A empresa Eagle Tecnologia da Informação Ltda. com endereço no município de Taboão da Serra, SP, abriu o processo Nº E-07/511.525/2011 junto ao Instituto Estadual de Ambiente (Inea) requerendo o licenciamento ambiental para instalação de um Porto, na localidade de Barrinha, entre as prais de Manguinhos e Buena, no município de São Francisco do Itabapoana, extremo norte fluminense.
Clique aqui e tenha acesso ao Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e aqui ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto, ambos elaborados pela empresa Squalo Ecologia.
O empreendimento propõe uma área a ser ocupada de 1,3 km² e 1.500 metros de frente para o mar, onde hoje se situa a Fazenda Canaã. O projeto prevê 900.000 m² de retroárea e se apresenta como uma proposta de um Terminal Portuário de uso Privado (TUP) com característica de hub-logístico, para atender demandas logísticas decorrentes da exploração e produção de petróleo na Bacia de Campos, esperando ainda alcançar as bacias do Espírito Santo e de Santos.
O projeto das instalações prevê um Parque de Tancagem, um estaleiro para reparos e construção naval, um heliporto, um terminal de passageiros, um condomínio industrial e um centro comercial.
Tanto no estado do Rio de Janeiro quanto no Espírito Santo são muito os projetos de portos. É certo que a maioria não vingará, seja, por problemas de impactos ambientais e sociais seja por viabilidade econômico-financeira. Um projeto de porto precisa estar interligado a diversas cadeias de negócios.
A análise do licenciamento destes projetos devem considerar a sinergia e entre os mesmos. O dados do EIA e do Rima devem ser analisadas agora pelo Inea e pela sociedade. Depois deverão ocorrer as audiências públicas que deverão ser marcadas pela Ceca (Comissão Estadual de Controle Ambiental).
Abaixo algumas imagens retiradas do EIA/Rima:
PS.: Atualizado às 10:34: Abaixo o cartão de CNPJ dos empreendedores que apresentaram o projeto do Porto Canaã ao Inea:
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
Quem roeu o osso agora vai comer a carne...demorou mas tá chegando.
As terras lá tem um valor convidativo pra instalação de empresas e parece os incentivos fiscais estão sendo reformulados pra facilitar a chegada delas, o Senac abriu um polo lá agora, o CEDERJ já foi e o Senai foi pra lá agora em julho, as coisas estão se movimentando, quando o Senai e o Senac entram pra capacitar alguma coisa tem lá na frente...o sistema S não dá ponto sem nó.
Lá também é mar aberto.
Isso mostra que a teoria de que o Porto do Açu foi instalado em local inapropriado (em mar aberto)não está correta.
Se não pudesse ser em local de mar aberto, não se estaria solicitando a instalação de mais um porto no Norte Fluminense. Pelo contrário, isso mostra que o local é apropriado, considerando a sua posição logística.
Inclusive, existem mais empreendimentos de portos a serem instalados mais ao norte, no Estado do espírito Santo.
O fato de ser em mar aberto não inviabiliza o porto, apenas torna-o bem mais caro.
As soluções de engenharia existem, mas, custam caro porque há que se construir quebra-mar dos dois lados.
Os projetos de portos em mar aberto estão na prática instalando quase que uma península dentro do mar.
Uma estrutura em U com a parte aberta voltada para o continente e protegida do mar onde os píeres de atracação ficariam instalados.
É difícil que todos estes projetos de portos se viabilizem comercialmente.
O projeto do porto em Presidente kennedy da Anglo Ferrous foi adiado e não há perspectivas de instalação do mesmo no médio prazo. A Ferrous optou por usar a ligação ferroviária ao invés de usar o mineroduto, assim, deverá escoar o minério pelo porto Sudeste em Itaguaí.
O projeto de porto no sul capixaba que está sendo tocado é do Porto Central também em kennedy, onde o desenho é semelhante ao deste projeto do Canaã. A proposta de atuação dos dois é idêntica.
No médio prazo há pouca viabilidade para instalação destes e mais o porto do Açu.
Projeto portuários são caros e dependem de uma cadeia articulada de movimentação de cargas que envolvem armadores.
