Enquanto a OSX enfrenta dificuldades de implantação em seu estaleiro no Complexo do Açu, onde já foram demitidos mais de mil funcionários, a coreana Hyundai Heavy Industries, sua "sócia" em 10% na Unidade de Construção Naval (UCN), segundo relatório para investidores da OSX, segue ampliando sua carteira de pedidos que a mantém na liderança da produção de navios do mundo. (veja esquema da sociedade ao lado)
Seria interessante indagar da Hyundai qual a sua posição a respeito dos problemas da OSX, já que esta sociedade teria a função de transferir tecnologia numa área, como a construção naval, onde, este processo é muito valorizado, a ponto das contratantes exigirem a formalização de parcerias deste tipo.
É bom lembrar que o estaleiro Atlântico Sul (EAS) instalado no Complexo Logístico Industrial do Porto do Suape, a primeira embarcação lá produzida, o petroleiro João Cândido teve que ter 75% de suas soldas refeitas (24 mil metros de solda, dos quais 18 mil tiveram de ser corrigidos), atrasando a entrega da embarcação, o que acabou ocasionando pressão da Sete Brasil (a contratante), gerando a troca da parceria do estaleiro coreano Samsung, pelo estaleiro japonês Ishikawagima. O EAS tem encomenda para construção de 21 outros petroleiros.
Leia abaixo a informação sobre o estaleiro Hyundai divulgada pelo Valor Online:
"Hyundai Heavy recebe encomenda de navios por US$ 700 milhões"
"A sul-coreana Hyundai Heavy Industries informou hoje que recebeu uma encomenda de US$ 700 milhões da China Shipping Container Lines por navios transportadores de contêineres. Com isso, o grupo alcança 61% de suas projeções de pedidos de US$ 13,8 bilhões em 2013.
A maior fabricante de navios do mundo vai entregar cinco embarcações com capacidade de armazenar 18,4 mil TEUs (unidade equivalente a 20 pés) para a chinesa a partir do segundo semestre de 2014, segundo comunicado.
Os navios, que são os maiores de seu segmento, vêm com um motor controlado eletronicamente e dois sistemas separados de tratamento de água do mar chamados EcoBallast, que ajudam a maximizar a economia com combustíveis.
O pedido fará da China Shipping Container Lines a operadora das mais extensas embarcações do tipo em todo mundo, ultrapassando a AP Moeller—Maersk, da Dinamarca, que trabalha com unidades de 18 mil TEUs. A dinamarquesa encomendou 20 navios com essa capacidade da Daewoo, também coreana, em 2011, por US$ 3,6 bilhões."
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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