Há muito folclore que se divulga sobre a China e seu crescimento, mas, é inegável e às vezes aterrorizadora a pujança da sua economia, do tamanho de sua população, do seu território e de como estas coisas se juntam, numa civilização oriental muito mais antiga e bastante diversa da nossa.
Abaixo algumas poucas informações coletadas recentemente para aqueles que se interessam sobre política internacional e geopolítica. A China é hoje o maior país comercial do planeta.
1) A guerra civil interna entre 1911 e 1949 teria deixado, segundo estimativas, quase 50 milhões de mortos;
2) O consumo mundial de energia crescerá 56% até 2040, em relação a 2010, segundo a Agência de Informação de Energia dos EUA. Metade deste aumento está previsto para a China e para a Índia. As principais fontes de energia (80%) para suprir esta demanda deverão vir do petróleo, carvão e gás natural;
3) Desde 1990, portanto há apenas 23 anos, um total de 28 mil rios desapareceram na China, segundo o Ministério dos Recursos Hídricos e a Agência Nacional de Estatísticas. A poluição severa da água afeta 75% dos rios e lagos da China e 28% seriam inadequados até mesmo para o uso agrícola.
4) Segundo relatório de 2012, do Bando de Desenvolvimento da Ásia (ADB), a demanda da China por água poderá superar a oferta, em até 200 bilhões de litros até 2030, a não ser que grandes investimentos sejam feitos para além dos que estão projetados.
5) Abaixo um quadro comparativo entre EUA e China:
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
3 comentários:
Olá Roberto, e para diminuir essa dependência do petróleo, gás e carvão, estão investindo pesado em energia solar.
Olá Renato,
Tudo bem?
É verdade. A produção de equipamentos para esta finalidade por eles é imbatível no mundo. Já fez falir uma alemã do setor.
O chinês que é considerado o mais rico do mundo o Zhengrong é chamado de Rei Sol pela sua atuação no setor.
Veja aqui:
http://www.valor.com.br/internacional/3166492/excesso-de-capacidade-produtiva-e-ameaca-significativa-china
Abs.
Está comprovado: o comunismo é mesmo uma grande MERDA !
Postar um comentário