segunda-feira, novembro 04, 2013

Novo projeto de porto de apoio offshore em São Mateus, ES, pode ter apoio de príncipe saudita

Não é só no Estado do Rio de Janeiro, mas, também no Espírito Santo que não param de chegar projetos de terminais portuários com a finalidade de servirem de apoio às atividades de exploração de petróleo no litoral brasileiro.

O mais novo projeto fica localizado no litoral do município de São Mateus, ES, a 200 km ao norte de Vitória. É um projeto de R$ 2 bilhões, numa área de 1,5 milhão de m² de empresários capixabas que buscam apoio do príncipe Khaled Bin Al Waleed, integrante da família real da Arábia Saudita.

O príncipe que visitou o ES na última sexta-feira, com petrodólares no bolso está interessado em negócios no Brasil nas áreas de infraestrutura, logística, energia, óleo e gás e mineração. O príncipe disse que está interessado em investimentos de longo prazo com taxa de retorno de dois dígitos.

O projeto tem prazo estimado para 2016 e espera incentivos fiscais (como sempre) do estado do ES. Ele também prevê (como nos demais projetos do mesmo tipo, que quase poderia ser uma copia) um condomínio industrial metal-mecânico para empresas fornecedoras de bens e serviços.

Além disso, o projeto, que previa um píer para manutenção de plataformas, depois da visita do príncipe saudita, na última quinta-feira, ele teria sido ampliado para um estaleiro ao custo de R$ 750 milhões, numa área de 500 mil metros quadrados. (Mais detalhes da visita do príncipe saudita ao ES veja aqui no site da Folha Capixaba)

Como se vê, os projetos de porto ao sul do ES e ao norte do RJ são basicamente os mesmos. Quem possui uma área defronte ao litoral busca parceiros e investidores para implantar um terminal portuário, mesmo que em mar aberto.

Como a maioria dos projetos é para a indústria do petróleo fica evidente que sem negociações com que opera neste setor, as chances do(s) projeto(s) ganharem corpo são pequenas.

Mais ainda e por óbvio na disputa capitalista: os operadores de embarcações offshore e de apoio e manutenção destas preferem que mais projetos surjam, porque só assim, poderão ter opções para barganhar preços e condições. Sem acordo com estes operadores e com as petrolíferas as chances dos projetos irem adiante, está muito para além das intenções e mesmo das licenças ambientais. A conferir!

PS.: 1- Se desejar saber outras questões sobre o assunto clique aqui e leia comentários do blog feitos no dia 27 de setembro de 2013 sobre projeto do Porto Canaã, no município de São Francisco do Itabapoana, ao norte do Estado do Rio de Janeiro, quando informamos (veja aqui) sobre o processo de licenciamento do mesmo junto ao Inea.

PS.2: Abaixo infográfico do projeto do porto de São Mateus publicado pelo Valor Online.


Um comentário:

Alexandre disse...

Belo artigo, e este é um ótimo blog, parabéns!