Depois tomamos rumos diferentes, mas mantivemos o contato, mesmo que com menor frequência. Carlos, mesmo tendo partido dois anos depois para os EUA, continuou profissionalmente a manter relações com a África.
Carlos já trabalhou em grandes jornais e revistas do país.
Nesta sexta ele me enviou um email com agradável surpresa que reproduzo em parte abaixo:
"Depois de quase dois anos de trabalho intenso finalmente terminamos a série Presidentes Africanos, que estreia na semana que vem no canal Discovery Civilization. Gostaria de consultá-los sobre a possibilidade de divulgar a estreia da série...
... A série, da qual fui o editor executivo, está muito interessante. O Franklin Martins entrevistou 12 presidentes e um primeiro-ministro africanos (inclusive José Eduardo dos Santos, de Angola). São 15 programas de 50 minutos que traçam um panorama sobre a África atual de forma inédita na TV brasileira.
Outro mérito é que a série estreia num canal internacional e de prestígio com o Discovery Channel.
Agradeço antecipadamente a ajuda que puderem nos dar na divulgação. Passo os links para dois vídeos promocionais da série.
O mais curto: http://www.youtube.com/watch?v=UigoaclTifg&feature=youtu.be
E o mais longo: http://www.youtube.com/watch?v=ewYOUj9SR0A. "
Abaixo reproduzo com prazer estes dois aperitivos da série parabenizando seus autores em especial o Carlos Alberto Jr. Não tenho dúvidas do potencial da África e sobre seu papel no sistema-mundo, num futuro que já começa a ser presente, nesta nova realidade geopolítica cada vez mais multipolar, em que nações, regiões e continentes, percebem e passam a valorizar suas riquezas das quais depende os países chamados centrais.
Ainda abaixo o release que explica e dá mais detalhes sobre a série:
"Discovery Civilization estreia ‘Presidentes Africanos’, da Cine Group,e marca volta do jornalista Franklin Martins à TV"
"Apresentada pelo jornalista, a nova série conta com entrevistas exclusivas de presidentes de 13 países do continente africano e ressalta a nova África, que desponta para se tornar uma das grandes potências do cenário socioeconômico mundial
Na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro, às 18h36, estréia no Discovery Civilization a nova série da produtora Cine Group, ‘Presidentes Africanos’. O programa, que marca a volta de Franklin Martins frente às câmeras, retrata, em detalhes, as transformações do continente que vem crescendo a taxas econômicas robustas e construindo um ambiente de democracia e de paz a partir de reportagens e entrevistas exclusivas de presidentes de 13 países africanos (África do Sul, Angola, Cabo Verde, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Egito, Etiópia, Gana, Moçambique, Nigéria, Senegal, Tanzânia e Tunísia).
“A série possui um conteúdo inédito. É a primeira vez que um programa de TV consegue reunir e entrevistar tantos presidentes africanos, incluindo alguns que há tempos não se comunicavam diretamente com a imprensa”, relata o jornalista Franklin Martins, que foi dirigido por Carlos Nascimbeni e Carlos Alberto Junior.
‘Presidentes Africanos’ terá 15 episódios (ver grade completa no final deste release) que irão explorar a história, a cultura e os potenciais de cada país. As reportagens especiais relatam a caminhada da África em busca da construção de um ambiente democrático e de paz, com a preocupação de contextualizar o telespectador por meio de mapas e informações didáticas, sem perder a essência jornalística muito bem representada pelas entrevistas e passagens de Franklin Martins. A série traz belíssimas imagens do continente considerado o berço da humanidade.
A Cine Group, única produtora brasileira com filial na África, contou com a experiência de seis anos no continente para produzir um conteúdo chancelado pelos depoimentos de 12 presidentes e um primeiro-ministro (Jacob Zuma – África do Sul, José Eduardo dos Santos – Angola, Jorge Carlos Fonseca – Cabo Verde, Joseph Kabila – República Democrática do Congo, Alassane Quatarra – Costa do Marfim, Mohammed Mursi – presidente deposto do Egito, Hailemariam Desalegn – primeiro-ministro da Etiópia, John Dramani Mahama – Gana, Armando Guebuza- Moçambique, Goodluck Jonathan – Nigéria, Macky Sall – Senegal, Jakaya Kikwete-Tanzânia e Moncef Marzouki – Tunísia), além de líderes políticos, sociais e historiadores.
“Logo o mundo vai ver uma África que sabe tomar conta de si mesma, que vai produzir muito e terá um papel importante para o mundo”, essas são as palavras do presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, durante entrevista do primeiro episódio, que traça um panorama geral da série introduzindo os assuntos e apresentando os entrevistados que serão explorados ao longo do programa.
Dividida por países, a série resgata a essência de cada uma das 13 nações africanas e convida os telespectadores para uma espetacular viagem em companhia de um dos mais importantes jornalistas do país. Além das entrevistas, que trazem percepções e expectativas de cada presidente, o programa traça uma linha cronológica com informações históricas, geográficas, políticas, sociais e culturais de todos os países e contextualiza-os no cenário sócio-econômico atual.
