O blog recebeu por email reclamação de um funcionário da Unidade de Construção Naval (UCN) da OSX que está agora em ritmo lento de implantação:
"Prezado Roberto ,
Evidentemente de forma anônima, mando-lhe a ultima informação da OSX endereçada aos seus funcionários. A empresa, com o comunicado a seguir, está quebrando com os funcionários contrato de atratividade, uma das formas utilizada pela OSX para atraí-los para a longidão do Açu em 2011 quando não havia estrutura mínima para recebê-los. Desta feita, está cortando ajuda de custo para o pagamento de aluguel, abono permanência, pagamento de escola para os filhos etc. Este contrato findaria somente no final do próximo ano e está sendo quebrado unilateralmente pela empresa. É importante comentar que isto atinge funcionários de todos os níveis, dos administrativos até a alta gestão. Funcionários estão estudando como entrarão com ação coletiva contra a empresa, inclusive apensando ao processo de recuperação judicial. Denúncia formal ao Ministério Público do Trabalho será feita na próxima semana.
O Sr. Eike, infelizmente cercou-se de Banqueiros, que como perfil habitual, não têm nenhuma preocupação com o ser humano, movem-se apenas tomando como base planilhas Excel. O mais interessante é que a Angra Partners, quem vem gerindo a empresa, ganha uma enormidade de dinheiro para tal e, como tem o controle do caixa da empresa, prioriza seus próprios pagamentos em detrimento aos empregados da empresa.
Por fim, a Angra Partners pretendia fazer valer esta mudança já a partir do pagamento de salário do dia 21 próximo, mas diante de um possível motim, flexibilizaram para janeiro.
Conto com seu sigilo sobre a fonte desta notícia."
Prezado Colaborador,
Em face da modificação na situação econômico-financeira da Companhia, com o consequente ingresso em processo de Recuperação Judicial, se faz necessária a reformulação do seu Plano de Negócios e consequentemente a reestruturação interna das Políticas de Recursos Humanos visando equilibrar e ajustar os custos ao atual cenário.
Assim, conforme comunicado de setembro de 2013, reiteramos que o Sistema de Gestão da OSX não está mais vinculado à pirâmide de normativos do Grupo EBX. Sendo assim, a Companhia continua revisando seus normativos e em decorrência disso, informamos que a Política que dispõe sobre o Pacote de atratividade e retenção de talentos para o Complexo do Açu foi cancelada e não terá mais efeito, para todos os fins, a partir de janeiro de 2014.
Certos de sua compreensão e colaboração, pedimos desculpas pelos transtornos.
Atenciosamente,
Recursos Humanos."
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário