"Verde e amarelo"
"Empresas mamutes nacionais, como Vale, Gerdau, CSN e Usiminas, conversam para formar um consórcio. A ideia é comprar o Porto do Açu, de Eike Batista; BNDS, Itaú de Bradesco acompanham as negociações".
Mesmo considerando as fontes do jornalista, particularmente tenho dúvidas se o interesse deste time de empresas é pelo Porto Açu ou pelo Porto Sudeste. O primeiro da empresa de logística do grupo EBX, a LLX e o segundo da MMX.
Explico, tentando interpretar: o que estas grandes empresas possuem em comum? Resposta: serem do setor de minério e siderúrgico. Além disto, todas possuem grandes bases instaladas na Baía de Sepetiba, em Itaguaí, onde está o Porto Sudeste cujas obras estão quase concluídas e muito mais avançadas do que o Açu.
De qualquer forma há que se acompanhar, porque é indiscutível que está montada uma operação para a disputa entre o capital internacional e o nacional para ficar com as participações majoritárias do espólio das empresas do grupo EBX.
PS.: Atualizado às 18:10: Com a colaboração do comentarista o blog corrige a informação que o Porto Sudeste é da MMX e não LLX.
6 comentários:
Uma correção: o porto Sudeste hoje pertence a MMX. O unico ativo da LLX é o Porto do Açu.
Tem razão o comentarista.
O blog fará a correção. O porto Sudeste é da MMX.
Os "mamutes" que fiquem prevenidos:
Sem a duplicação da BR 101, nada, absolutamente nada vingará no Açu.
Cara Roberto
Bom dia
O Porto do Sudeste é ativo valioso, que não precisa de salvação, e está praticamente vendido.
O Porto do Açu , ao contrário, precisa de um empurrão !!
As Empresas , ainda que listadas na bolsa, e que devem satisfação a acionistas, são grandes demais, e precisam que o negocio do açu dê certo ! A imagem externa do país é importante !
Apenas meu ponto de vista !
Abc
Concordo com o comentário, o projeto do Açu precisa dar certo, mas somente irá ocorrer se tivermos mudanças na alta liderança de lá, pois os gerentes e o diretor precisam ser retiramos imediatamente senão a coisa piora ainda mais.....
Também somente um ponto de vista.
Dois pontos de vista: Seja o que for feito o importante é que aconteça, será que nossos colegas comentadores assim como o blog não se cansam de viver de especulações, pow, este porto e estaleiro tem a parte mais difícil da execução bem adiantadas que é a dragagem, tudo está devidamente licenciado, portanto ilustres comentadores, vamos à torcida, que os executivos resolvam seus problemas, pois o problema de nossa região hoje é exatamente a falta de vagas de emprego/serviços e não fiquemos especulando o ovo dentro da galinha... Encheu.
Postar um comentário