Multitela é a denominação que se passou a usar para os internautas que fazem uso que fazem uso de três ou mais equipamentos (tv, computador, celular/smarphone e tablet) para acessar a internet ao longo do dia.
Segundo pesquisa encomendada pelo Google e feita pela Ipsos Media CT, esse público não entra na internet, ele nunca sai, porque estão conectados o tempo todo, pelos diferentes equipamentos. Alguns detalhes da mesma foi publicada pelo Valor Online.
Esses multitelas usam também de forma interativa estes equipamentos: 68% fazem interações na web enquanto assistem à televisão.
No Brasil os multitelas seriam cerca de 30 milhões. Em números absolutos, quase que a soma dos multitelas do Reino Unido (16 milhões) e França (19 milhões).
Além disso, é um público de maior poder de compra. No caso do Brasil a renda média mensal seria três vezes da média per capita do país que é de quase R$ 800. Usam mais a compra online 27% do que os demais, 3%.
O Google se interessou pelo assunto e fez a pesquisa porque pretende desenvolver também no Brasil campanhas publicitárias multitelas, com anúncios na web, sites para celulares e outros serviços.
O interessante é que o uso dos diferentes equipamentos se dá sobre os mesmos conteúdos, que cada vez mais estão hospedados em nuvens e servidores de terceiros, que não as suas próprias máquinas.
O fato confirma o risco da violação dos dados e arquivos dos multitela que o Google sabe quem são, o que procuram, o que gostam e pesquisam, facilitando as tais "campanhas publicitárias", com a confirmação já feita pela empresa do acesso aos conteúdos do Gmail entre outros aplicativos. Tudo isto sem falar na pesquisa dos tais "meta-dados" da agência de inteligência americana.
Conclusão: multitela é também sinônimo de multiexposição com todos os ônus (difícil visualizar bônus) que isto acarreta.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário