terça-feira, abril 09, 2013

Problema de esgotamento sanitário no Parque Imperial virou taxação extra para morador. PMCG fecha os olhos para o grave problema

Francisco de Assis dos Santos Cruz expôs aqui no último dia 28 de março de 2013, sobre problema de coleta de esgoto no Parque Imperial que é responsabilidade do poder público e da PMCG.

É impressionante o desgaste sobre o cidadão, numa cidade em que uma concessionária que possui um contrato milionário com a gestão municipal. Ela faz literalmente o que quer na cidade, sem nenhuma regulação e respeito aos direitos dos munícipes.

A documentação exposta pelo Francisco é grave. Problemas na rede de esgoto que incomodam o cidadão, se transformando com o beneplácito do poder público em ganhos extras para a concessionária.

Francisco além de expor sua reclamação percorreu a "via-crucis" de ir ao Procon fazer a reclamação cujo resultado segue o relato abaixo encaminhado ao blog no dia 2 de abril de 2013:

"Professor bom dia
Estou enviando o resultado de minha denuncia contra a Águas do Paraíba. Na referida empresa não consegui nada, tive que procurar o Procon( eles sempre dão uma de difícil para o consumidor encarar o Procon, haja tempo para ir la,ai eles resolvem) e la em contato com a funcionaria Carla da Águas do Paraíba ficou acertado que eu não pagaria desta vez, mas que o valor é devido e na próxima vez que esta empresa realizar esgotamento de sua rede na calçada eu terei que pagar. Pelo Plano Diretor e Uso e Parcelamento do Solo a calçada pertence a prefeitura eu não posso mexer ou realizar nenhuma obra na calçada apenas fazer sua manutenção de limpeza já que minha calçada é padrão feita junto com o asfalto. O que ocorre é que a rede de esgoto foi feita na calçada seguindo o padrão inteligente de infraestrutura, pois não é preciso mais destruir o asfalto. A pergunta que eu faço é que como eu posso ser responsável por uma rede que eu não fiz? a da minha casa ate o muro é de minha responsabilidade, mais o problema foi na calçada como diz o documento do Procon e no ramal da calçada, e se este ramal foi mal construído que culpa tenho eu? Ja que sou obrigado a pagar por um erro que não é meu, eu então tenho o direito de procurar um serviço de esgotamento mais barato pelo menos. lendo o histórico da funcionaria do Procon da para ver os absurdos a própria Carla admite que o serviço foi feito na calçada e quando disse que vários moradores estão tendo o mesmo problema disse que não, virei um mentiroso. Deixando de lado estes pormenores eu e minha esposa cansamos de rir com o termo usado pela funcionaria da Águas do Paraíba que por " LIBERALIDADE" estava tirando a cobrança indevida( se olhar no final do doc. ele foi caracterizado como cobrança indevida abusiva). Cheguei a conclusão que nos campistas estamos F..... Francisco."


































Hoje, Francisco, atendendo a solicitação do blog detalhou o problema com fotos para que todos possam ver o descaso relatado desde o dia.

Pobre cidade rica. Veja abaixo novo relato do Francisco com fotos comprovando tudo que vem denunciando:

"Boa tarde professor, devido ao pouco tempo que me sobra entre família trabalho e faculdade, hoje tive a sorte de encontrar um esgotamento de esgoto como as fotos podem comprovar são feitas na calçada, neste caso em questão em frente de um prédio comercial, ou seja, a 5 metros do prédio Em conversa com meu vizinho ele falou que não pagaria a limpeza que é na rede e não é de responsabilidade dos moradores e através de intendimento com a Águas do Paraíba conseguiu que a limpeza fosse feita sob sua responsabilidade pois a rede é da empresa e não dos moradores. Me falta tempo ou as vezes não da pra sair atrás de uma maquina fotográfica para tirar fotos de uma infinidade de caminhões limpa esgoto que entra no parque Imperial. Fica a pergunta eles estão trazendo esgoto de outras partes da cidade para despejar em uma estação de tratamento que segundos os moradores da proximidade da ETE não funciona a contento pois o valão atrás da ETE tem águas turvas similar a corrimento de esgoto in natura lançado no valão. Como vê diante do doc do Procon e seu resumo este fato é recorrente e agora pude provar com fotos que também vou levar no Procon, pois a funcionaria da Águas do Paraíba disse que tal fato não acontece no bairro. Mais uma vez obrigado, Francisco."




















Será que além da PMCG, o Ministério Público e a Câmara com 25 vereadores continuarão com os olhos vendados sobre estes problemas? O blog como sempre faz abre espaço para a empresa concessionária, gestores públicos, vereadores e promotores possam se manifestar sobre o caso em questão, que não é apenas de um morador, mas, de um bairro do município de Campos com mais de 500 domicílios.

PS.: Atualizado às 22:24:
A empresa concessionária Águas do Paraíba que opera no município de Campos dos Goytacazes, faz parte da holding Águas do Brasil. Esta holding é uma associação das empresas Developer do grupo Carioca Engenharia (45%), Queiroz Galvão (24%); Trana (17%) e Cowan (14%).

A primeira outorga obtida pela Águas do Brasil foi no município de Petrópolis, RJ, em 1998, onde criou a Águas do Imperador. Atualmente a holding opera dez concessionárias em doze municípios fluminenses, sendo que apenas uma foi adquirida (no município de Nova Friburgo), as demais repassadas pelas prefeituras locais.

Agora, em 2011, a Águas do Brasil tem previsão de faturamento de R$ 600 milhões, e uma dívida por empréstimo, do BNDES de R$ 80 milhões.

