Numa parceria acertada entre a Petrobrás - Coppe/UFRJ será construído com inauguração prevista para 2016, o maior centro hiperbárico do Brasil voltado para testes em escala real de equipamentos e estruturas de grande porte usadas na exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas. O centro terá uma área de aproximadamente 850 m².
O Centro tem o objetivo de desenvolver novos sistemas capazes de suportar as condições adversas do ambiente marinho com lâminas d’água superiores a 2 mil metros de profundidade.
Ele contará com duas câmaras hiperbáricas capazes de simular profundidades de até 13 mil metros. Nessas câmaras, serão testados e qualificados os equipamentos a serem utilizados na exploração do pré-sal brasileiro.
Na nova instalação, poderão ser desenvolvidas novas técnicas de manutenção e inspeção, conexões especiais e outros equipamentos da área de processamento submarino. As câmaras hiperbáricas instaladas no centro serão projetadas no Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe.
A informação sobre esta estrutura para pesquisas acontece hoje, no mesmo dia, em que a presidete da Petrobras, Graça Foster, divulga que nos últimos 14 meses a companhia fez mais de 50 novas descobertas, sendo 15 delas no pré-sal. Das 15 descobertas no pré-sal, 8 foram realizadas em poços pioneiros.
Esta é uma das ações para o avanço das pesquisas para a intervenção mais qualificada e a produção de petróleo na camada de pré-sal no litoral brasileiro.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário