O contrato havia sido firmado em março de 2012, num negócio de US$ 732 milhões, com prazo de entrega que era prevista para 2017.
A OSX retirou do ar todas as informações que estavam em seu site destinada a investidores, no qual constava a carteira de pedidos à empresa, mas, o blog, buscou em seus arquivos, localizou a mesma e expõe abaixo.
O projeto do Instituto Tecnológico Naval foi desativado junto com as obras e até estagiários e aprendizes foram dispensados.
As encomendas da OGX foram todas prorrogadas por conta dos baixos resultados que estão sendo obtidos na produção iniciada na Bacia de Campos.
Interessante ainda é observar que ninguém fala e nem investiga sobre a posição da Hyundai (Hyundai Industries Co. Ltd.) que teria 10% de participação no estaleiro segundo a própria OSX. O que pensa a coreana Hyundai, uma doas maiores corporações do mundo, inclusive na produção de navios como sua conterrânea, Samsung.
PS.: Atualizado às 20:22: Veja abaixo matéria do Valor Online, às 15:06, sobre a busca que a Kingfish faz de novo estaleiro para dar conta da encomenda que antes estava na OSX do Açu:
28/05/2013 às 15h06
Kingfish busca novo estaleiro para substituir
OSX
RIO - A inglesa Kingfish negocia a construção de 11 navios-tanque com um estaleiro brasileiro. A negociação começou depois que a OSX, empresa do Grupo EBX, de Eike Batista, cancelou o contrato que tinha com a companhia desde março de 2012, para a construção desses navios. O contrato, de R$ 732 milhões, foi retirado da carteira da OSX com a reformulação do plano de negócios da empresa.
Representante da Kingfish que preferiu não ser identificado informou que a negociação com o novo estaleiro ainda está em curso e, quando for fechada, será anunciada. Segundo ele, “a relação entre a OSX e a Kingfish ainda permanece muito próxima e ambas as partes ainda estão comprometidas a trabalhar juntas no futuro”.
A construção dos 11 navios-tanque será para atender ao Programa EBN (Empresas Brasileiras de Navegação), da Petrobras, que prevê o afretamento de 39 navios construídos no país, por um período de 15 anos. Os navios serão utilizados para o transporte de petróleo, gás e derivados. O programa tem como um dos principais objetivos atender à demanda de transporte na cabotagem brasileira.
O programa é dividido em duas partes. Na primeira, estão previstos o afretamento de 19 navios, dos quais três serão construídos pela Kingfish e devem ser entregues até o fim de 2015. Já na segunda fase, estão previstos 20 navios, dos quais oito serão fornecidos pela inglesa. Os navios da segunda fase devem ser entregues até 2017.
“A Kingfish vai construir seus navios no Brasil, agora estamos negociando com um estaleiro alternat ivo para dar inicio ao processo de construção”, disse a fonte. “A Kingfish está comprometida com o programa EBN da Petrobras”.
A fonte ressaltou que, como a primeira fase prevê a entrega dos navios até o fim de 2015, não há ainda “nenhum atraso” e, portanto, não houve necessidade de negociação de novos prazos com a Petrobras.
A companhia não descarta a possibilidade da OSX vir a construir algum dos 11 navios no futuro. “No momento, entendemos que há uma reestruturação em curso dentro de uma parte das empresas do grupo X, há uma necessidade de reorganizar várias partes do grupo”, disse a fonte.
3 comentários:
Roberto, o troço parece um meteoro:
Brilhou, cruzou o céu, e agora despenca!
Com a saída da Kingfish, o efeito manada logo, logo aparece.
Aguardemos mais anúncios.
Se eu fosse credor do grupo já teria entrado com uma ação cautelar, para tornar indisponíveis alguns bens do grupo.
Quem esperar vai ficar com o "mico na mão".
Dá pena dos pequenos acionistas, lotados de papel podre nas mãos.
esta notícia saiu há mais de 7 dias...
Kingfish Cancels 11 Tanker Order at OSX Brasil’s Açu Shipyard
May 20, 2013
http://gcaptain.com/kingfish-cancels-11-tanker-order-at-osx-brasil/
Bom que ela possa ser de conhecimento mais ampliado.
Melhor ainda relacioná-la aos documentos que foram retirados de acesso no site da empresa.
Postar um comentário