4 comentários:

Anônimo disse...

A Águas do paraíba está colocando rede de esgoto no Jockey. Fiquei preocupado com o diâmetro da tubulação q está sendo colocada nas ruas secundárias, que deve ter apenas uns 20 centímetros. Espero q nas ruas principais seja maior, se não acontecerá o mesmo q está acontecendo no Imperial.

Anônimo disse...

Essa EMPRESA faz o contrário do que se propõe:
Deveria oferecer ÁGUA e retirar MERDA, mas faz exatamente o INVERSO.
DEVERIA SE CHAMAR...
"MERDA DO PARAÍBA"!!

Anônimo disse...

Caro Professor e Amigo Roberto Moraes
extensivo ao Jornalista Fernando Leite,
Boa Tarde !
Com relação a postagem feita em seu blog, em nome do Sr. Francisco de Assis dos Santos Cruz, cumpre-nos a obrigação e a responsabilidade de esclarecer:
01 - Nem sempre aquilo que acreditamos ser, corresponde, exatamente, à realidade.
02 - Em 07 de fevereiro do corrente, recebemos a solicitação do cliente para desobstrução de rede coletora de esgoto em frente ao seu imóvel, no Parque Imperial.
03 - A solicitação foi atendida, em menos de 48 horas, no dia 09 de fevereiro do corrente. O serviço foi realizado gratuitamente pela Concessionária Águas do Paraíba.
04 - No dia 25 de fevereiro recebemos outra solicitação do mesmo cliente. E, novamente, agora em menos 24 horas, o serviço também foi executado. Só que a obstrução, comprovadamente, era no "ramal da residência do cliente", ou seja em sua tubulação, de sua propriedade, que, embora, na calçada, saía de sua casa para conectar-se com a "rede coletora", esta sim de responsabilidade da concessionária.
05 - A execução desse tipo de desobstrução, em ramal do imóvel - e não na rede coletora da concessionária - é legalmente prevista e justificadamente cobrada, Diante da recusa do cliente em pagá-la, foi sugerido que procurasse Procon, como o fez.
06 - Confirmando-se, novamente, a natureza do serviço, particular, em "ramal do imóvel do cliente", a concessionária sim, por "liberalidade", resolveu conceder gratuidade ao serviço, extinguindo a cobrança..
07 - Caso persista alguma dúvida, solicitamos ao Cliente e/ou ao Amigo, que compareça à Central de Atendimento de Águas do Paraíba (Avenida José Alves de Azevedo, 233, centro, nesta cidade, ao lado da antiga Rodoviária), ou entre em contato através do telefone Ligue-Água (o número é 115), ou através do site aguasdoparaiba.com.br, ou, ainda, através do celular 22 9234 4935, inclusive à cobrar, para os esclarecimentos, porventura, pendentes.
08 - Teremos a máxima satisfação de recebê-lo, com a cortesia de sempre, e , com o mesmo "espírito de liberalidade ", como merecem todos os nossos clientes, especialmente, os bons corretos, como é o caso d Sr. Francisco de Assis dos Santos Cruz.

Atentamente,
Adelfran Lacerda
Assessor de Comunicação


Anônimo disse...

Incrível Fernando chego cansado da faculdade e ainda tenho trabalho para fazer e dando uma olhada nos Blogs vejo tamanha mentira deste senhor. Sei que um Jornalista ganha para defender sua empresa mas sem ofensa pois diz que fui atendido o que é mentira pois na primeira vez o funcionário que veio com um caminhão com logotipo da EMABH disse que o problema era de uma bomba da rede mais adiante e que uma turma viria repara-la e que não adiantava fazer a sucção da rede de sua empresa.a segunda vez sim depois de passar mais de uma semana na praia o problema da rede de vcs continuou pois os clientes são um zero a esquerda para vcs mesmos depois de uma semana o problema na calçada inclusive Fernando esta la(Blog Roberto Moraes) as fotos de um esgotamento feito ontem na casa de um vizinho que vou também mandar para voce. Poxa sera que esse cara não conhece o Plano Diretor de Campos( a calçada pertence ao poder publico, a obra de tronco de sua empresa foi executado pela prefeitura, não tenho acesso e não sou responsável por ela, só do meu muro para dentro)
, ele mente mais uma vez pois diz que foi feito na minha casa para dentro(tenho como testemunha o pedreiro e vizinhos) quando foi feito na calçada tenho testemunhas inclusive o pedreiro que me orientou a abrir a caixa coletora da empresa e ela estava entupida. por lei tenho que conservar a calçada, mas não sou responsável em fazer ou executar obra na mesma quanto mais em seu subsolo. As fotos comprovam todos as minhas queixas e realmente sr. sou correto pois a minha fatura e paga antes do vencimento e é ela quem ajuda a pagar seu salario, sinceramente não merecia ser chamado de mentiroso, pois quem estão faltando com a verdade são vcs. Tudo bem sr. ou vcs consertam a rede ou vamos fotografar muitos caminhões de vcs ou da EMABH fazendo esgotamento de suas redes entupidas. Não vou em sua empresa pois la fui destratado no primeiro atendimento no segundo só fui tirar uma fatura nova com o desconto do absurdo que me cobravam.De agora em diante direto ao Procon aliais Fernando vou mandar o relatório do Procon onde a cobrança de R$ 140,0 foi considerada abusiva. Por que ir na sua empresa agora que já foi resolvida no Procon ? por que não resolveu quando fui la?
Francisco de assis dos s Cruz