Sobre porto em mar aberto há uma grande diferença deste projeto "pé-no-chão" do porto em SFI para a proposta mirabolante do Porto do Açu que é de receber os maiores navios do mundo, daí para comportar o calado destes navios gigantes no Açu há um custo muito maior de construção com píeres, quebra-mar, core-locs, eterna dragagem para manter o canal, etc.
Ou barato ou caro temos que pensar positivo, é progresso para nossa região e torcemos para que isso aconteça detro dos trâmites legais.
Professor:
Por curiosidade fui até lá virtualmente...
Na rua José Ruscitto, número 5 existe uma simpática edificação que, me perdoem o preconceito, mais se assemelha a um cortiço. Difícil ali ser a sede de tão poderoso empreendimento.
Atenção: não estou afirmando que o número 5 é o "Lote 5" informado no cadastro do CNPJ da empresa. É só uma constatação de que a rua citada é quase toda residencial.
Há que se resguardar também a possibilidade de haver outra rua José Ruscitto...
Isso não é relevante, mas é.
Imagino a seriedade do projeto: uma empresa de tecnologia da informacao construindo um porto...
É para exportar software?
Acorda população regional. Cuidado com o que aconteceu com o AÇU para não se repetir agora em 'Manquinhos" São Francisco de Itabapoana. Às ruas, a luta.Acorda população antes que seja tarde!...
Acorda sim população! Acorda reivindicando investimentos! Mais empregos!
Não fiquem dependentes somente de lavouras!
Porto significa mais desenvolvimento! Mais empregos!
Não caiam nesse papo furado de ambientalistas de plantão, que, do alto de seus empregos garantidos, não estão preocupados com vocês. Eles querem é "IBOPE".
Considerando o que o professor Roberto disse, que o projeto de porto no sul capixaba que está sendo tocado é do Porto Central também em kennedy, onde o desenho é semelhante ao deste projeto do Canaã. A proposta de atuação dos dois é idêntica.
Considerando o que o anônimo das 11:54 AM, diferença deste projeto "pé-no-chão" do porto em SFI para a proposta mirabolante do Porto do Açu que é de receber os maiores navios do mundo...e ainda, percebendo que o endereço é na verdade na rua José Ruscitto, número 55, segundo o site deles, e que é ingenuidade querer dizer que essa seja a mentora do projeto e que há comprometimento de seriedade de projeto, e considerando que o INEA não é um órgão alienado e se cerca de cuidados para conceder a licença, com projetos de engenharia cara, é fácil perceber que há recursos e parcerias suficientes aportando e escorando financeiramente o projeto. Eu acredito nesse modelo de porto infinitamente menor e menos dispendioso, logo, de mais fácil concretização. Vamos aguardar o Inea, nós precisamos de um porto, qualquer que seja, mas precisamos de um.
Se pesquisarmos mais, achamos uma empresa "EAGLE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA" sediada na Av. Milton Campos, 2296 - Centro - na pequena e pacata cidade de Guanhães/MG, próxima a Governador Valadares.
OHhH!
Não era em Taboão da Serra?
Engraçado que no endereço tem uma "Igreja Internacional da Graça de Deus"
Deve ser milagre...
Empresa de fachada que deve ter políticos do RJ por trás.
Depois de conseguir as licenças, linhas de crédito e outras benesses públicas... venderá o projeto a preço de ouro.
Não é à tôa que ponte SFI-SJB finalmente vai sair.
Quer saber, eu acho mais fácil sair esse do Canaã do que o do Açú. Eike já era e seus parceiros querem mais é pular do barco dele, poderia ter sido bom, mas a casa caiu, vamos partir para a próxima. Tomara que Tenha políticos por trás mesmo, pq uma andorinha só não faz verão, quero ver a coisa andar, seja com o apoio de quem quer que seja.
eiii povo autentico deicha sao francisco evoluir porque ja passo da hora tenho 16 anos e dou total apoio a construçao desse porto o meu futuro e o futuro de todos os da minha idade esta posto nesses envestimentos eu ja estou me preparando fazendo curso do senac e pretendo trabalhar por aqui amei a ideia do porto de verdade
Postar um comentário