Mesmo vivendo na região com enorme tradição no setor sucroalcooleiro e tendo visto muitos trabalhos acadêmicos na área, eu não me recordo de ter visto um diagrama esquemático, do processo de produção do açúcar e do álcool com indicações das operações unitárias, tão claro e didático, em termos de programação visual como este abaixo. Seu autor é João Alberto Camelini da Unicamp:
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Ué? Mas a queima não está proibida? Em Campinas pode?
O primeiro quadrinho diz "queima e corte da cana" ou eu entendi errado?
Bem observado. Porém, creio que como o esquema é de 2011, se não estou enganado, ainda se admitia, como no NF % de queimas em relação ao total cortado. Porém, não tenho certeza disto. Quem acompanha mais de perto o setor tem mais condições de informar com correção.
Obrigado pela citação!
Postar um comentário