A maior parte desses requerimentos chegou à agência depois que foi editada a MP dos Portos, convertida na Lei 12.815/2013 na quarta-feira. Segundo a Antaq esses requerimentos poderão começar a ser liberados já em agosto.
Os projetos de novos terminais portuários offshore (no mar) para o atendimento do pré-sal são os maiores, em termos financeiros, Existem 15 projetos com orçamento acima de R$ 1 bilhão, entre eles os que atenderão aos blocos produtores de óleo e gás do pré-sal.
Com estes projetos o estado do Rio de Janeiro que já é chamado de "Estado-Porto" verá seu litoral ainda mais ocupado que atualmente. Há um ano, em maio do ano passado, este blog postou aqui uma breve análise sobre o uso para terminais portuários dos 635 km de litoral fluminense. Vale uma conferir se houver desejo de se aprofundar na temática.
Foto atual - Parte conteneira do Porto do Rio |
Um pouco mais à frente, o Porto de Santos é que acumula esta função. Hoje, o porto do Rio de Janeiro, se transformou num porto de contêneiro e, mais recentemente de apoio às atividades offshore de petróleo.
Parte de apoio offshore do Porto do Rio |
PS.: Atualizado às 09:44: para incluir algumas informações sobre o porto do Rio e também as fotos.
2 comentários:
Curiosa essa demanda por portos no RJ.
Há demanda mas como se explica então as dificuldades de se implantar o Complexo do Açu?
Há mais de dois anos que se comenta sobre a construção de um terminal portuário no município de São Francisco de Itabapoana.
Um exemplo é essa postagem no blog do Paulo noel, confiram:
(Terminal portuário no litoral sanfranciscano: Blog abordou o assunto em novembro de 2011
O Blog do Paulo Noel já abordava este assunto do terminal portuário para São Francisco de Itabapoana em novembro de 2011
.Uma embarcação de médio porte navegando próximo à costa, entre as praias de Guaxindiba e Lagoa Doce chamava atenção dos moradores.
O Blog apurou que a presença da embarcação em novembro de 2011, no litoral de São Francisco de Itabapoana, entre Guaxindiba e Lagoa Doce, na verdade era um barco de sondagem que desenvolvia um trabalho de batimetria, medição da profundidade dos oceanos.
Segundo fontes do Blog, esse levantamento objetivava a viabilização de um novo porto, de menor porte, que poderia ser instalado em São Francisco de Itabapoana. Esse terminal teria como principal finalidade o fornecimento de água potável para os navios que irão circular pela região. O empreendimento atenderia a demanda futura dos portos em construção, além de poder ser utilizado pela indústria do petróleo e gás.)
Fala-se que, de início, serão necessário, no mínimo 1000 operários. Com tantas demissões no Porto do Açú, não será difícil conseguir esse quantitativo de mão de obra.
www.edisonrocha.blogspot.com
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