Pesquisa feita pelo Ibope com 1.008 entrevistas, de 13 a 17 de novembro avaliou cenários com diversos candidatos para o governo do Estado do Rio de Janeiro na eleição de outubro do ano que vem. Em todos eles, o senador Crivella está na frente, com percentuais variando de 16% a 27%, sendo este maior no cenário sem o nome de Garotinho.
No cenário hoje mais provável: Crivella 16%; Garotinho 13%; Lindbergh 11%; Jandira Feghali 6%; Cesar Maia 5%; Pezão 4%, Bernardinho 4%; Miro Teixeira 2%. Nulos mais brancos: 27%. Não opinaram: 10%.
Rejeição: Cesar Maia 73%; Garotinho 61%; Pezão 60%; Lindbergh 49% e Crivella 40%.
Sobre aprovação dos governantes: Cabral tem 58% de desaprovação. Avaliação da administração de Cabral: 18% ótima ou boa; 39%, regular e 41% ruim ou péssima. Desaprovação da gestão Eduardo Paes na prefeitura do Rio é de 57%. Avaliação da administração de Paes: 26% ótima ou boa; 34%, regular; e 40%, ruim ou péssima. Ou seja, ambos do PMDB têm baixíssimos índices de aprovação popular.
A pesquisa foi divulgada pelo jornal O Globo, onde está dito que ela foi realizada sem ter sido (oficialmente - incluído pelo blog) encomendada. Porém, o tom de sua divulgação e por alguns números (incoerentes) é difícil acreditar no "sem encomenda", desde que se leia as entrelinhas e os números com a criticidade que o cenário determina. A conferir!
PS.: Atualizado às 11:34.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário