"Roberto
Segue anexo arquivo jpg das futuras estações do Aeromóvel de Campos de acordo com o decreto de desapropriação! Provavelmente haverá mais algumas no trajeto entre o Shopping 28 e Arthur Bernardes, porém não há nada no decreto desapropriando imóveis neste percurso! Abraços
Um leitor."
Mapa do trajeto do Aeromóvel a partir das áreas divulgadas para desapropriação pela PMCG |
A discussão sobre a alternativa tecnológica do Aeromóvel é grande e antiga. O blog encontrou na internet uma reportagem do jornal Zero Hora de Porto Alegre. O jornal ouviu dois especialistas:
"Um sistema de baixa eficiência"
O engenheiro que rejeitou o projeto do aeromóvel em 1982 trabalhou no governo João Baptista Figueiredo até 1985. Hoje, atua como consultor. Ontem, rompeu o silêncio sobre o assunto e falou por telefone com ZH. Confira trechos da entrevista:
Zero Hora — O que o senhor acha da retomada do aeromóvel?
Cloraldino Severo — O que estão fazendo é o que poderiam ter feito há muitos anos. A minha posição quanto a ter um sistema ligando ao aeroporto é de que este é o papel para o qual ele serve. Quanto ao resto, é um sistema de baixa eficiência.
ZH — Não havia possibilidade alguma de aprovar o projeto do Oskar Coester?
Severo — O ministério tinha recursos, eu, como gaúcho, tinha todo o interesse, só não fiz porque hoje vocês estariam me chamando não sei de quê. Seria um desperdício de dinheiro.
ZH — Agora o aeromóvel ressurge.
Severo — Durante todos esses anos, o sistema não conseguiu se impor, a não ser em um parque. Até que (Coester) conseguiu vender o peixe aqui, aproveitando o problema da Copa.
ZH — Qual o futuro do aeromóvel, para o senhor?
Severo — É nessa questão de ligar aeroportos, por exemplo.
ZH — O senhor se animaria a acompanhar um teste do veículo?
Severo — Não me disponho a acompanhar porque acho que ele (Coester) não precisa da minha companhia. Faço votos que tenha sucesso.
O outro ouvido foi o Fernando Mac Dowell Consultor, doutor em engenharia de transporte. Ele é o formulador do Aeromóvel de Nova Iguaçu que ganhou no Edital do PAC-2 para cidades com mais de 700 mil habitantes. Mac Dowell também foi o autor do projeto de Campos, apresentado no Edital de Mobilidade para as Cidades Médias, também do governo federal. O projeto de Nova Iguaçu teve problemas com as desapropriações e mudança de governo municipal. Com isto o projeto está parado. Abaixo a entrevista com Mac Dowell:
"Não disputa com o metrô"
Ex-secretário fluminense dos Transportes, criador do projeto de aeromóvel em Nova Iguaçu (RJ) e um dos especialistas no setor mais respeitados do país, Fernando Mac Dowell falou ontem por telefone com ZH desde o Rio de Janeiro. Confira:
Zero Hora — Como foi a descoberta do aeromóvel para o senhor?
Fernando Mac Dowell — No lugar de criticar o que tinha surgido no Rio Grande do Sul, quando todo mundo saiu criticando, eu fui aprender. Mandei uma equipe para examinar e vi que o negócio tinha uma lógica.
ZH — Qual a principal vantagem?
Mac Dowell — O custo operacional baixo. Tem capacidade excelente, mas não disputa com o metrô. Pode, perfeitamente, alimentar o metrô.
ZH — O senhor estudou os modais para chegar a uma conclusão positiva sobre o aeromóvel?
Mac Dowell — Sim. Fui chamado pelo governo federal para sugerir uma solução de mobilidade ao Rio de Janeiro. Aí, analisei todas as tecnologias: BRT, aeromóvel, VLT, metrô, o monotrilho e o trem de levitação magnética. Aí, a grata surpresa foi o desempenho do aeromóvel.
ZH — O que o estudo mostrou?
Mac Dowell — O aeromóvel é mais econômico e o único ambientalmente correto porque o ar que sai é só vento. Não tem combustível, emissões veiculares, nada.
ZH — E a sugestão pelo aeromóvel foi aceita?
Mac Dowell — Gostaram para caramba. Mas, depois, politicamente, tiveram que... bom... deixa para lá.
Se desejar veja mais detalhes da reportagem aqui.
Para ampliar a discussão e conhecimento do projeto e porque sua construção tende a ser rápida, veja abaixo algumas imagens disponibilizadas em apresentações do projeto feita em oportunidades anteriores. A Prefeitura de Porto Alegre já tem um outro projeto de linha com 7,2 quilômetros de extensão com 8 estações e um custo estimado em R$ 288 milhões:
Foto da construção do Aeromóvel em Porto Alegre-RS |
Montagem da estrutura do aeromóvel em concreto com o espaço interno por onde passa o ar que movimenta o veículo - Porto Alegre |
Foto da estrutura saindo do aeroporto de Porto Alegre - RS |
Colocação do trem na estrutura da linha em Porto Alegre |
Abaixo detalhes do projeto de Porto Alegre:
19 comentários:
Professor excelente debate. Quanto ao mapa acho que falta a estação Ferroviária, onde funciona hoje a secretaria de educação. Quanto a dúvida anterior sobre a manobra, acredito que o veículo tenha cabine de comando nas duas estremidades.
