No dia 9 de abril o blog reproduziu aqui, a tabela com a lista de credores das empresas do grupo EBX, elaborada pelo Valor e que decidimos republicar abaixo.
Ontem, o empresário Eike Batista, informou em nota que a EBX concluiu a reestruturação da sua dívida “existindo tão somente dívidas com vencimento de longo prazo, em clara evidência ao elevado comprometimento do Grupo EBX para com as obrigações perante os seus stakeholders”.
A nota da EBX não se aprofunda nos valores das operações e diz ainda que as vendas de ações da OGX em bolsa, realizadas em maio "representam um ajuste mínimo pontual no portfólio do Grupo EBX e estavam relacionadas com o alongamento de vencimentos e redução do custo da sua dívida com credores”.
Por fim, Eike afirmou que "a EBX continuará a perseguir a implementação de parcerias estratégicas".
Olhando novamente os valores das dívidas e comparando com o valor de mercado as ações das empresas do grupo se vê que há muitas dúvidas e perguntas em aberto. Na conta do Valor há dois meses o tamanho da dívida era de R$ 24,8 milhões. Hoje, O Globo diz que a dívida hoje é de 18,8 bilhões, superior ao valor de mercado das suas empresas pelo valor do patrimônio, que hoje soma R$ 18 bilhões.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Bond (finanças)
Em finanças , uma obrigação é um instrumento de endividamento do emissor do título para os titulares. É uma dívida de segurança , em que o emissor deve titulares uma dívida e, dependendo dos termos do vínculo, é obrigado a pagar-lhes juros (o cupom ) ou para reembolsar o capital em uma data posterior, chamado de maturidade .
O interesse é geralmente pago em intervalos fixos (semestral, anual, por vezes, mensal). Muitas vezes, o vínculo é negociável, ou seja, a propriedade do instrumento pode ser transferido no mercado secundário.
Professor, nesse caso do Eike Batista, Essa primeira dívida ( Bond )são com os acionistas?
Somente para ficar claro:
O Globo errou ao noticiar que o Grupo EBX deveria mais que o seu Patrimonio Liquido.
Na verdade a divida ja está descontada.
Para lembra a equação básica da contabilidade:
PL = ATIVO - PASSIVO
ABC
Postar um comentário