As intervenções no terminal-1 atualmente se dão na construção (na direção norte lado de Grussaí) dos pieres e quebra-mar que estão sendo feitos, pela empresa espanhola FCC, conforme vídeo que postamos aqui, em nota, no dia 22 de abril de 2013.
Como se vê o terminal-1 é em mar aberto e em águas agitadas. Ao sul, o terminal offshore é ladeado por um pequeno quebra-mar que também protegeria o acesso ao canal do terminal-2 (on-shore).
A maior interessada na conclusão do Terminal-1 é a empresa mineradora Anglo-American, que adquiriu, em 2008, o Projeto Minas-Rio da MMX pela bagatela de US$ 6 bilhões e por ali espera exportar o minério extraído na mina instalada no município mineiro de Conceição do Mato Dentro.
O interesse da Anglo é que no terminal-1, onde chega o mineroduto e estão instalados os filtros que fazem parte da unidade que secará a pasta de minério, transportada pelo mineroduto (retornando-o à minério em granel) e esteiras cheguem aos navios no terminal-1.
Enfim, há que vê o que ainda se sustenta com a enorme crise das empresas do grupo X.
PS.: Atualizado às 13:02 para corrigir parte do texto truncado e erros de português.
Acervo do Blog - Sobrevoo em 13-03-2013 - Vista aérea dos filtros do minério e correia transportadora até Terminal-1 |
Acervo do blog - Sobrevoo em 13-03-2013 - Filtros e correias transportadoras para o TX-1 do Porto do Açu |
Nenhum comentário:
Postar um comentário