As informações e as imagens são do Fernando Aguiar e ilustram os problemas que já temos com a concessão do trecho da BR-101 entre Campos e o Rio de Janeiro. Aliás, um problema que se arrasta desde 2000 quando levantamos o problema do alto fluxo de veículos, a baixa qualidade da manutenção, os riscos cada vez maior de acidentes e a necessidade de ampliação e de mudanças. Infelizmente, as concessões parecem alternativas capengas e caras para o Estado que empresta dinheiro e para nós que pagamos as tarifas:
"Prezado Professor Roberto:
O seu blog já noticiou a concessão dos 475 Km da BR-101 no vizinho estado do Espírito Santo.
A vencedora da licitação, do grupo EcoRodovias, a mesma que administra o sistema Achieta-Imigrantes, já assumiu o trecho capixaba com o nome ECO-101.
E estrada tem vários pontos com o asfalto danificado, está mal sinalizada e algumas obras de arte estão em péssimo estado de conservação. Isto sem falar nos problemas de traçado e inexistência de acostamentos em alguns pontos.
Com o início da operação, seria de se esperar que alguma coisa começasse a ser feita. E começou. As obras das praças de pedágio estão de vento em popa!
Daqui até Vitória teremos três. No total do trecho concedido serão sete.
Mas como o senhor pode notar pelas imagens feitas hoje, ainda não deu tempo para tapar os incontáveis buracos e corrigir as imperfeições da pista.
Na lógica das concessões brasileiras, primeiro se arrecada, depois as obrigações.
Saudações!"
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
amigo, continue postando as novidades da concessão... mais informe mais... ta claro e evidente que não muda de um dia para o outro... mais sou usuário da br 101... e ja pudi perceber algumas melhorias. como placas novas, alguns trechos ja reformados... e viaturas da empresa dando suporte...
Como disse o anônimo das 3:18 PM não há mudanças de um dia para outro. Só as praças de pedágio.
Postar um comentário