A informação que o blog obteve está confirmada por mais de duas fontes. O grupo Odebrecht atua na área de construção pesada e em diversos grandes projetos de infraestrutura no país e no exterior, inclusive no Porto de Suape, em Pernambuco.
Na área de construção civil, a Odebrecht executou obras em Campos (em consórcios com outras empresas), na dragagem dos canais da Baixada Campista e também está nas obras de Barra do Furado.
Pois bem, o grupo que conhece bem a região está realizando prospecções para atuar nos empreendimentos do Complexo do Açu. A forma e o(s) empreendimento(s) em que participará ainda não é possível ter certeza.
Duas possibilidades estão no campo de análise do grupo. Estas possibilidades fizeram com que representantes da empresa buscassem áreas ou mesmo alojamento, para seus trabalhadores na região do Açu.
Um destes espaços foi do alojamento da Acciona, naquela localidade, que atualmente está vazio e que tem capacidade para mais de mil trabalhadores, apesar do prefeito de SJB ter afirmado que não liberaria a instalação de alojamentos com mais de 300 trabalhadores no município.
O fato liga às possibilidades de Odebrecht participar de um grande consórcio que estaria sendo estudado, seja para tocar as obras do empreendimento do estaleiro e/ou os dois terminais portuários (TX-1 e TX-2).
A outra possibilidade seria para a construção de uma das duas usinas termelétricas (UTEs) licenciadas previstas para o Complexo do Açu. A maior possibilidade seria para a construção da UTE à gás. A linha do gasoduto inclusive já foi desenhada vindo de Macaé.
Hoje, a MPX que possui estes projetos, é majoritariamente controlada pelo grupo alemão E.On.
O blog voltará a tratar do assunto.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
5 comentários:
Obaaa!!!!
alguém tem o contato do rh da odebrecht???
favor encaminhar para: mvadasilva@hotmail.com
Tem que aguardar Marcos Almeida, a Odebrecht atua em diferentes frentes, primeiro temos que saber onde exatamente ela vai trabalhar nas obras do Porto, depois a própria vai trazer a público suas necessidades de contratação, já trabalhei com eles e conheço o sistema. Vamos ficar atentos.
Sds!
Tomara q seja verdade, a região precisa desse empreendimento.
Cadê o Douglas para dizer que é contra?
Postar um comentário