‘Presidentes Africanos’ é ao mesmo tempo convidativo e intrigante, e promete surpreender o público chamando a atenção para um continente que tem superado as barreiras da opressão por meio da corrida em busca da democracia e da paz. Um continente sobre o qual há muito pouca informação na televisão brasileira, embora o Brasil seja o país com a segunda maior população afro-descendente do mundo, atrás apenas da Nigéria.
SERVIÇO
Presidentes Africanos
Canal: Discovery Civilization
Exibições:
Episodio 1 – 25 de setembro, quarta-feira, às 18h30
Episódio 2 – 6 de outubro, domingo, às 18h30
Episódio 3 – 20 de outubro, domingo, às 19h30
Episódio 4 – 27 de outubro, domingo, às 19h30
Episódio 5 - 3 de novembro, domingo, às 20h30
Episódio 6 – 10 de novembro, domingo, às 20h30
Episódio 7 – 17 de novembro, domingo, às 20h30
Episódio 8 – 24 de novembro, domingo, às 20h30
Em breve, divulgaremos as datas e horários dos demais episódios (são 15 no total).
Reprises:
http://discoverybrasil.uol.com.br/programacao-de-tv/?type=search&channel_code=CVBR-PRT&date=25092013&style=day&filter=1800&search_string=Presidentes%20Africanos
Sobre Discovery Civilization
O Discovery Civilization dá vida a eventos épicos e às diferentes culturas que fazem história e continuam a moldar o mundo que conhecemos. O telespectador será transportado a momentos marcantes da vida humana e poderá testemunhar sua evolução ao longo dos séculos ao explorar eventos que ajudaram a criar nações, culturas, religiões e conflitos. ODiscovery Civilization abre uma janela aos mais importantes marcos históricos."
9 comentários:
Resumindo: presidentes africanos = todos corruptos, vivendo no luxo e o povo morrendo de sede e fome...
Precisamos superar exatamente esta visão simplista e preconceituosa que vê a África como um território e um povo a ser explorado, sem nenhuma outra alternativa.
As civilizações atuais partiram de lá e destas origens há muito a ser apreendido.
Difícil que "modernistas" compreenda que o "homem" é anterior à visão Eurocêntrica dos últimos 2 mil anos.
É verdade...
que os políticos africanos acabem de vez com o preconceito que eles próprios têm com seu povo.
Sabia, professor, que no Haiti existem praias particulares com mansões ? Pois é... existem !
Em Búzios e Angra dos Reis e muitos outros espaços do nosso litoral também.
E não é de 2003 para cá.
A origem disto é muito anterior e precisa ser atacado e não será com um preconceito generalizado que se avançará.
Haiti, presidentes africanos?
África, Haiti?
Como assim?
Roberto, você não imagina que conseguirá debater com estes cretinos sobre a origem das desigualdades, do flagelo colonialista na África, e no permanente saque a que estes países vêm sendo submetidos, onde a decantada "corrupção" não é mais que um método de gestão e de dominação dos impérios globais para seguir sangrado as riquezas daquele continente, onde as elites locais(mais ou menos como as nossas)funcionam como pretores e/ou feitores destes interesses transnacionais?
Desista, Roberto, é como jogar pérola aos porcos.
Você tem razão Douglas.
É duro.
Vi o programa e não dá para engolir.
Até se fala na "Primavera Árabe", bem rápido, como parte da domocratização do continente.
Peraí! Houve sim uma primavera: a da OTAN.
Tratar a África como um "país" é também já deveria ser modificado.
Aliás, por que mesmo a Somalia passou do paraíso que era na década de 70, burros usando fralda e cidades limpíssimas para um território de ninguém.
É verdade que o "homem" é anterior ao Eurocentrismo mas esqueceram de avisar isso ao Império.
Ué, o Mursi caiu? Por que´será?
O berço da primavera árabe?
http://www.thedailyshow.com/watch/mon-april-25-2011/gigi-ibrahim
A "diva" da Tahir.
"I took a class!"
E a Líbia? 80.000 civis mortos, torturas e o país arrasado.
Por que nada foi dito a respeito disso.
Maquiar o continente não é educativo como o documentário se quer.
Como faço para adquirir o programa completo ????
Cara ISa,
Faça contato direto com a Cine Group produtora da série:
http://cinegroup.com.br/
atendimento@cinegroup.com.br
Contatos no Brasil por tel:
CINE GROUP | BRASÍLIA
SIBS Quadra 01 Conjunto B, Lote 07 | CEP: 71736-102 | Brasília DF
Tel: +55 61 3363-1111
CINE GROUP | SÃO PAULO
Rua Augusta, 1939, Sala 131 | CEP: 01413-000 | Jardim Paulista – São Paulo SP
Tel: +55 11 3062-4263
CINE GROUP | RIO DE JANEIRO
Praia do Flamengo, 66, Salas 1110 a 1112 | CEP: 22210-030 | Flamengo – Rio de Janeiro RJ
Tel: +55 21 2205-5444
Sds.
Postar um comentário