A pesquisa do Ibope foi divulgada nesta noite. O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 17 e 21 de outubro em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Faltanto pouco menos de um ano par ao pleito, tanto nos quatro cenários de 1º turno quanto de 2º turno os indicativos hoje seriam de reeleição da presidenta Dilma. No cenário avaliado em que a vitória seria menos folgada é hoje, o menos provável com a presença de José Serra e Marina juntos.
Confira os cenários:
Cenário 1:
Dilma Rousseff 41%
Aécio Neves 14%
Eduardo Campos 10%
Dilma 41% x 24% Adversários .
Cenário 2
Dilma Rousseff 39%
Marina Silva 21%
Aécio Neves 13%
Dilma 39% x 34% Adversários .
Cenário 3
Dilma Rousseff 40%
José Serra 18%
Eduardo Campos 10%
Dilma 40% x 28% Adversários.
Cenário 4
Dilma Rousseff 39%
Marina Silva 21%
José Serra 16%
Dilma 39% x 37% Adversários.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Professor Roberto:
É muita falta de opção. Somos quase que forçados a "apoiar" este ou aquele por esta falta de opção.
Isto me dá um desânimo...
Caro Isaac,
Nas eleições majoritárias, é muito mais comum do que imaginamos a escolha por exclusão e não por opção.
Eleitores mais exigentes, menos dependentes tendem a ter esta dificuldade.
Além disso, é também natural que reduzamos as complexidades dos maiores problemas de quem está no governo e é obrigado a muitas vezes agir por opções menos ruins dentro da máquina pública.
Apesar desta constatação, isto não deve aplacar nossa busca e luta por melhorias na gestão e nos governos independente do resultados eleitorais e de nossas escolhas.
Sds.
Ô povo inteligente, KKKKK.KKKK.
Postar um comentário