parece coisa do Eremildo, o idiota, do Elio gaspari.
Anta:
Sua mentira caiu: O ffhhcc não apanhou o país quebrado.
Sucedeu Itamar com a casa em ordem.
Você tem que escolher, ou o plano real foi bom ou foi ruim?
Se foi o plano que deu a eleição ao ffhhcc, como dizer que ele pegou um país em desordem, quando ele foi o maior beneficiário?
Quem fez o plano e deu a ordem para que fosse feito foi Itamar, embora a turma do ffhhcc e do consenso de Washington(Os Chicago Boys) dissessem que tudo foi obra política deles.
Como não havia reeleição(só depois comprada pela turma da privataria com a grana das comissões das vendas e do "limite da irresponsabilidade", lembra?), Itamar ficou no canto, e elegeu seu candidato.
Bom, depois de cumprir o que mandava o pessoal da Washington, e enxugar a liquidez pela técnica(engenhosa, admito)da conversibilidade(URV), o pessoal de ffhhcc(loyola, franco, malan, mendonça de barros, lara resende, e outros privateiros)jogaram fora a criança junto com a água, e afundaram o país na maior taxa de juros do planeta, cafetinando ganhos monetários(juros) surreais, sobrevalorizando a moeda pelo excesso de entrada de dólares especulativos(olha o populismo cambial do um real = um dólar, e o frango a um real, lembra?), e destroçando a já cambaleante indústria brasileira, vendendo tudo o que viram pela frente e pior, aumentando o lucro dos capitalistas com os menores salários da história.
Com o achatamento salarial e o enorme desemprego, os donos da banca nadaram de braçada, e de quebra, boa parte das conquistas e direitos sociais foram pelo ralo.
Agora eu pergunto:
Como um salário mínimo de mais de 300 dólares pode ser comparado, ou ser efeito de um salário de menos de 100 dólares?
Como um programa(duramente atacado, mas que agora é tido como uma continuação, contraditório não?)de distribuição de renda que retira 40 milhões da pobreza, e que muda a estrutura da pirâmide social brasileira pode ser considerado uma continuação de um programa que não atingia 5 milhões de pessoas, com valores risíveis e sem qualquer controle ou acompanhamento, como é feito hoje?
Como um país que tem US$ 300 bi de reservas pode ser efeito de um anterior que tinha menos de 17?
Como um desemprego de 4.4% pode ser continuação do anterior, que manteve as taxas em mais de 12% anuais?
Como um governo que investe mais de 5000 reais/per capita/ano socialmente pode ser continuação do governo que "investia" menos de 2000 reais?
Crise da Ásia? Crise mexicana, ou russa?
Ora, em 2008 até agora (sim, não acabou) este governo enfrentou a maior crise estrutural capitalista desde 1929...O governo ffhhcc em 2001 teve que pedir "penico" ao FMI para obter um papagaio de 40 bi, senão não entregava o governo em 2002.
Nem preciso lembrar quanto nosso pessoal passava vergonha cada vez que um chefe do FMI descia por aqui. Só faltava eles lamberem as botas.
Bem, teve o caso do embaixador tirando o sapato...eu nem consigo imaginar uma cena destas hoje em dia, rsrsrs
E a crise 98-2001 é quase um espirro frente a tuberculose enfrentada hoje pelo mundo.
Em 98/2001 quebraram países periféricos, hoje quebraram EEUU, Europa...
É muita desonestidade intelectual...já chega as raias da cretinice...
Só o cara assinado como nome "fake" mesmo, ninguém teria coragem de fazer um papel destes.
Continua de pé a oferta: um indicador. Algo em que o pessoal demotucanalha foi melhor que o PT e a sabe aliada...
Ah, e nem na tão falada corrupção serve, porque nas últimas eleições o campeão de candidatos barrados pela ficha limpa foi o psdb...rsrs
Ao "outro" comentarista das 8:38AM,
E do jeito como o país foi entregue em 2002, tínhamos razão.
Depois de 2002 nós pudemos mostrar como se mantém a estabilidade econômica, com prosperidade social, aumento de capacidade de investimento do estado, recuperação da infra-estrutura(que vocês deixaram em frangalhos), investimento social, recuperação de salários, e o fim da farra dos juros, etc, etc.
O choque monetário que vocês chamaram pomposamente(e com o luxuoso auxílio da mídia) de "controle da inflação" não passou de uma postura de "prostituta", ou seja:
Mantiveram os juros nas alturas, inundavam o país de dinheiro especulativo, apreciavam o real, e davam a ilusão de que não havia inflação, apenas por um detalhe: não havia atividade econômica, logo, não tinha desequilíbrio de preços da economia.
Mais ou menos como a diferença entre alguém que faz uma reeducação alimentar e exercícios físicos para perder peso e outro que é mantido com fome, só com água. Claro, os dois perdem peso, mas só um sobreviverá.
Assim, quando em 98-2001 alguns mercados tiveram problemas estruturais(mas muito longe da crise de hoje), houve a chamada fuga de capitais, e a "prostituta Brasil" ficou de "cama vazia", e pedindo "esmolas".
O pior dos mundos em 2002, estagflação: recessão com inflação em alta.
Este é o mundo mágico do psdb e dos "dois" comentaristas...
