Nos últimos dias se falou num projeto de um terminal portuário no município de São Francisco do Itabapoana, entre as localidades balneárias de Manguinhos e Buena. Há dois outros projetos, em fase final de licenciamento, no município capixaba de Presidente Kennedy.
Já, outro projeto para aquela região é o Itaoca Offshore, no município de Itapemirim, que faz limite com Presidente Kennedy, na divisa com o norte do Estado do Rio de Janeiro
Difícil considerar que possa haver viabilidade para todos estes projetos.
O Itaoca Offshore tem planejamento para ser um terminal de serviços offshore, voltado para a indústria petrolífera do país, desenhado, segundo seus idealizadores, especificamente, para esta função.
Os seus idealizadores estão na fase de licenciamento ambiental e captação de investidores para a
implantação do projeto. Fala-se em investimentos de R$ 450 milhões na construção do terminal.
O projeto do Itaoca Offshore prevê 11 berços de atracação de navios de apoio, em uma área total de 600 mil m². A previsão da empresa é que a unidade esteja operacional em junho de 2015.
Na hipótese do projeto do Açu, ser interrompido, ele teria mais viabilidade de se desenvolver. Os interesses são grandes e estão sempre em disputa.
6 comentários:
Vai ser uma grande vergonha para o Estado do Rio se o Porto do Alçu não vingar e ser construído esse porto no ES.
Seria muita incompetência.
Pelo que consta, as novas jazidas, inclusive do Pré-sal vão em direção à Bacia de Santos, para o sul .
Teoricamente, o Porto do Açu seria mais próximo das novas jazidas.
Se construírem no ES ao invés do Açu, é porque o lobby do ES está muito grande. Aliás, no ES não se verifica "intelectulíoides" e "Ambientalistas" xiitas torcendo contra, como existe aqui no norte fluminense. Talvez essa seja a razão de prevalecer o empreendimento no ES.
Vergonha para o Estado do Rio não, vergonha para o "empreendedor", pois o Governo do Rio já fez tudo e muito mais concedendo licenças em tempo recorde e desapropriando produtores rurais da região.
Por falar nisso, as ações da OGX caíram mais 30% agora que comunicou que vai interromper a produção de petróleo em 2014 e cancelou a construção de 5 plataformas.
Lá pode, porque é longe daqui.
É realmente necessário este porto em Itapemirim ,só na bacia do ES tem mais ou menos 262 Blocos de petroleo,vai ser grande a demanda .
O estado e o município já estão se mobilizando para receber o Estaleiro Itaoca Offshore e o porto...
so espero q eles de emprego para os moradores da regiao de marataizes e itapemirim e outros locais proximo
so espero q eles deem oportunidade de emprego para os moradores da regiao de marataizes e itapemirim e outros locais proximo inclusive para os pescadores q não vão poder pescar mais nessa região
Postar um comentário