O que eu tenho dúvida é como será o embarque e desembarque, teremos estações sobre a ciclovia? Vão acabar com a nossa ciclovia?
Vai ter integração para a Uenf / Centro etc...
Não há solução padronizada para todas as cidades brasileiras.O que se pode notar é que hoje em dia as idéias são vendidas aos lotes para as várias prefeituras do país.Percebe-se grupo bem organizado que, planejadamente,aposta em soluções ilusórias cujo fim, primeiro e último, é arrecadar em cima de governos inconsequentes e bons gastadores do dinheiro público de modo iresponsável .Tem gente grande de sagacidade e pequena em planejamento desejosa tão somente de arrecadar .
Campos não tem um governo que sequer organizou o transporte coletivo que se refere aos onibus.Aliás, o transporte piorou demasiadamente nestes 5...6 anos.Vai dizer que se não planeja o que está aí vai fazer bem feito o que virá?
Poupe-nos e poupe esta sangria iresponsável dos cofres públicos senhores.
Campos precisa , urgentemente, de intervenção.
Dizer que grande parte dos poderes em todo o Brasil está assim não é argumento.
Tratemos de nossa aldeia.O que não dá mais é essa sensação que reina nos cidadãso de que o crime de colarinho branco compensa .
Rede Globo distorce realidade do Maracanã
“O Maracanã está pronto ! Nenhum problema, tudo certo, acabado ! Enquanto isso outros estádio ainda estão em construção…”
“Maracanã: está tudo muito lindo, muito perfeito !”
As frases acima, claramente encomendadas, foram utilizadas, há instantes, no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.
Distorcem absolutamente a verdade, de um local que foi inaugurado às pressas, e está cercado por escombros e irresponsabilidade.
Ao fundo, imagens aéreas do estádio, em ângulos evidentemente favoráveis, davam a impressão de estarmos em Wembley.
Até o boneco “João Sorrisão”, que representa como pouco boa parte do povo brasileiro, foi escalado para a empreitada.
Mais um capítulo triste de manipulação da opinião pública.
Diria até pouco inteligente, em tempos de internet, onde a verdade será inevitavelmente difundida, levando mais uma vez a emissora ao descrédito.
Globo proíbe programas de mencionar Facebook e Twitter
A partir de agora, personagens e programas devem se referir aos sites como "rede social de mensagens curtas" e "grande rede social".
O motivo seria a divulgação através da exposição das redes sociais nas propagandas.
A informação foi confirmada por Ariadne Guimarães, gerente de produção editorial da empresa.
No mês passado, a Globo ordenou a retirada de links de redirecionamento para seus sites no Facebook.
No mês anterior, a empresa já havia estabelecido uma taxa extra para anúncios que citassem Twitter, Orkut e Facebook.
Fonte: Exame
Boa Tarde, Roberto!
Será que a Prefeitura está considerando o projeto de reativação da linha férrea Rio-Campos-Vitória? Além do Porto do Açu?
Esse projeto acho que está em estudo pelo Governo Federal.
Abraço,
Luiz André
Continuo sem ver o horizonte positivo deste projeto.
Sobre a demanda de passageiros o projeto não procede, e para complementar posso citar que a Baixada Campista e em especial -Goitacazes- não estão contemplados no projeto, ou seja: Vinte e oito de março congestionada como sempre, pois ali além do fluxo de Goitacazes e Baixada ainda atende a são João da Barra.
Um trajeto estranho, pois em Campos tudo converge para o centro q não é contemplado. Seria mais viável passando pela beira valão, mercado e centro.
O grande problema de transporte que temos em Campos é o acesso ao centro. Aqui tem o grande movimento de pessoas. A prefeitura pense que esta pessoal vai andar até o 28 de Março para pegar o aeromovel?
O projeto como projetado serve para quem?
Na cidade de Poços de Caldas tentaram implantar o mesmo sistema. Logo caiu em desuso.
Roberto, a ciclovia será mantida com esse trajeto???
pelo porte das vigas acho difícil, mas não conheço o projeto.
Achei o percurso muito interessante, passa na esquina da minha casa (perto do senai). Só acho que erraram uma coisa, na altura da quinze de novembro, deveria dobrar a direita e seguir pela 15 de novembro, chegando passando pelo em frente a praça são salvador e dobrando na ponte logo em seguida para ir para guarus, ou então ter a mesma rota e ter uma ligação extra saindo da altura em que cruza a 15 de novembro chegandoa a praça, pois assim ligaria todo o percurso com o centro, ou seja, toda a população que trabalha no centro não precisaria pegar um onibus para ir para o centro.
Esse projeto já nasce errado, principalmente por não integrar aeroporto e rodoviária.
É o q me preocupou quando vi a foto. Obrigado pela resposta professor.
Chega a ser ridículo a prefeitura se endividar para gastar 400 milhões em um automóvel aéreo, que só cabem 20 pessoas, destruir a cidade, casas, famílias, ao invés de construir um hospital para tirar as pessoas dos corredores e das filas de espera por um atendimento digno.
Foi feita alguma pesquisa com a população para saber a opinião da maioria?
Canoas é a segunda cidade mais importante do Rio Grande do Sul, por isso vão implantar aeromóvel lá também...
Caro Jonas,
Eu não conheço o detalhamento do projeto, mas, há comentários, de que haveria em estações intermediárias, a possibilidade de permitir o intercâmbio de vagões.
Porém, há que se conhecer o projeto.
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