É, dá para ver que o cara é mesmo um Eremildo. Distorce tudo para ter razão.
Sem o Plano o Real, o pais não seria o que é hoje, ou melhor, o que ainda é. A política do PT está colocando tudo a perder. A inflação voltando...
Na verdade, essa esculhambação com a política econômica só não ocorreu já no governo do Lula porque o presidente era o Henrique Meireles. Esse era o verdadeiro âncora, o que continuou a política econômica do FHC, e fez o país evoluir.
Quando o Meireles ameaçava deixar o BC, o Lula entrava em desespero.
Quem fez tudo avançar foi então presidente do BC, o Henrique Meireles. Inclusive, com o Meireles e Lula, os bancos vivenciaram os melhores dias de suas vidas.
O PT teve que se curvar a um banqueiro.
Xacal? Seus textos poderiam ser publicados na revista MAD. Ahahahahahahahahahahah!!!!!! São muito engraçados!
O nível de desconhecimento é estarrecedor.
Em 2002, a banca estava assanhada.
Com juros a mais de 15%, dólar em disparada (3,97) e todos os indicadores se esfarinhando, e a atividade econômica em níveis de inanição, o país quebrara.
Certo de que Lula seria apenas um "soluço" da democracia, um incidente de percurso, e que após seu fracasso, o povo consagraria ffhhcc de volta ao poder, os setores da mídia e seus sócios políticos começaram, antes da posse em 2003, o terrorismo que só piorou os indicadores, o que chamavam de "efeito Lula" ou "efeito estrela". Este terrorismo pré-posse custou-nos mais um punhado de dólares de reservas, que os especuladores sorveram com os movimentos de manada, provocados tão somente pela frustração e recalque políticos dos demotucanalhas, que espalharam boatos e medo!
Em suma: a chamado Plano Real fizera água, e o modelo de vampirização da economia pela banca privatista esvaíra o país ao máximo.
Sem dinheiro, sem crédito, sem consumo, sem nada!
Ciente do seu papel, e do que uma frustração em torno de sua eleição acarretaria ao país, e as forças democráticas, Lula, de fato, fez a transição, mantendo alguns fundamentos da política econômica anterior.
Meirelles é, sem dúvidas, a expressão simbólica desta transição.
Como economia não se executa "per si", como querem estes idiotas, é claro que a conjuntura política alterou os planos de abandono da ortodoxia econômica, quando em 2005 o presidente esteve a beira do golpe!
Ainda assim, em 2010, a curva econômica já mostrava, pelos indicadores, o abandono da política fernandista, quer pelo aumento dos investimentos sociais, quer pela militância estatal na economia, que possibilitou enfrentar a maior crise estrutural desde 1929 como uma simples marolinha".
Então, mantida sua enorme base social de apoio, Lula e Dilma puderam completar o "ciclo de manobra" e inverter a lógica econômica que imperava até então:
Juro serve para tudo, desde curar bicho de pé, até controlar inflação, embora a octaéride fernadista (94-2002) some um inflação de quase três vezes mais que os dez anos de PT.
E o juro destes dez anos é muito menor do que foi pago em 98-2002.
O efeito disto da economia é óbvio e está aí para quem quiser ver.
Mas os midiotas insistem em dizer que tudo é efeito do que ele fizeram, rs...só falta combinar com o eleitor.
Não há sombra de plano real neste país(ainda bem), e os especialistas hoje questionam inclusive se houve algum "plano".
A não ser se considerarmos a forte desindustrialização do período 98/2002, a gigantesca taxa de juro que herdamos, o engessamento fiscal pela enorme relação dívida X PIB(que já equilibramos), etc.
Se por um lado fico satisfeito que vocês mantenham a disputa ideológica neste nível, afinal, é bem mais fácil(haja vista os resultados de popularidade e apoio do governo e do PT), por outro fico preocupado, porque como já disse quando a gente joga com um adversário tão fraco, a gente acomoda!
Quando vocês forem capazes de trazer algo novo o debate, me chamem. Caso contrário, ficamos por aqui.
Ahhhahah!
O Eremildo chega a dizer que o Plano Real nao existiu e nao existe mais.
E voce paga suas contas com qual moeda?
Texto muitooo boommmm para a MAD
Xacal, para que esta lupa sempre na mão?
Deve ser para ver se ele consegue enxergar a verdade e depois tergiversar com ela, puxando sardinha para o PT. Ou seria "enchergar" a verdade?
No ENEM do PT, o cara tira nota máxima(1000 pontos) escrevendo "enchergar". E os petista ainda tentam justificar achando tudo muito natural.
O ENEM é volumoso porque assim se ganha dinheiro, muito dinheiro. Tudo, todas as etapas dependem de licitações caras.É um vestibular para 4 milhões de pessoas. É óbvio que não se consegue corrigir 4.000.000 de redações com precisão. Nem existem professores com capacidade para tal em quantidade suficiente.
Na verdade, os que corrigiram (sim, são no mínimo duas correções)essa redação do "enchergar" nem perceberam que estava errado, pois para ele devia estar certo.
Ou será que rolou um rolo? Um negociosinho para tirar uma notinha máxima?
E os prejudicados que se danem.
Postar um comentário