A oficialização está no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje, 14 de outubro de 2013, página 40, da Parte I. O custo de R$ 137,0 milhões é praticamente o mesmo do estimado pelo DER-RJ de R$ 137,2. O(s) ganhador(es) da obra já eram conhecidos. Já a forma de consórcio virou uma forma de contemplar aos interessados reduzindo a disputa que a licitação objetivava. Procedimento que se tornou rotina em muitas administrações. Que a ponte possa enfim ser construída no prazo de um ano:
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
4 comentários:
Sei lá, para mim, 10 milhões por cada 100 metros de ponte me parece um pouco caro...
Caro Gustavo,
Com consórcio (o que reduz ou elimina as disputas e favorece a montagem de carteis) será difícil, ou impossível, se conseguir preços menores.
O valor parece alto sim, mesmo considerando que cada projeto é um projeto, assim, valor de extensão de cabeceira e acessos não podem ser cobrados como se fossem vãos sobre o rio.
A ponte Rosinha, hoje, Leonel Brizola foi construída pela Delta Engenharia. Começou a ser construída em 2004 e só foi entregue em 2007, depois de ter ficado oito meses embargada e ainda por um acidente na construção em que morreram 9 trabalhadores.
Seria bom comparar o custo de uma e outro, mesmo considerando os projetos distintos e o tempo entre uma e outra obra.
Professor, em uma audiência pública na câmara de vereadores de São Francisco para tratar desse assunto, o engenheiro do DER presente falou também da pavimentação da RJ 196, ou seja, a estrada da Muritiba, a que margeia o rio paraíba até Campos. Aí eu pergunto: Será que esse valor não estaria incluído a pavimentação dessa estrada ?
Cara Lucy também ouvi isto. Não conheço o detalhamento do projeto, mas creio que só o acesso à ponte está incluído nele, penso que o asfaltamento deste trecho trata-se de outro serviço.
Postar um comentário