Pesquisadores da Rússia desenvolveram uma técnica para extração de petróleo e gás por meio de raios laser. Segundo os cientistas envolvidos na criação do novo método, será possível extrair praticamente 100% do óleo localizado em estratos, ao contrário dos 30% a 40% retirados de forma convencional.
Depois de ser experimentado em laboratório, o método será testado nas jazidas para avaliar sua viabilidade técnica. O dirigente do departamento de energia do Instituto de Energia e Finanças da Rússia, Alexei Gromov, disse que a nova tecnologia será de extrema importância para contornar os problemas relacionados com o coeficiente de recuperação de petróleo.
“Na Rússia, esse fator [de recuperação de petróleo] não ultrapassa 30-31%, enquanto no mundo atinge os 40%. Nesse contexto, quaisquer inovações tecnológicas que permitam aumentar a produção são muito úteis”, avaliou.
Fonte: PetroNotícias.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Será que essa tecnologia a laser irar acabar com a fabricação e manutenção das arvores de natal molhada?
Será que teremos plataformas não habitadas no futuro? Essa tecnologia já existe no mar do Norte na Noroega tecnologia dominada pela GE.
Postar um comentário